Alcoolímetros
- Universal: Sim
- Características: portátil, com lanterna, com mosquetão
- Cor: preto
- Material da caixa: Plástico
- Conectores / Tomadas: 6.35mm(jack)
- Número do artigo: 9083
- O nosso Preço: 31,99 €
- Marca: START
- O número EAN: 8000866090834
- Condição: Completamente novo
Preço (23% de IVA incl.)
Vendido por AUTODOC
Alcoolímetros: artigos úteis no blogue da AUTODOC
Bafômetro: o que precisa de saber
Os alcoolímetros são utilizados para determinar a concentração de vapor de álcool no ar exalado por uma pessoa. Os mesmos são utilizados pela polícia de trânsito para determinar o estado de intoxicação alcoólica. Também podem ser utilizados por proprietários de automóveis para autodiagnóstico e por empresas da área da logística para controlar a sobriedade dos seus funcionários.
Modo de funcionamento
A pessoa a ser testada sopra para um buraco no corpo do dispositivo ou para um bocal especial. O ar exalado atinge o sensor que converte o vapor de álcool em sinais elétricos. As leituras são exibidas no ecrã LCD e dependem da concentração de álcool.
Tipos de alcoolímetros disponíveis
Segundo o objetivo e desempenho:
- Profissional. Estes são adequados para até 300 testes por dia com um erro de 0,01 ppm e são utilizados pela polícia de trânsito e empresas de transporte.
- Especial. Estes destinam-se a várias dezenas de medições por dia. Os mesmos são altamente precisos e podem ser certificados para utilização médica.
- Pessoal. Estes têm uma baixa precisão e são normalmente utilizados para autodiagnóstico.
Segundo o princípio de ingestão do material:
- Sem um bocal. O ar é exalado para um orifício no corpo do dispositivo. Estes apresentam um preço acessível, tamanho pequeno e têm um elevado grau de erro.
- Com um bocal. O ar nestes dispositivos é fornecido diretamente para o sensor. Estes são equipados com bocais descartáveis.
- Universal. Estes permitem a realização do teste utilizando tanto os métodos de contacto como os sem contacto.
- Com função de amostragem forçada. Estes permitem a recolha de amostras de uma pessoa inconsciente.
Segundo o tipo de sensor:
- Semicondutor. Os dados obtidos são convertidos durante a combustão de moléculas de álcool na superfície aquecida do sensor. Estes têm uma baixa precisão e requerem ajustes frequentes.
- Eletroquímico. Quando o etanol atinge o catalisador, ocorre uma reação redox que começa com a libertação de eletrões livres. Estas alterações são medidas e convertidas em leituras do teor alcoólico. As mesmas são duráveis, precisas e resistentes às mudanças de temperatura. Requerem uma calibração uma vez por ano.
- Fotométrico. Os dados obtidos dependem do grau de absorção da radiação infravermelha pelo vapor de álcool. Estes são os mais caros e não perdem a sensibilidade.
Recomendações para a utilização de alcoolímetros
- Se o seu dispositivo dispor de um bocal, use uma nova ponta para cada medição.
- Espere pelo menos meia hora depois de beber bebidas alcoólicas antes de efetuar as medições.
- Não utilize o dispositivo em salas saturadas com vapores de gasolina ou acetona e outras substâncias semelhantes, uma vez que isto pode afetar as leituras.
- Mantenha o seu alcoolímetro afastado dos elementos de aquecimento.
AUTODOC: compras online nunca foram mais fáceis
A nossa loja online oferece alcoolímetros a um preço acessível.