1.000.000 peças de automóvel - encontre uma peça de reposição adequada para o seu carro Exemplo

0 Produto
#
O seu carrinho está vazio
0,00 €

Fluido da direção assistida: como escolher e mudá-lo

Subscrever
AS NOSSAS NEWSLETTERS

Para obter as nossas últimas notícias e dicas, insira o seu e-mail:

O tempo de vida útil da direção assistida deve ser o da totalidade do tempo de vida útil de um carro, mas apenas no caso em que o sistema não tem fugas do fluido de funcionamento. A utilização de óleos de qualidade inferior ou a sua substituição fora do tempo são as causas mais comuns da danificação da direção assistida. Leia o nosso artigo para saber como evitar erros quando escolhe e substitui o fluido hidráulico.

Causas de deterioração do fluido hidráulico na direção assistida

As cargas intensas na direção assistida e as quedas de pressão agudas no sistema levam a uma deterioração prematura da qualidade do óleo. Os nossos especialistas identificam quatro causas principais para a deterioração do óleo:

  • sobreaquecimento;
  • utilização demasiado intensiva da direção assistida (estilo de condução agressivo);
  • danos de integridade no sistema;
  • fluido que não cumpre com os requisitos técnicos do carro.

Nos carros modernos são usadas válvulas de derivação de proteção para proteger os componentes do sistema de hipotéticos danos.

Quando deve alterar o fluido na direção assistida

A maioria dos fabricantes de automóveis, incluindo a Mitsubishi, Volkswagen, Ford, recomenda que mude o fluido uma vez a cada 1 a 2 anos ou a cada 100 000 quilómetros. Os seguintes sinais podem indicar a necessidade de efetuar uma substituição de óleo não planeada:

  • mudança de cor, escurecimento do óleo;
  • surgimento de um cheiro a queimado;
  • aumento da resistência da direção assistida;
  • sons anormais quando vira a direção assistida;
  • fuga de fluido.

Também necessita alterar o fluido se tiver sido desempenhada uma reparação da bomba ou de qualquer outro componente da direção assistida. A utilização de um óleo que perdeu as suas propriedades originais, ou que seja inadequado, pode danificar a bomba ou bobinas e levar a um desgaste prematuro dos elementos de vedação. Em alguns veículos, tais como o Toyota Corolla, Subaru Impreza, e praticamente todos os veículos Volkswagen, não é possível substituir os elementos de vedação. Se eles se desgastarem terá de instalar um novo sistema de direção assistida.

Como escolher um fluido para a direção assistida

Há vários tipos principais de fluidos:
1. Mineral. Eles incluem frações de petróleo refinado e aditivos para melhorarem as propriedades de performance do óleo. A principal vantagem dos fluidos minerais, para além do preço, é que eles não têm um impacto agressivo nos elementos de borracha. Contudo, eles têm um tempo de vida útil curto e são propensos ao aumento da formação de espuma.

2. Semissintético. A sua composição inclui quer substâncias minerais como sintéticas. As suas vantagens são um baixo grau de viscosidade, resistência à formação de espuma e boa lubricidade. Contudo, os fluidos semissintéticos têm um impacto destrutivo nos elementos de borracha da direção assistida.

3. Sintéticos. A sua composição inclui principalmente álcoois polihídricos, poliésteres e uma pequena quantidade de frações de petróleo particularmente refinadas. A fim de reduzir o impacto destrutivo nos selos de borracha, são misturados aditivos especiais na composição dos óleos sintéticos. Os fluidos sintéticos são mais caros, mas têm excelentes características de performance: resistência à formação de espuma, baixa viscosidade, capacidade de trabalho a temperaturas extremas e o tempo de vida útil mais longo.

O fluido da direção assistida habitualmente tem informação na embalagem sobre as normas que cumpre e em que marcas de carro pode ser usado.

Os fluidos hidráulicos variam, não só na composição e características de performance, mas também na cor. As mais comuns são as seguintes:

1. Vermelha. Eles são produzidos pelas normas do grupo automóvel General Motors e são conhecidos como Dexron. Eles são fabricados quer no consórcio como por terceiros sob licença. Estes fluidos são utilizados no Toyota, Nissan, Hyundai, Kia, Mazda e nos carros da General Motors.

2. Amarela. Eles destinam-se principalmente à marca de veículos Mercedes-Benz. Eles são desenvolvidos pelo consórcio Daimler, mas também são produzidos por outros fabricantes sob licença.

3. Verde. Eles são produzidos pela empresa alemã Pentosin. São ativamente usados nos carros Volkswagen , Ford, Bentley, BMW, Volvo, bem como nos veículos do Grupo Daimler AG.

Contudo, é um erro escolher o óleo para a direção assistida tendo em consideração apenas a cor. A correspondência da cor nem sempre indica a identidade da composição. Por exemplo, os fluidos Dexron podem ser minerais ou sintéticos, embora eles tenham a mesma cor. É vivamente proibido que misture fluidos minerais, sintéticos e semissintéticos uns com os outros.

Substituição do fluido da direção assistida efetuada por si

Todas as pessoas podem substituir o fluido da direção assistida elas mesmas. Este processo é simples e demora cerca de 30 minutos. Para o procedimento irá necessitar de uma grande seringa, um recipiente para drenar o fluido antigo e luvas protetoras.

Mantenha a seguinte sequência de passos:

  1. Erga a frente do carro usando um macaco-hidráulico e segure-a.
  2. Usando a seringa, retire o líquido antigo do tanque.
  3. Desconecte a mangueira do fluxo de retorno e coloque-a num recipiente preparado de antemão. Drene o óleo.
  4. Coloque um novo fluido no sistema.
  5. Vire o guiador até ele parar algumas vezes.
  6. Quando drena o fluido antigo coloque o novo até à marca localizada na superfície do tanque do fluido da direção assistida ou até à marca da vareta fixada na tampa do tanque. Encha com óleo até o novo fluido fluir para fora da mangueira.
  7. Coloque a mangueira na sua respetiva posição, ligue o motor e vire o guiador para ambos os lados.
  8. Uma vez mais, encha o fluido até à marca.

Conclusão

Compre apenas óleo de elevada qualidade, tenha sempre em consideração os requisitos técnicos do seu carro, não negligencie as recomendações para a mudança de óleo. O estilo de condução tranquilo, a substituição atempada do fluído e o cumprimento com as regras da sua seleção garantem um funcionamento longo e de confiança da direção assistida.

Compre online com desconto em ofertas especiais e promoções - TecDoc Inside

Os dados aqui apresentados, em particular a base de dados completa, não podem ser copiados. É igualmente proibido duplicar ou divulgar os dados ou a base de dados completa e/ou incumbir terceiros de exercer tais atividades, sem o consentimento prévio da TecDoc. Qualquer violação representa uma infração aos direitos de autor e será alvo de ação judicial.

Atendimento ao Cliente Internacional

Atendimento ao Cliente para Portugal[email protected]Auto-doc.pt - Linha direta e serviço de apoio ao cliente

© 2019 www.auto-doc.pt: AUTODOC Loja online

O novo site simplificado vai tornar mais fácil para si encontrar a peça certa. Procurar por peças de reposição.

Tipo de pedido Exemplo
Peças para Carros Discos de Travão
Peças para Carros + Fabricante de autopeças Filtro de Óleo RIDEX
Peças para Carros + Marca do automóvel Vela de Ignição FERRARI
Peças para Carros + Número de artigo Escovas Limpa Vidros 298W0064
Número de artigo 26500
Número de artigo + Fabricante de autopeças 298W0043 RIDEX
OEN 93195941
OEN + Fabricante de autopeças 1J6955425C KAMOKA
loader Por favor, aguarde...