Plus
Teste a conta premium
0   Produto
#
0,00 €
O seu carrinho está vazio
vista
Fabricantes
500 Produto

As proteções de roda são maioritariamente utilizadas para melhorar o visual do veículo. Além disso, muitos acessórios providenciam proteção de poeira, sujidade, areia e outras partículas abrasivas, o que tem um efeito positivo na vida útil das peças de travagem. Adicionalmente, estes acessórios diminuem o risco de deformação do disco por colisão lateral ao absorverem eles o impacto.

Tipos de proteções de roda

Por aplicabilidade:

  • Para um modelo de carro específico. Seguem frequentemente o design dos discos originais e são decoradas com o logo da marca automóvel. São fiáveis e atrativas, mas os seus preços são bastante elevados.
  • Universais. São compatíveis com diversos veículos e são selecionadas pelo raio. São mais baratas que o primeiro tipo e são frequentemente apresentadas por uma gama ampla em catálogos.

Por características de construção:

  • Tipo aberto. Têm entradas de ar maiores, o que as ajuda a providenciar uma boa circulação de ar. Protegem pouco dos problemas do conjunto da roda e não protegem de sujidade e poeira. Adicionalmente, são difíceis de limpar.
  • Tipo fechado. Estes são acessórios automotivos com entradas de ar pequenas ou sem entradas. Protegem as peças do sistema de travagem, escondem manchas de corrosão ou danos mecânicos. Contudo, limitam o fluxo de ar que refrigera o sistema, o que pode causar o desgaste prematuro das peças do travão.

As proteções de roda também diferem uma da outra pela forma. Podem ter uma superfície externa curvada ou lisa. Os acessórios lisos encaixam na perfeição, sendo difícil danificá-los porque quase não são salientes. As proteções curvas são menos práticas, mas têm um visual mais apresentável.

São utilizados diversos materiais na produção dos acessórios:

  • Plástico. Leve, acessível, não sofre corrosão. Os acessórios feitos de plásticos flexíveis podem restaurar a sua forma após impacto mecânico.
  • Metálicas. Os acessórios metálicos são altamente duráveis e pesam bastante. Não protegem da corrosão em condições de humidade elevada.
  • Tipos específicos de borracha. Estes são materiais flexíveis, leves, elásticos que são usados numa ampla faixa de temperatura.

Os acessórios podem ser fixados a trincos de molas ou parafusos de cubo. O primeiro tipo de fixação permite montagem e desmontagem fácil, o segundo é mais difícil de ligar e retirar, mas é mais fiável.

Dicas de utilização de proteções de roda

  1. Utilize apenas os acessórios cujas dimensões e outras características sejam compatíveis. Os fixadores e furos tecnológicos devem combinar com as peças standard.
  2. Antes de montar proteções de roda certifique-se que não estão deformadas e não têm danos significativos. Verifique a rigidez dos modelos com trava: quanto mais elevada, mais fiável será a ligação.
  3. Limpe os acessórios com esponja e solução de sabão dos lados internos e externos. Adicionalmente, por regra, não é possível a lavagem automática do carro.

AUTODOC: compras online convenientes

Quer comprar acessórios com condições vantajosas? Inscreva-se na loja online AUTODOC. Todos os produtos são bastante acessíveis e existem promoções para alguns que permitem poupar dinheiro. Faça uma encomenda online no nosso Website ou através da App para comprar proteções de roda com preço acessível.

loader Por favor, aguarde...