0   Produto
#
0,00 €
O seu carrinho está vazio

Causas na falha do arranque do motor

Subscrever
AS NOSSAS NEWSLETTERS

Para obter as nossas últimas notícias e dicas, insira o seu e-mail:

É realmente frustrante quando tenta ligar o seu carro e o mesmo não corresponde. Parece que acontece sempre nos piores momentos. Então, quais são as razões mais comuns para que o seu carro não arranque e quais as possíveis soluções?

Porque é que o carro não arranca? As causas principais

Existem três componentes principais que são necessários para o motor: ar, combustível e velas. Sem os mesmos, não se dá a ignição.

A causa mais comum é a bateria descarregada. A maioria dos automóveis não estão equipados com um controlo eletrónico dos faróis que ligue os faróis automaticamente ao rodar a chave na ignição. Deixar as luzes acesas durante a noite, irá com certeza descarregar a bateria por completo.

Se tem a certeza que desligou as luzes, no entanto nada acontece ao virar a chave na ignição, verifique os terminais da bateria. Caso estejam enferrujados, poderá ter conexões com folga ou nenhuma conexão.

O próximo passo consiste em verificar se consegue ligar os faróis, o rádio ou as escovas do limpa-para-brisas. Se estes ligarem, o problema não estará na bateria, e poderá ser que o interruptor da ignição esteja avariado.

A bobina e as velas de ignição também poderão estar na origem do problema, especialmente se o seu carro for um pouco mais antigo. Se consegue ver depósitos de cinza nas velas de ignição, será essa a razão dos males.

Se não for um dos componentes do sistema de ignição, poderá ser que o motor de arranque esteja avariado. Trata-se de um motor pequeno que extrai corrente eléctrica da bateria para ligar o motor. O sintoma assemelha-se a um som de clique quando tenta ligar o seu veículo.

Poderá não parecer a pergunta mais pertinente, mas costuma verificar o seu tanque de combustível? Cada vez mais pessoas vivem sob o stresse constante e têm muito em que pensar, acabando por esquecer por completo de pôr combustível no carro. Acontece muito mais frequentemente do que pensa.

Se o seu depósito de combustível está cheio, o problema poderá advir da bomba de combustível. Caso não funcione corretamente, o fornecimento de combustível ou a pressão nas ligações é insuficiente. Contudo, um baixo fornecimento de combustível poderá advir do facto de as mangueiras estarem gastas, rasgadas ou os filtros estarem entupidos. Caso tenha notado que o seu carro começa aos solavancos em altas velocidades, perde força repentinamente ou um aumento no consumo de combustível, deve deixar verificar o sistema de combustível.

Uma tampa do distribuidor danificada ou partida pode vir a ser um problema num dia chuvoso ou depois de lavar o carro. A humidade que entra através das fissuras, levará a problemas no motor.

O que devo fazer se o meu carro não arrancar : possíveis soluções

Se tentar ligar o seu carro e o mesmo não corresponder, não entre em pânico. Mantenha a calma e verifique o nível combustível. Se o depósito estiver vazio, encha-o.

Tente ligar os faróis, e caso estes não liguem, a sua bateria poderá estar descarregada. Tente fazer pegar o seu carro através da ligação a uma bateria de outro carro. Também poderá ser uma boa ideia verificar os terminais da bateria. Caso estejam enferrujados ou sujos, limpe-os com uma ferramenta isolada. Poderá ser necessário apertar o parafuso, para que as conexões fiquem mais firmes.

Se conseguir ligar os faróis, e no entanto não conseguir ligar o carro, poderá ser devido a uma avaria no interruptor de ignição. Isso pode ser verificado de forma muito fácil, verificando o painel de instrumentos. Se consegue ouvir o seu motor estalar, sem que as luzes do seu painel de instrumentos acendam, o mais provável é que se trate de uma falha no interruptor de ignição. Como solução temporária é possível fazer pegar o seu automóvel através da ligação a uma bateria de outro carro, no entanto terá que trocar a bateria mais cedo ou mais tarde. Se as bobina e velas de ignição estiverem avariadas também terão de ser substituídas. Irá precisar de um multímetro para verificar se a sua bobina de ignição ainda funciona correctamente. Uma inspeção visual é o suficiente para ver se as suas velas de ignição são a origem do problema,sendo que estas poderão ter vestígios de depósitos de cinza.

Um sintoma de um motor de arranque avariado é um estalido que se ouve ao tentar ligar o motor. Um motor de arranque compromete muitos componentes diferentes, mas a falha mais comum é o solenóide. As buchas e os rolamentos também poderão avariar. Não é possível substituir apenas o componente defeituoso, por isso irá precisar de uma unidade nova. Contudo, o problema poderá não ser do motor de arranque. Verifique se alguma conexão para e da unidade está solta. Sempre que assim seja, será necessário substituí la.

Infelizmente, não existe nenhuma forma de verificar se a bomba ou as ligações de combustível estão a funcionar correctamente, sem usar um equipamento especial. Pode ir a uma oficina para deixar verificar a pressão das rampas de alimentação do combustível. Se estiver baixa, a bomba de combustível tem der ser substituída. A pressão baixa das rampas de alimentação do combustível também pode ser originar um filtro entupido. Deve ser trocado a cada 15 000 a 20 000 quilómetros. Caso não o tenha substituído há muito tempo, considere trocá-lo.

Se o problema apenas acontece quando está a chover, o mais provável é que a tampa do distribuidor tenha fissuras. Se assim for, remova a tampa e verifique se está húmido. Se tiver humidade em baixo do mesmo, limpe-o com um pano limpo. Compre uma embalagem de diluente de aerossol mecânico e despeje ou borrife a parte de cima da tampa. Troque a tampa e depois despeje o diluente. Nunca use combustível para este propósito, uma vez que poderá fazer explodir o seu motor. Limpe os resíduos do aerossol mecânico com um pano limpo sem pelos. Volte a colocá-lo no seu lugar.

Se o seu motor não pegar, não entre em pânico. Talvez as coisas não estejam tão más quanto pareçam. Infelizmente, os problemas relacionados com o motor muitas vezes são mais difíceis ou impossíveis de diagnosticar e reparar por si mesmo. Para jogar pelo seguro, dirija-se a uma oficina ou ao serviço de assistência automóvel.

loader Por favor, aguarde...

2.500.000 peças de automóvel - encontre uma peça de reposição adequada para o seu carro.
Procurar por peças de reposição:

Tipo de pedido Exemplo
Peças para Carros Barra / escora, barra estabilizadora
Peças para Carros + Fabricante de autopeças Barra / escora, barra estabilizadora NK
Peças para Carros + Marca do automóvel Barra / escora, barra estabilizadora BMW
Peças para Carros + Número de artigo Barra / escora, barra estabilizadora 576.370.100
Número de artigo 258-135
Número de artigo + Fabricante de autopeças 02.67.047 NK
OEN 13532242711
OEN + Fabricante de autopeças 7700663363 NK