Iluminação autopeças

Iluminação suplementar
Farol auxiliar autopeças para Top marcas de carro
Top 10 dos melhores vendedores da seção Iluminação
Luzes auxiliares peças auto - todas as informações importantes sobre o método de funcionamento, montagem, diagnósticos e vida útil
O sistema de iluminação inclui luzes, lâmpadas e os seus componentes. Estes iluminam a área à frente do carro e o interior do habitáculo à noite ou em mau tempo, e atuam como avisos e sinais, por exemplo ao indicar a dimensão do veículo a outros condutores ou a avisá-los da intenção de virar ou mudar de faixa.
Design de uma sistema de iluminação
Os elementos de iluminação principais são:
- Luzes (lâmpadas). Estas consistem numa carcaça, num refletor e num difusor. Também existem cavidades para fixar e alimentar fontes luminosas, lâmpadas. Alguns tipos de produtos têm uma tela específica para forma um feixe luminoso e uma lente para assegurar a sua difusão. As cavidades estão ligadas aos contactos, que são utilizados para alimentar uma lâmpada. Também existem tampões na parte traseira da carcaça de uma lâmpada, que assegura o acesso aos componentes internos da lâmpada, sendo instaladas juntas para vedar a articulação entre os faróis e a carroçaria. Algumas lentes de farol têm um design sólido, sendo substituídas em conjunto com as fontes luminosas. As luzes do interior não têm refletores.
- Interruptores. Estes são utilizados para ligar a respectiva estrutura luminosa e permitem a seleção do seu modo de operação.
- Interruptores finais. Efetuam a mesma função dos interruptores com a única diferença de os equipamentos serem ligados automaticamente quando verificadas algumas situações. Estes interruptores são montados no pedal do travão e na alavanca da embraiagem para assegurar a ativação automática do travão e das luzes de marcha atrás, respetivamente.
- Cablagem elétrica. É utilizada para fornecer voltagem da rede de bordo às fontes de iluminação.
- Relés. Estes são um elemento importante do circuito elétrico. Os mesmos são responsáveis pelo fornecimento de voltagem a certas peças do equipamento.
- Fusíveis. Estes protegem o circuito e o equipamento elétrico de picos de voltagem.
- Ajustadores. Podem ser manuais ou automáticos. Ajustam a direção e as áreas iluminadas pelos faróis tendo em consideração a carga do veículo.
Dicas de manutenção
- Utilize apenas os tipos de lâmpadas recomendadas pelo fabricante do carro. Componentes demasiado potentes vão destruir as peças internas da iluminação.
- Certifique-se de que todos os conectores estão bem ligados e de que a lâmpada encaixa bem no casquilho. Os componentes podem queimar, devido a um mau contacto.
- Não limpe as lâmpadas com um pano seco, uma vez que é fácil riscá-las. Retire sempre a sujidade com um pano sem fios, embebido em água e um produto de limpeza para automóvel.
- Aperte ocasionalmente as fixações para reduzir os efeitos da vibração.
- Se conduzir frequentemente fora da estrada, aplique uma película protetora específica nos faróis e difusores de luz.
- Ajuste os faróis após a instalação de pneus ou rodas de diâmetro diferente. Os faróis têm parafusos de ajuste específico para esta finalidade.
- De vez em quando, pula os faróis para tornar o difusor novamente desobstruído. É melhor ser feito numa oficina.
Indicações de avaria
Um sinal óbvio de avaria da iluminação é a ausência de resposta do equipamento ao ligar. E se apenas não funcionar uma lâmpada, é provável que esta seja o problema. Se várias lâmpadas não funcionarem simultaneamente, deve verificar o interruptor ou o fusível. Lâmpadas a piscar, intermitência ao passar por um obstáculo indicam um mau contacto no casquilho ou uma ligação mal fixada. O embaciamento das lâmpadas pode indicar que as suas ventilações estão entupidas ou que já não estão seladas. A luz fraca é frequentemente um sinal de que o refletor está a falhar ou que existem arranhões e marcas de fricção no difusor.
Causas de avaria
As avarias no sistema elétrico, como contactos de casquilho queimados, falha do relé ou fusível, costumam estar associadas a mudanças de voltagem no circuito elétrico. Contudo, por sua vez, um pico de voltagem pode ser causado por um alternador avariado, por exemplo, ou por uma tentativa de arrancar o carro com uma bateria de outro veículo com o seu motor a funcionar. Ocorrem muitas avarias, devido a um impacto forte causado por uma colisão.
Auto-doc.pt: apenas peças para automóveis de elevada qualidade
Poderá comprar elementos de iluminação a um preço reduzido na nossa loja online. Para descobrir mais sobre as mesmas, por favor contacte os nossos especialistas.
Porque me aconselharam e disseram que é rápida a entrega