0   Produto
#
0,00 €
O seu carrinho está vazio

5w30 ou 5w40: qual é o óleo de motor melhor para usar no inverno

Subscrever
AS NOSSAS NEWSLETTERS

Para obter as nossas últimas notícias e dicas, insira o seu e-mail:

O desempenho do sistema de lubrificação afeta diretamente a vida de funcionamento do motor. É por isso que muitos condutores perguntam qual a viscosidade do óleo que seria preferível para garantir a totalmente proteção confiável do motor antes do inverno. Aqui revemos as propriedades dos dois tipos mais populares de óleo: 5w30 e 5w40, para descobrir qual deles é o melhor para o uso na estação do tempo frio.

O que significa a marcação

Mesmo com geada intensa, os óleos destinados ao uso de inverno devem manter a fluidez suficiente para a lubrificação do motor arrefecido. Então os dígitos antes da letra W indicam a temperatura em que a bomba de óleo pode operar perfeitamente, e a cambota pode ser ativada com um torque suficiente para ligar o motor. A letra W aponta para o facto de que o lubrificante pode ser usado na estação fria. Os dígitos após o mesmo mostram as características de alta temperatura, em que são definidos os limites superiores e inferiores da viscosidade cinemática a 100°C, bem como a viscosidade dinâmica, à taxa de 150°C e cisalhamento de 106 s−1.

Os fabricantes usam vários aditivos para óleos a fim de criar produtos universais com uma ampla faixa de temperatura. Estes aditivos, diminuem a dependência da viscosidade na temperatura, mas podem afetar outras propriedades do lubrificante.

Características dos óleos 5w30 e 5w40

As características de baixa temperatura destes lubrificantes são as mesmas. Ambos os produtos mantêm a viscosidade ideal para ligar o motor a -30°C e a fluidez – a -35°C. Mas diferem nas suas características de alta temperatura. A viscosidade cinemática do 5w30 varia no intervalo de 9.3–12.5 mm2/s; a viscosidade dinâmica é de 2.9 mPas. Para o 5w40, esses valores são de: 12.5–16.3 mm2/s e de 3.5 mPas, respetivamente.

Cada um destes produtos tem as suas próprias vantagens e desvantagens. Por exemplo, o lubrificante 5w40 cria uma película de óleo mais grossa e mais forte, sela excelentemente os intervalos, destina-se a cargas significativas, é por isso que muitas vezes é usado em automóveis desportivos com potência de alto desempenho. Mas devido à alta resistência do arranque pode afetar a dinâmica do motor. Além disso, quanto mais ampla a faixa de temperatura do lubrificante for menor é a sua vida útil.

Ao mesmo tempo, o lubrificante 5w30 tem uma maior capacidade de bombeamento através do sistema de lubrificação. Isso limpa as peças do motor de forma mais eficaz, contribuindo para a sua refrigeração e economia de combustível. Mas se os intervalos nos pares de atrito aumentarem, podem ocorrer vazamentos quando for utilizado esse óleo.

3 principais dicas para a escolha

  1. Se usar o seu veículo em condições citadinas, ficar frequentemente preso em engarrafamentos, conduzir a alta velocidade, e seu automóvel for antigo, compre o óleo com a viscosidade de 5w40. Mas se preferir uma condução calma e serem importantes para si a economia de combustível e o ser amigo do ambiente – escolha um produto com a marca 5w30.
  2. Além da viscosidade, os seguintes parâmetros devem ser tidos em conta aquando da escolha do lubrificante:
    • Composição à base de óleo. Para alguns motores, são apenas adequados os óleos sintéticos e para os outros - somente os minerais.
    • A classificação API e ACEA. Até mesmo os produtos com o mesmo grau de viscosidade SAE podem diferir na quantidade de aditivos, no teor de cinzas e outros parâmetros. Todas estas diferenças são tidas em consideração nestes sistemas de classificação.
  3. A importância de substituir o óleo 5w30 pelo 5w40 e vice-versa só é possível quando é permitido pelo fabricante do veículo. Caso contrário, o motor pode avariar-se prematuramente.

Por que a aprovação de óleo do motor pelo fabricante do automóvel é tão importante

Na verdade, a viscosidade do óleo é um parâmetro bastante relativo. Durante o funcionamento do motor, a sua temperatura está em constante mutação. Assim, a viscosidade do lubrificante e a espessura da película de óleo vão aumentando ou diminuindo. Ao projetar um motor, os fabricantes precisamente de calcular a dinâmica das características do óleo do motor, escolher o produto adequado em correspondência com os requisitos de todos os modos de funcionamento do motor.

Por exemplo, no arranque do motor a espessura da película de óleo é muito maior do que a temperatura de funcionamento que o motor atinge. Devido a isso, o atrito entre o contacto das peças aumenta. Isso promove um aquecimento mais rápido do motor. Quando a temperatura aumenta, a viscosidade do óleo diminui, assim a força de atrito e a carga no motor diminuem também.

Se a viscosidade do óleo exceder o valor especificado pelo fabricante, o motor irá sofrer cargas excessivas durante o arranque. É especialmente perigoso o aumento acentuado das rpm, quando a taxa de cisalhamento aumenta acentuadamente, mas a viscosidade não corresponde à temperatura atual, o que pode levar ao sobreaquecimento do motor. Além disso, devido ao sobreaquecimento constante, o lubrificante oxida mais rapidamente.

A viscosidade mais baixa é não menos perigosa. Os pares de fricção desgastam-se significativamente mais rapidamente devido à película do óleo insuficientemente durável. E em altas rotações por minuto, a deficiência do óleo pode ainda causar a prisão de motor. Enquanto o lubrificante em si irá ter uma combustão mais rápida.

Conclusão

Os lubrificantes devem sempre ser selecionados de acordo com recomendações técnicas do fabricante do automóvel. Se este permite a utilização de óleos de diferentes viscosidades, então dê preferência ao produto que melhor corresponde às condições de funcionamento do veículo, bem como à condição das suas montagens e unidades. Além disso, considerar a viscosidade por si só não é suficiente: a composição à base do óleo e da sua classe/categoria API e ACEA também são importantes. Escolha sem pressa o óleo, compre na AUTODOC, e o seu motor de automóvel será protegido de forma confiável durante a estação fria.

loader Por favor, aguarde...