TDI
TDI (Turbocharged Direct Injection) é o nome dos motores a diesel desenvolvidos pelo grupo Volkswagen, com turbocompressor e um sistema de injeção direta do combustível no cilindro. Os motores destacam-se pela boa economia de combustível e elevada eficiência. Os motores TDI são utilizados em veículos de marcas como Volkswagen, Audi, Škoda, Seat, Porsche.
O motor TDI foi apresentado pela primeira vez em 1989, instalado no Audi 100 C3. A primeira geração de motores TDI estava equipada com uma bomba de injeção de combustível da Bosch controlada eletronicamente. O primeiro motor tinha 5 cilindros em linha e um volume de 2,5 litros. A sua potência era de 120 cavalos e o binário máximo era de 265 Nm.
A segunda geração de motores TDI foi apresentada em 1998. A característica que distinguia estes motores era a unidade de injeção que substituiu o design comum com injetores e uma bomba de injeção de combustível. No sistema com unidade de injetores, a pressão era ajustada para cada cilindro separadamente, ao contrário do sistema de injeção direta com um único carril. O primeiro motor TDI atualizado foi instalado no Volkswagen Passat B5. O motor tinha um volume de 1,9 litros e 115 cavalos de potência.
A produção da terceira geração de motores TDI começou em 2004. A partir desta geração, os engenheiros utilizaram o sistema Common Rail Direct Injection. Os motores destacavam-se pela elevada eficiência, potência, cordialidade ambiental e economia. Os motores TDI popularizaram-se e têm sido utilizados em diversos modelos de veículo.