Índice
Luzes de nevoeiro: como ligar e quando se podem usar?
As luzes de nevoeiro dianteiras, também denominadas por faróis de nevoeiro, têm geralmente uma forma redonda. As suas dimensões são mais pequenas do que as de faróis de estrada e cruzamento. Tipicamente, os faróis de nevoeiro frontais estão montados nas extremidades do para-choques dianteiro, a sua luz é branca ou amarelada. As luzes de nevoeiro não são obrigatórias.
As luzes de nevoeiro da retaguarda, por seu lado, são dispositivos de sinalização luminosa e estão montadas no para-choques traseiro, emitindo luz vermelha. É comum haver apenas uma destas luzes, está tipicamente montada do lado do condutor.
Vendido por AUTODOC Vendido por AUTODOC Vendido por AUTODOC Vendido por AUTODOC Vendido por AUTODOC
ALKAR Farol de nevoeiro
esquerda, à direita, sem porta-lâmpadas
TYC Farol de nevoeiro
à direita, com porta-lâmpadas
DT Spare Parts Casquilho de lâmpada, farol de nevoeiro
TYC Farol de nevoeiro
esquerda
TYC Farol de nevoeiro
esquerda, à direita, com porta-lâmpadas
Quais são as luzes de nevoeiro?
Estas luzes destinam-se a melhorar a iluminação na zona dianteira e lateral do veículo em caso de nevoeiro ou noutras situações de visibilidade reduzida como chuva intensa, nevões ou poeira. Além disso, assinalam a presença do veículo para outros utentes da estrada. Em alguns modelos automóveis, os faróis de nevoeiro traseiras e dianteiras são também usados para proporcionar uma melhor iluminação lateral ao curvar.
Os feixes de luz destes faróis frontais incidem sobre a estrada num ângulo mais agudo do que os feixes de luz dos restantes faróis de automóveis. Tipicamente estes dispositivos emitem um feixe largo com uma linha de corte bem definida, tendo um alcance de cerca de 25 metros, o qual é menor do que o de luzes de cruzamento.
Com esta configuração do ângulo e da posição das luzes de nevoeiro dianteiras, os fabricantes de automóveis visam reduzir a dispersão de luz em gotículas de água ou noutras partículas refletoras. Assim, procura-se minimizar o risco de encandeamento do condutor em situações que exijam iluminação adicional, proporcionando uma condução mais segura em condições de tempo adversas.
Determinados fabricantes já não montam estes faróis em modelos automóveis mais recentes. Isto deve-se ao facto de a tecnologia de iluminação em faróis principal de carro ter sido melhorada consideravelmente nos últimos anos e ter tornado a função destes faróis redundante em alguns casos. Tornou-se possível, por exemplo, recorrer a faróis dianteiros de LEDs para exercer funções equivalentes às dos faróis de nevoeiro.
Como ligar as luzes de nevoeiro?
Vendido por AUTODOC Vendido por AUTODOC Vendido por AUTODOC Vendido por AUTODOC Vendido por AUTODOC
TYC Farol de nevoeiro
à direita, com porta-lâmpadas
ABAKUS Farol de nevoeiro
à direita, sem porta-lâmpadas, sem lâmpada
DPA Farol de nevoeiro
à direita
HELLA Farol de nevoeiro
amarelo (âmbar), redondo, à direita, esquerda, com lâmpadas
DPA Farol de nevoeiro
à direita
Quando ativado, o símbolo das luzes de nevoeiro brilha geralmente a verde no painel de instrumentos. O pictograma é composto por um semicírculo e três retas paralelas que intersetam obliquamente uma linha ondulada e vertical. O semicírculo encontra-se do lado esquerdo e representa o farol, as retas oblíquas e a linha curva vertical simbolizam os feixes de luz e o nevoeiro respetivamente.
Regra geral, estas luzes têm de ser ligadas manualmente pelo condutor. O interruptor está sinalizado pelo pictograma descrito antes. Pode servir para ligar as luzes de nevoeiro frontais e dispor de um modo que permite ligar as luzes de nevoeiro traseiras.
O interruptor que ativa estes faróis encontra-se tipicamente numa alavanca de comando junto à coluna de direção ou do lado esquerdo, abaixo do painel de instrumentos. Se tiver dúvidas relativamente à sua ativação, consulte o manual do proprietário do veículo.
Quando podem ser utilizadas as luzes de nevoeiro?
Conforme o código da estrada, o uso destes dispositivos luminosos está previsto para situações de trânsito concretas. É permitida a utilização destas luzes em condições meteorológicas ou ambientais que tornem a visibilidade insuficiente, isto é, em caso de nevoeiro, chuva intensa, queda de neve, nuvens de fumo ou pó. O uso indevido destas luzes, isto é, em condições ambientais que não o justifiquem, é proibido e pode ser sancionado com coima de 30 € a 150 €.
Um vídeo útil sobre este assunto:
Como substituir farol de nevoeiro no SEAT LEON 1P1
Principais produtos sobre o assunto: