Índice
Sensor MAP: Sintomas de mau funcionamento e avarias frequentes
O sensor MAP mede dados de pressão do ar importantes para a gestão do funcionamento do motor. Qualquer carro moderno com motor de combustão interna dispõe deste tipo de dispositivo. Basta continuar a ler para descobrir mais sobre o assunto.
O que é o sensor MAP?
O sensor MAP para automóvel serve para medir a pressão do ar, tipicamente numa gama de valores de 0 a 2,5 bares de pressão. É possível distinguir dois tipos de sensores MAP. É comum ambos os tipos disporem de um termómetro integrado.
Vendido por AUTODOC Vendido por AUTODOC Vendido por AUTODOC Vendido por AUTODOC Vendido por AUTODOC
BOSCH Sensor, pressão de sobrealimentação
BOSCH Sensor, pressão de sobrealimentação
BOSCH Sensor, pressão de sobrealimentação
BOSCH Sensor, pressão de sobrealimentação
BOSCH Sensor, pressão de sobrealimentação
O primeiro tipo de sensor é usado para medir a pressão absoluta do ar no coletor de admissão, de facto, o acrónico MAP (Manifold Absolute Pressure) vem do inglês e significa pressão absoluta do coletor de admissão. Em motores a gasolina, sensores de pressão do coletor de admissão estão tipicamente montados na proximidade da borboleta do acelerador. Os valores medidos são combinados com os valores de temperatura do ar, servindo para calcular a massa de ar admitida. Estas informações servem de base para determinar a quantidade de combustível necessária e controlar a posição da corpo de borboleta de admissão. Os dados são, além disso, usados num circuito de controlo em combinação com os valores sobre a concentração de oxigénio nos gases de escape, medidos pela sonda lambda, para assegurar continuamente uma combustão estequiométrica.
O segundo tipo de sensor é usado para medir a pressão de sobrealimentação em motores a gasolina e gasóleo que dispõem de turbocompressor, trata-se, portanto, de sensores de pressão do turbo. Neste caso o dispositivo encontra-se tipicamente no coletor de admissão para carros entre o turbocompressor e o motor, ou próximo do radiador de arrefecimento do ar de sobrealimentação. Com base nas medições de pressão, a centralina afina em tempo real o funcionamento do motor. Pode, por exemplo, ajustar a alimentação e a ignição de combustível, bem como a pressão de sobrealimentação por meio de alteração da posição das pás no caso de turbocompressores de geometria variável.
Como funcionam estes componentes?
Sensores de pressão do ar para automóveis realizam as suas medições segundo dois princípios de medição, nomeadamente o capacitivo e o piezoresistivo. No caso do primeiro princípio de medição trata-se de um chip que integra o sensor em si e a eletrónica de computação. A medição é feita em células de pressão semelhantes a condensadores. Uma variação de pressão do ar provoca uma alteração mensurável da capacidade elétrica da célula. A distância entre as suas superfícies define a sua capacidade elétrica e varia, neste caso, consoante a pressão do ar a que estão sujeitas.
O princípio de medição piezoresistivo é mais comum nesta aplicação. Trata-se de uma célula de pressão cujas resistências piezoresistivas estão dispostas sobre uma membrana. A pressão atmosférica a que esta membrana está sujeita distende estas resistências alterando a sua resistência elétrica, a qual é mensurável.
Pressão de sobrealimentação
Motores que dispõem de turbocompressor são alimentados com ar cuja pressão depende do funcionamento do turbocompressor para carros. A pressão de sobrealimentação corresponde à diferença entre a pressão atmosférica e a pressão no coletor de admissão. O valor da pressão é medido depois do turbo no coletor de admissão. O aumento da massa de ar admitida ao motor permite aumentar a sua potência efetiva. Além disso, isto pode ser vantajoso para reduzir a emissão de gases de escape.
Sensor MAP: sintomas de avaria
Habitualmente, componentes deste tipo não estão sujeitos a um desgaste acentuado. Ainda assim, por vezes as suas membranas ficam sujas por resíduos que aderem a estas e podem ocorrer danos mecânicos e corrosão nos contactos, comprometendo gradualmente a sua função.
Vendido por AUTODOC Vendido por AUTODOC Vendido por AUTODOC Vendido por AUTODOC Vendido por AUTODOC
BOSCH Sensor, pressão de sobrealimentação
BOSCH Sensor, pressão de sobrealimentação
BOSCH Sensor, pressão de sobrealimentação
BOSCH Sensor, pressão de sobrealimentação
BOSCH Sensor, pressão de sobrealimentação
Posto que estes componentes medem dados que permitem à centralina regular o funcionamento do motor, os sintomas de avaria típicos estão geralmente relacionados com o funcionamento do motor. Sintomas típicos são, portanto:
- Despoletar da luz de aviso do motor no painel de instrumentos;
- Gravação de um código de erro no sistema OBD II do automóvel;
- Perda de potência e de desempenho do motor durante acelerações;
- Aumento do consumo de combustível;
- Aumento da emissão de gases de escape;
- Ralenti do motor incerto;
- Falhas de ignição;
- Ativação do programa de emergência.
Verificar e substituir o sensor de pressão do turbo/MAP
Tipicamente, o acesso ao componente envolve a desmontagem de várias outras peças. A desmontagem do dispositivo em si apenas requer uma remoção dos seus elementos de fixação e do conetor elétrico.
A verificação da sua função requer aparelhos de medição e informações concretas sobre as especificações do dispositivo em causa. Normalmente usa-se um osciloscópio para averiguar o sinal do componente e um voltímetro para testar a sua alimentação de eletricidade.
Principais produtos sobre o assunto: