Índice
Como restaurar a intensidade de faróis
Os novos faróis fornecem quase sempre uma luz brilhante. No entanto, ao longo do tempo, muitos condutores notam que estrada à frente é iluminada pior do que antes, os olhos cansam-se mais rapidamente ao conduzir à noite, e a avaliação da situação de trânsito requer atenção considerável. Aqui dizemos por que isso acontece, como corrigir o problema e o que pode piorar.
7 etapas simples para resolver o problema
- Limpeza dos faróis. Os faróis sujos iluminam muito mal a estrada. Quando estão severamente sujos, a visibilidade pode deteriorar-se significativamente. Na verdade, o condutor vê apenas 10% do que está a acontecer na frente do automóvel.
Para lavar os faróis, use um pano macio ou uma esponja. Certifique-se de que estejam limpos: a sujidade e a areia, quando ficam na superfície a ser tratada, age como um abrasivo. Como detergente, use um champô de automóvel.
Podem ser removidos os vestígios de insetos e manchas de betume com produtos de limpeza especiais. Impurezas orgânicas são muito persistentes, então é melhor eliminá-las imediatamente assim que surjam.
A dica de AUTODOC: Nunca limpe as lentes do farol com um pano seco: isso pode causar arranhões na sua superfície.
- Polimento de faróis. Os novos faróis têm um revestimento especial que protege a lente em si de danos mecânicos e raios ultravioleta. Ao longo do tempo, sofre desgaste, microfissuras e arranhões surgem na superfície do farol, a lente fica turva e amarela. Este problema pode ser resolvido usando kits especiais de restauração de faróis para polir as lentes. Geralmente consistem de uma, lixa de vários grãos, roda de polimento e pasta.
O polimento é feito em várias etapas. A carroçaria do automóvel ao redor do agrupamento do farol deve ser coberta com a fita de pintor para não danificar a pintura. Uma ideia ainda melhor é desmontar completamente o farol. Em seguida, deve ser limpo da sujidade e desengordurado. Depois disso, polir a superfície com uma lixa de grão grosso, embebida em água, para uma nebulosidade uniforme. Em seguida, passe-o com uma lixa mais fina e proceda para terminar o polimento. Esta última é realizada melhor com um triturador: isto irá garantir a rapidez e a elevada qualidade.
A dica de AUTODOC: Por favor note que, durante o polimento, a camada protetora aplicada na fábrica é completamente destruída. Terá que repetir o procedimento uma vez por mês. Para um resultado mais duradouro, recomendamos que cubra depois o farol com uma laca automotiva especial.
- Substituição de lâmpadas. Lâmpadas de xenon dissipam-se ao longo do tempo. Quanto às lâmpadas de halogéneo, em caso de incorreta instalação, o depósito queimado é formado na sua superfície. Se notou que a intensidade do farol reduziu, tente lembrar-se da última vez que substituiu as lâmpadas. Geralmente a vida de serviço médio padrão das lâmpadas incandescentes é de 500 horas, de halogénio - 1.500, xénon - 3.000, LED - mais de 10.000 horas.
A dica de AUTODOC: Aquando da substituição das lâmpadas de halogénio, não toque no vidro com as próprias mãos. Pontos gordos na superfície muito rapidamente transformam-se em depósitos de carbono. Para garantir a iluminação uniforme da estrada com lâmpadas xénon, faça a sua substituição aos pares.
- Limpeza dos respiradores. A sua função é deixar o ar entrar e sair do farol para equalizar a pressão interna da atmosfera. Se as válvulas estiverem entupidas, o condensado irá acumular-se no interior do alojamento do farol, o que resultará no embaciamento da lente e na deterioração de visibilidade.
A dica de AUTODOC: Se as luzes ficar embaciadas, é aconselhável verificar o estado dos elementos de selagem e se a parte traseira se encaixa apertadamente no alojamento.
- Restaurar o fornecimento de voltagem. A reparação de baixa qualidade da instalação elétrica do automóvel, terminais corroídos, alternador ou o mau funcionamento da bateria conduz ao facto de que o soquete da lâmpada é alimentado com uma tensão mais baixa. Muitas vezes, este último não é suficiente para garantir a iluminação adequada. Portanto, é necessário substituir os fios velhos e desgastados no seu devido tempo e usar um lubrificante não-condutor para proteger os terminais da exposição externa.
A dica de AUTODOC: Se possível, dar preferência aos fios num invólucro de silicone. Podem suportar melhor a exposição térmica, são resistente aos danos mecânicos, químicos agressivos e a mudanças de temperatura. São caracterizados pela baixa inflamabilidade.
- Pintura do refletor. Com a ajuda de uma tinta especial cromada pode restaurar o brilho do refletor e eliminar o seu embaciamento. Para fazer isso, deve desmontar o farol, lixar o refletor com uma lixa, remover a camada cromada completamente, desengordurar a superfície, aplicar uma primeira demão no plástico e em seguida pulverizar duas camadas de tinta na superfície.
A dica de AUTODOC: Não use tinta para reparar um refletor rachado. Em caso de danos graves, este elemento deve ser substituído imediatamente: não irá durar muito tempo.
- Ajuste do feixe do farol. É recomendável fazê-lo em média uma vez por ano, bem como após cada substituição das lâmpadas, a instalação de novas jantes de rodas ou pneus, qualquer reparação na parte dianteira do automóvel. Para esse fim, precisa estacionar o veículo sobre uma superfície plana horizontal e estritamente em perpendicular a uma parede. Em seguida faça as marcas apropriadas na parede. Para a ordem da qual as linhas devem ser desenhadas, a distância entre as mesmas e entre o automóvel e a parede, consulte o manual do utilizador do automóvel, pois os requisitos podem variar para cada modelo de específico de automóvel.
A dica de AUTODOC: Não se esqueça de preparar o automóvel para este procedimento. Verifique a pressão dos pneus: deve corresponder ao valor prescrito. Encha o tanque de combustível total ou parcialmente. Tente simular a carga diária sobre a suspensão: se na maioria das vezes, conduz sozinho, peça a uma pessoa com a constituição corporal semelhante à sua para se sentar no assento dianteiro, ou coloque qualquer carga correspondente ao seu peso no assento do condutor. Se o seu automóvel for constantemente ocupado por passageiros, precisará de mais assistentes.
3 erros ao tentar aumentar a intensidade dos faróis
- Substituir as lâmpadas de halogéneo padrão por lâmpadas de descarga a gás. Tal procedimento não é apenas ineficaz, mas ilegal na maioria dos países. As lâmpadas de xénon instaladas nos faróis de halogéneo podem ofuscar os condutores que se aproximam e causar um embaciamento rápido do refletor. Além disso, são muito sensíveis à contaminação: Ao usá-las, a disponibilidade do lavador e do sistema autonivelante é obrigatório.
- Instalar lâmpadas mais potentes do que as de padrão do veículo. Apesar da aparente melhoria da intensidade luminosa, essa solução pode resultar no embaciamento e derramamento do refletor, derretimento da lente e fios. No final, tudo isso implica uma substituição dispendiosa do farol.
- Ligar os faróis à bateria através de um relé adicional. Este tipo de ajuste permite aumentar a tensão fornecida à base da fonte de luz para 13.5-14V, que tem um efeito positivo sobre a intensidade da luz. No entanto, as alterações do sistema elétrico que não são autorizados pelo fabricante são perigosas e, portanto, inaceitáveis.
Conclusão:
A segurança da condução e o conforto dependem em grande parte da intensidade dos faróis. Portanto, cada proprietário de automóvel deve monitorizar a sua condição. Não é difícil fazer isso. Só precisa seguir as recomendações do fabricante em relação ao cronograma de manutenção das unidades e das montagens do automóvel, para evitar alterar a estrutura do equipamento de iluminação, siga os nossos conselhos e compre componentes, ferramentas, acessórios e produtos químicos de automóveis de alta qualidade na AUTODOC.
Um vídeo útil sobre este assunto: