Índice
Carregadores para carros elétricos: Como escolher o correto e qual o seu preço?
Os veículos elétricos, ou EVs, usam um motor elétrico em vez de um motor de combustão interna (ICE), como os veículos tradicionais. Assim como os veículos ICE precisam reabastecer com gasolina, os EVs precisam ser recarregados com eletricidade para ter energia suficiente para alimentar o motor elétrico.
Assim, a estação de carregamento de veículos elétricos é um dispositivo que é usado para carregar a bateria de veículos elétricos. Esses dispositivos são geralmente conhecidos como equipamentos de abastecimento de veículos elétricos ou EVSE.
Podem variar do nível 1, cujo veículo aquando da compra já vem com o carregador, nível 2, que necessita da compra de um carregador e pode ser abastecido domesticamente ou numa estação de carregamento, tal como a estação de carregamento de veículos elétricos, e o equipamento de carregamento de nível 3 ou habitualmente conhecido como carregadores rápidos.
Por exemplo, o carregamento de um carro elétrico ou híbrido plug-in é feito principalmente em casa. O carregamento doméstico representa, na verdade, 80% de todo o carregamento feito pelos condutores de veículos elétricos, sendo que são necessárias tomadas para carregar carros elétricos.
Existem, como tal, 3 níveis de carregamento padrão utilizados para carregar carros elétricos.
- Nível 1: 120 volts.
- Nível 2: 208 volts a 240 volts.
- Nível 3: 400 volts a 900 volts (carga rápida CC e super carregamento).
Mas quais são as soluções de carregamento para EVs?
- Soluções de carregamento doméstico para EVS - nível 1 e nível 2
O carregamento de nível 1 ocorre quando carrega um veículo elétrico (EV) usando o carregador incluído no carro. Esses carregadores podem ser conectados com uma extremidade em qualquer tomada padrão de 120 V, com a outra extremidade que é conectada diretamente ao veículo. Ele pode carregar 200 km em 20 horas.
Os carregadores de nível 2 não são vendidos conjuntamente com o veículo, embora, por norma, sejam adquiridos ao mesmo tempo.
Os carregadores de nível 2 também podem ser instalados em residências, basta contratar um eletricista.
Deve-se observar que algumas residências, geralmente as mais antigas, podem exigir uma atualização do painel elétrico para suportar o carregamento de nível 2. Neste caso, irão requer uma configuração um pouco mais complexa, dado que são ligados a uma tomada de 240V.
Uma estação de carregamento de nível 2 pode recarregar totalmente um veículo elétrico em 4 a 6 horas.
- Soluções de carregamento para EVS - nível 3
O carregamento de nível 3 também conhecido como carregamento rápido, fornece corrente contínua (CC) em oposição à corrente alternada (CA), como fazem os carregadores de nível 1 e nível 2, o que permite um carregamento rápido.
As estações de carregamento rápido DC usam 480 volts de energia, o que nem sempre está disponível.
O carregamento DC, tal como a estação de carregamento para o Tesla, permite reabastecer 80% da bateria de um carro EV em 30 minutos. Normalmente, irá encontrar uma estação de carregamento rápido DC num ambiente comercial ou público.
Como escolher o carregador certo e a que preços?
Na maioria dos cenários, um carregador de nível 2 irá atender à procura do seu veículo elétrico. Os carregadores de nível 2 são o tipo mais comum de carregador usado pelos proprietários de veículos elétricos, sendo o mesmo recomendado porque é muito mais rápido que o nível 1 e não requer os custos de instalação que acompanham o carregamento de nível 3.
Um carregador de nível 2 permite carregar o seu carro elétrico 5 a 7 vezes mais rapidamente para um carro totalmente elétrico ou até 3 vezes mais rápido para um híbrido plug-in em comparação com um carregador de nível 1. Isso significa que poderá maximizar o uso do seu EV e reduzir as paragens para carregar nas estações de carregamento públicas.
Para o carregamento doméstico, irá precisar de adquirir uma unidade de carregamento externa de nível 2, também chamada de equipamento de serviço de veículo elétrico (EVSE), e um EVSE de boa qualidade pode custar entre 285 e cerca de 1130 euros.
Para calcular o custo de carregamento de um veículo elétrico, seja de nível 1 como de nível 2, quando realizado em casa, só precisa de saber quanta energia consome o automóvel para percorrer 100Km, à semelhança de um depósito de combustível de um automóvel tradicional, tratando-se de um valor normalmente medido em quilowatt-hora.
- Para carregar fora de casa
Para esse efeito, será preciso solicitar um cartão de mobilidade elétrica e realizar um contrato com um dos comercializadores – Comercializador de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica (CEME), sendo que no valor mensal encontra-se incluído o valor da eletricidade que consome, o valor dos postos de carregamento e os impostos.
Principais produtos sobre o assunto: