Índice
Travão de mão: como funciona, tipos, diferenças entre travões de mão mecânicos e elétricos
O travão de estacionamento, ou travão de mão, funciona de forma independente do de serviço, imobilizando temporariamente as rodas do automóvel e impedindo, assim, que este se desloque indevidamente quando estacionado. Um funcionamento correto e fiável do travão de estacionamento é essencial para garantir a segurança rodoviária.
Travão de mão: como funciona?
Existem tipos distintos de travões de estacionamento: os básicos usam travões de tambor de carro; os modernos combinam um mecanismo de tambor e disco ou usam apenas discos de travão traseiros e dianteiros. Podem ser controlados manual ou eletricamente.
Leia mais sobre o assunto aqui: Como afinar o travão de mão e quais os custos?
Tipos de travão de estacionamento
Os sistemas mais básicos deste sistema costumam utilizar um travão de tambor, pois estes sistemas permitem obter uma força de travagem considerável com um esforço reduzido do braço, do pé ou de um atuador elétrico. Isto deve-se à capacidade de autorreforço do efeito de travagem nos travões de tambor.
Já tipos construtivos mais modernos, combinam um travão de tambor e um de disco numa só peça, sendo típico de veículos pesados e automóveis desportivos. Neste caso, o travão de tambor é responsável por imobilizar o veículo quando estacionado, enquanto o de disco assume a função de travagem durante a condução.
Outro sistema comum, é o da pinça de travão de disco combinada. Neste tipo construtivo, a função do travão de estacionamento é combinada com a de um travão de serviço numa só pinça de travão de disco. Os pares de fricção (pastilhas e disco) são, portanto, utilizados para ambas as funções. Como os travões de disco não têm a capacidade de autorreforço do efeito de travagem, como travões de tambor, é necessário aplicar uma pressão elevada sobre o pistão. Neste sistema, o travão de serviço é ativado hidraulicamente por meio do pedal de travagem, enquanto o de estacionamento pode ser ativado manual ou eletronicamente, por meio de atuadores.
ATE Jogo de maxilas de travão, travão de estacionamento
com acessórios
A.B.S. Elemento ajuste, pinça do travão de estacionamento
à direita
COFLE Cabo de aço, travão de estacionamento
centro, 1190mm
NTY Elemento ajuste, pinça do travão de estacionamento
na pinça de travão, Eixo traseiro
MEYLE Jogo de maxilas de travão, travão de estacionamento
Eixo traseiro, ORIGINAL Quality, com mola
Travão de mão mecânico: como funciona?
O travão de mão manual é ainda um mecanismo comum entre este tipo de sistemas. É tipicamente caracterizado pelo uso de travões de tambor nas rodas traseiras, acionados por uma alavanca manual ou um pedal. Esta alavanca tensiona um cabo de Bowden, o qual transfere a força para os calços, travando as rodas do veículo.
Travão de mão elétrico: como funciona?
Este tipo de sistema de travão de estacionamento, também denominado por travão de estacionamento elétrico, é bastante comum hoje em dia, em particular em automóveis modernos de gama média e alta. O seu desenvolvimento teve por objetivo melhorar a segurança, facilitar a utilização e libertar espaço no habitáculo.
A ativação e desativação do sistema, de acordo com uma força de travagem ideal e predefinida, são controladas eletronicamente pelo condutor por meio de um botão de travão de mão. Como tal, a força aplicada pelo sistema é independente da força que o condutor consegue aplicar, facilitando o uso. Os atuadores elétricos do sistema estão localizados junto à pinça do travão de disco combinado ou do travão de tambor. Alternativamente, pode haver um atuador central que ativa o sistema mediante cabos de Bowden.
Principais produtos sobre o assunto:
- Travão de mão Peugeot 307
- Travão de mão Golf 3
- Travão de mão BMW E46
- Travão de mão VW Passat
- Travão de mão Smart Fortwo