Índice
Dot 3 e Dot 4 líquido dos travões - qual é a diferença
Com o presente artigo iremos explorar as diferenças entre o líquido dos travões Dot 3 vs Dot 4, que pode ser de igual forma designado por fluído ou por óleo dos travões.
O que é e para que serve o líquido de travões
Trata-se de um tipo de líquido hidráulico utilizado no sistema de travagem para auxiliar no movimento do pedal do travão de forma a acionar as pastilhas de travão traseiras e frente nas rodas, fazendo com que as mesmas desacelerem e o veículo pare.
Por isso mesmo, o óleo de travões é essencial para a sua segurança, pois sem o mesmo não iria conseguir parar o seu veículo.
Classificações e diferenças de óleo dos travões Dot 3 e Dot 4
O óleo de travões Dot 3 e Dot 4 são classificações de líquido dos travões. Tanto o Dot 3 como o Dot 4 são baseados em glicol, se bem que este último contém igualmente éster de borato. A principal diferença reside nos seus respetivos pontos de ebulição
Dot 3 vs Dot 4
As principais diferenças são os seus pontos de ebulição húmidos e secos e a sua composição, assim:
Ponto de Ebulição Seco | Ponto de ebulição Húmido | Composição | |
Dot 3 | 205°C/401°F | 140°C/284°F | Glicol |
Dot 4 | 230°C/446°F | 155°C/311°F | Glicol/Éster de Borato |
Óleo de travões Dot 3
Esse tipo de fluido é de base metálica, o que significa que contém partículas de cobre suspensas para ajudar a melhorar o desempenho da travagem, agindo como um lubrificante entre as superfícies metálicas do pistão.
O fluido também é higroscópico, o que significa que atrai a humidade. Isso ajuda a impedir que as pastilhas se soldem por fricção quando entram em contacto com os discos de travão de carro.
Esses fluidos funcionam bem com rodas de alumínio, cobre, aço e à base de ferro, mas não são projetados para uso em veículos com ABS.
Além disso, o DOT 3 é relativamente barato em comparação com outros tipos de fluidos disponíveis no mercado.
Óleo de travões Dot 4
Estes líquidos de travão foram desenvolvidos para reduzir o número de peças utilizadas nos sistemas de travagem. Este composto à base de óleo é usado em todos os veículos modernos sendo compatível com sistemas anticongelantes ABS e silicone.
A substância também oferece níveis de viscosidade mais baixos, o que significa que pode fluir com mais facilidade e não deixa depósitos nas superfícies dos pistões ao entrar em contacto com os mesmos.
Além disso, vários aditivos são adicionados ao fluido DOT 4, o que permite uma libertação muito mais rápida de humidade no sistema. O fluido de travão DOT 4 funcionará com qualquer combinação de roda ou pneu e não requer inibidores de corrosão adicionados à sua composição.
O Dot 4, no entanto, está a ganhar popularidade devido, nomeadamente, ao uso generalizado de sistemas de controlo de tração, que beneficiam da menor viscosidade do fluido Dot 4.
Quando trocar o líquido dos travões
Como o óleo de travão pode desgastar-se, é vital trocá-lo periodicamente. Caso contrário, não apenas os seus travões ficarão esponjosos e inseguros, como a humidade corroerá lentamente os componentes do sistema de travagem de metal.
Uma boa norma é trocar o fluido de travão a cada dois anos em veículos familiares e, pelo menos, a cada ano em veículos de desporto.
Precisa comprar um óleo de travões novo?
Caso esteja à procura de óleo DOT 3 ou DOT 4 para o seu veículo, pode encontrar uma vasta seleção de produtos online. Pode encontrar o produto adequado para o seu veículo verificando as recomendações do fabricante no manual do proprietário ou por pesquisa online, designadamente, por “Oleo travoes para Opel”.
Um vídeo útil sobre este assunto:
Como verificar o fluido de travões
Principais produtos sobre o assunto: