Índice
Problemas com o travão de mão elétrico: o que fazer se o travão de estacionamento não destravar ou bloquear
O travão de estacionamento, denominado também por travão de mão, opera de forma independente do travão de serviço. Permite uma travagem temporária das rodas do veículo e evita assim qualquer movimento indesejado enquanto este está ativo. É crucial que o travão de estacionamento funcione de maneira adequada e fiável para assegurar a segurança.
Funcionamento do travão de estacionamento elétrico
Travões de estacionamento elétricos são bastante comuns atualmente, estando tipicamente presentes em automóveis de gama média e alta. Foram desenvolvidos com o intuito de melhorar a segurança, facilitar a utilização e libertar espaço no habitáculo. Entre os primeiros automóveis a possuírem um sistema de travão de mão elétrico com pinças de travão encontram-se modelos da BMW.
A ativação e desativação do sistema, conforme uma força de travagem ideal e pré-definida, é controlada eletronicamente pelo condutor através de um interruptor de travão de mão. Quando o travão de mão está ativado, a luz do travão de mão fica acesa no painel de instrumentos.
A força aplicada pelo travão de estacionamento elétrico é independente da pressão que o condutor exerce, o que torna a sua utilização mais confortável. Os atuadores elétricos do sistema estão posicionados junto à pinça e aos discos de travão do travão de disco combinado ou do travão de tambor. Em alternativa, pode existir um mecanismo eletromecânico central que aciona o sistema através de cabos de Bowden.
Travão de mão elétrico: problemas
Por vezes, podem ocorrer situações em que o travão de mão não destrava. Nesses casos, mesmo que se pressione o botão para destravar o sistema, os atuadores eletromecânicos falham em cumprir a sua função e a luz do travão de mão permanece acesa no painel de instrumentos.
Já que os atuadores são acionados eletricamente, a falta de energia elétrica impede o seu funcionamento adequado. Se o travão de mão elétrico não travar, nem destravar, pode haver um problema no sistema elétrico. Uma disfunção no sistema de travão de mão elétrico está frequentemente relacionada com necessidade de carregar ou instalar uma nova bateria de automóvel. Esta situação é comum nos meses de inverno, devido às baixas temperaturas, ou se houver problemas no alternador que impeçam o carregamento da bateria. Além disso, uma bateria envelhecida que não retém a carga também pode estar na origem do problema.
Embora menos comuns, há outras situações que explicam uma falha no funcionamento do sistema de travão de mão elétrico, tornando o sistema completamente inutilizável. Casos típicos incluem danos na cablagem, nos fusíveis do carro, no respetivo módulo de controlo, ou avarias nos atuadores eletromecânicos.
Travão de mão elétrico não trava nem destrava
Muitos modelos de carros dispõem de um desbloqueio de emergência deste travão. Este mecanismo manual de desbloqueio pode ser encontrado junto ao gargalo de enchimento do depósito de combustível em alguns modelos, enquanto noutros está localizado junto do pneu sobresselente.
Para determinar se o seu veículo possui um sistema de desbloqueio manual e onde está localizado, consulte o manual do proprietário.
Se o problema estiver relacionado com uma descarga da bateria, geralmente constata-se que nenhum dos outros dispositivos elétricos do automóvel funciona. Recarregar a bateria pode ser suficiente para solucionar o problema.
Se nenhum desses procedimentos resolver o problema, resta chamar o serviço de assistência. Nessas situações, tipicamente é impossível deslocar o carro. Portanto, o reboque de assistência deve possuir rodízios especiais que possam ser colocados debaixo das rodas do veículo, geralmente, recorrendo a um macaco hidráulico. Só então será possível deslocá-lo em segurança e sem danificar os pneus.
Uma vez que o veículo esteja numa oficina qualificada, os especialistas identificarão e resolverão o problema, o que pode incluir a substituição de componentes elétricos.
Principais produtos sobre o assunto: