Índice
Pastilhas de travão: quando mudar e quanto custa
As pastilhas de travão são o componente do sistema de travagem a disco que exerce atrito na roda. Em condições normais de condução, a roda pode deslizar livremente graças ao impulso gerado pelo motor. As próprias rodas exercem atrito no asfalto e isso permite que o veículo se mova.
Para que servem as pastilhas de travão?
Quando pisamos no travão, um sistema hidromecânico faz com que as pinças de travão se apertem, o que, por sua vez, faz com que as pastilhas do disco se apertem. As pastilhas de travão são de facto compostas por uma base metálica sobre a qual é aplicada uma camada de "material de fricção" .
As mesmas, como é natural, não duram para sempre. O atrito mencionado anteriormente, inevitavelmente, irá desgastá-las com o decorrer do tempo. Por questões de segurança, é imperativo que as mude ao primeiro sinal de problema.
Quando verificar e quando mudar as pastilhas de travão
Examine as suas pastilhas de travão uma vez por mês ou mais para detetar quaisquer sinais de desgaste ou danos antecipadamente.
São, sem dúvida, uma parte essencial do funcionamento do sistema de travagem do seu automóvel. Sem que elas estejam operacionais, o seu automóvel não estará seguro para conduzir.
Com que frequência precisa mudar as pastilhas de travão?
Em média, as pastilhas de travão têm uma duração entre 30.000 a 50.000 quilómetros em automóveis equipados com uma transmissão manual e entre 25.000 a 30.000 quilómetros em automóveis com uma transmissão automática. Mas claro, a sua vida útil depende de alguns fatores.
E em caso de avaria, devem ser mudadas, até porque o seu custo é relativamente baixo.
Qual é o custo médio para mudar as pastilhas de travão?
Veja, por exemplo, as pastilhas de travão BOSCH, cujo preço varia de 18 € a 36 €, dependendo das características e especificações do veículo.
Para além disso, provavelmente terá de pagar a mão-de-obra, a qual irá depender da oficina que escolher, isto se não fizer a mudança por si mesmo.
Possivelmente terá igualmente interesse em saber como as pode substituir por si mesmo com um conjunto mínimo de ferramentas.
Será preciso mudar todas as 4 pastilhas de travão?
A maior parte dos mecânicos recomenda a substituição das pastilhas de travão traseiras e frente ao mesmo tempo. Porém, o desgaste que as mesmas sofrem nem sempre é na mesma proporção. Na realidade, as dianteiras acabam por ter um desgaste muito mais rápido do que as traseiras, por isso é natural que possa precisar de mudar as dianteiras com maior frequência.
E claro que ao mudar uma pastilha num dos eixos dianteiros, mude igualmente no outro eixo pois é natural que a outra esteja igualmente com desgaste.
Ao comprar as pastilhas de travão, saiba como não optar pela escolha errada!
Por outro lado, há outras peças de reposição que poderão estender todo o sistema de travagem, nomeadamente o reservatório óleo travões e o spray de limpeza de travões.
Um vídeo útil sobre este assunto:
5 sinais de desgaste das pastilhas de travão
Principais produtos sobre o assunto: