1.000.000 peças de automóvel - encontre uma peça de reposição adequada para o seu carro Exemplo

0 Produto
#
O seu carrinho está vazio
0,00 €

Limpa para-brisas:
guia completo
sobre a operação
e substituição

Subscrever
AS NOSSAS NEWSLETTERS

Para obter as nossas últimas notícias e dicas, insira o seu e-mail:

Para se certificar de que o condutor possa ver bem a estrada do interior do veículo, independentemente do tempo no seu exterior, os limpa para-brisas estão incluídos no design dos veículos modernos. Estes destinam-se principalmente à remoção instantânea da sujidade, neve e água da superfície do para-brisas. Desde que a condução segura depende diretamente da limpeza do para-brisas do veículo, conduzir com um limpa para-brisas com defeitos é proibido por lei na maioria dos países. Iremos explicar como evitar a falha prematura dos componentes, e como restaurar o estado de funcionamento do sistema.

Como funcionam os limpas para-brisas

Os limpa para-brisas são atuadores do sistema de limpeza do vidro. Estes são feitos para moverem os braços com elementos de borracha nas suas extremidades que se encaixam bem no para-brisas e seguem a forma da sua superfície. Os lados opostos dos braços estão conectados por uma dobradiça a uma articulação que garante o movimento síncrono dos limpa para-brisas. O sistema é impulsionado por um motor de engrenagem que é alimentado através de um relé. O seu modo de funcionamento depende da posição do interruptor de mão localizado no compartimento de passageiros.

Quando um determinado modo de funcionamento é escolhido, os contactos no relé fecham o circuito necessário, e o mecanismo começa a funcionar a uma certa velocidade. O líquido de lavagem do para-brisas pode ser operado ao mesmo tempo.

As avarias mais comuns do limpa para-brisas e as suas razões

Para determinar o motivo da falha de um componente, estude cuidadosamente a natureza da falha. A maioria dos proprietários de automóveis estão familiarizados com situações como as seguintes:

  1. Nem o motor, nem os limpa para-brisas reagem a ativação. Neste caso, a inoperabilidade do sistema é provavelmente causada pela falha do interruptor multifunções, fios partidos ou um fusível queimado.
  2. Os limpa para-brisas não se deslocam, mas o motor de engrenagem produz zumbidos quando ativado. Na maioria dos casos, esta falha é causada pelo desgaste dos dentes do eixo de transmissão do motor, desapertando a porca de aperto da articulação, ou por abrasão das ranhuras nos braços.
  3. Os limpa para-brisas não funcionam em nenhum dos modos. Isto muitas vezes indica o relé da bobina ou os contactos queimados, ou a falha do interruptor.
  4. O sistema não pode ser desativado, ou está ativado espontaneamente. Neste caso, os contactos do relé do interruptor, ou o interruptor final do motor pode ter tido um curto-circuito.
  5. Os braços do limpa para-brisas deslocam-se muito lentamente. A razão pode enraizar na incrustação ou corrosão dos elementos do atuador, ou peças do motor elétrico. A sujidade acumulada impede a livre circulação dos elementos em movimento.
  6. A eficiência de limpeza do vidro deteriorou-se. Frequentemente, isto é devido ao desgaste das escovas do limpa vidros. A necessidade de substituição é também indicada por listras e manchas na superfície do para-brisas e pela turvação de partes do para-brisa após a limpeza.

Remover estas falhas exigirá a substituição dos componentes defeituosos. Na maioria dos casos isso exigirá ajuda de profissionais, uma vez que os componentes estão localizados em lugares de difícil acesso. A exceção são as escovas do limpa vidros. São elementos consumíveis que são substituídos durante a manutenção de rotina, e todo o proprietário de automóvel o pode fazer.

Como podem ser substituídas as escovas do limpa vidros?

É recomendada a substituição dos componentes uma vez por ano. O procedimento pode variar para vários modelos e depende em parte do tipo de fixação do componente. O procedimento de substituição não é difícil. Normalmente, o seguinte é suficiente:

  1. Levante o braço da superfície do para-brisas.
  2. Rode o limpa vidros para ver a trava ou a abraçadeira.
  3. Retire o elemento de fixação e remova o componente defeituoso.
  4. Instale um novo.

Durante a substituição, certifique-se de que o braço não escorra das suas mãos, porque ao bater, pode danificar o para-brisas.

Como evitar a substituição prematura das escovas do limpa vidros?

Por vezes, torna-se necessário substituir os componentes antes do prazo indicado pelo fabricante. Para evitar isso, siga as seguintes recomendações:

  1. Certifique-se de que há suficiente líquido de lavagem no depósito de líquido do limpa-vidros: a sujidade seca tem uma ação abrasiva significativa sobre as escovas do limpa vidros.
  2. De vez em quando, lave as escovas do limpa vidros com água ou champô para automóvel sem polir ou encerar: a areia acumulada nas ranhuras dos componentes não só pode danificá-lo, mas também pode deixar arranhões e rachas no para-brisas.
  3. Antes de ativar os limpa para-brisas no inverno, limpar a neve e o gelo do para-brisas e certificar-se que as escovas do limpa vidros não estão presas ao mesmo. Caso contrário, os borracha irá desgastar-se mais rapidamente, e existe o risco de danificar não só os braços, mas também a articulação e o motor de engrenagem. Se conduzir o seu veículo num local com um inverno frio e neve, tente usar escovas especiais de inverno. Estão equipadas com uma capa protetora, que impede o congelamento dos componentes.
  4. Ajuste os braços do limpa para-brisas para que as escovas do limpa vidros não saíam para fora do para-brisas quando em movimento, caso contrário poderá danificar ambos os componentes e o motor elétrico.
  5. Compre somente líquido de lavagem de alta qualidade. Isso não destrói os elementos de borracha.
  6. Não deixe os braços do limpa para-brisas na posição vertical por muito tempo: desta forma, pode danificar a mola e o braço, portanto a tensão de fixação das escovas do limpa vidros à superfície do para-brisas será deteriorada.

Conclusão. As escovas do limpa para-brisas são elementos importantes do sistema de segurança passiva do veículo. Se estiverem com desgaste, conduzir o veículo, especialmente na chuva ou neve, torna-se perigoso. Portanto, todo o proprietário de automóvel deve monitorar a sua condição e substituir os componentes a tempo. As nossas recomendações não só o ajudarão a aumentar a vida útil dos componentes, mas também a substituí-los se necessário.

Compre online com desconto em ofertas especiais e promoções - TecDoc Inside

Os dados aqui apresentados, em particular a base de dados completa, não podem ser copiados. É igualmente proibido duplicar ou divulgar os dados ou a base de dados completa e/ou incumbir terceiros de exercer tais atividades, sem o consentimento prévio da TecDoc. Qualquer violação representa uma infração aos direitos de autor e será alvo de ação judicial.

Atendimento ao Cliente Internacional

Atendimento ao Cliente para Portugal[email protected]Auto-doc.pt - Linha direta e serviço de apoio ao cliente

© 2019 www.auto-doc.pt: AUTODOC Loja online

O novo site simplificado vai tornar mais fácil para si encontrar a peça certa. Procurar por peças de reposição.

Tipo de pedido Exemplo
Peças para Carros Discos de Travão
Peças para Carros + Fabricante de autopeças Filtro de Óleo CHAMPION
Peças para Carros + Marca do automóvel Vela de Ignição HONDA JAZZ
Peças para Carros + Número de artigo Escovas Limpa Vidros E38/B01
Número de artigo 575535
Número de artigo + Fabricante de autopeças 3 397 004 667 BOSCH
OEN E38/B01
OEN + Fabricante de autopeças 575535 VALEO
loader Por favor, aguarde...