Índice
Fixadores de roda: como instalar corretamente
Cada fabricante de automóvel indica sempre o torque de aperto de parafusos e porcas no manual de operação do veículo. Ignorar estas recomendações é muito perigoso: o fixador instalado impropriamente pode causar um acidente grave. Aqui iremos falar-lhe sobre os erros mais comuns ao instalar os fixadores e como evitá-los e ainda sobre o que fazer se uma roda incorretamente fixada ficar solta.
Porque é perigoso o aperto impróprio dos fixadores
Um fixador insuficientemente apertado fica apto ao auto desprendimento quando exposto a vibrações durante a condução. No decorrer do tempo irá desapertar-se totalmente. Se houver mais do que um desses fixadores, a roda pode soltar-se durante a condução.
Um fixador excessivamente apertado não é menos perigoso. Isso leva à deformação do aro do pneu, à mudança do perfil do furo, o que prejudica a fixação da roda. O arco em si pode rachar-se na área dos fixadores, e o parafuso da roda ou pino pode partir-se. Além disso, é fácil de descarnar a rosca ou arredondar a cabeça do parafuso quando em aperto excessivo. Isto torna a remoção da roda difícil e por vezes impossível.
5 erros ao montar os parafusos de roda
- Aperto manual. Os parafusos de roda só devem ser montados utilizando uma chave de torque, que permita o controlo do torque de aperto. Mas deve começar a apertar com a mão: Isto permitirá evitar o desalinhamento de fixador e danificar o seu assento.
- Uso da chave pneumática. Na maioria dos casos o seu uso leva a deformações do fixador. Uma exceção a essa regra são apenas as ferramentas profissionais de alta qualidade que permitem definir o torque exato de aperto.
- Instalação de fixadores impróprios. Os componentes selecionados incorretamente podem causar diversos problemas, tais como:
- Parafusos demasiado comprimidos podem interferir com outras peças, o que é complicado para o bloqueio das rodas.
- Os fixadores curtos não podem fornecer uma fixação confiável do aro. Quando são usados, existe o risco de danificar a rosca na própria peça ou aumentar o seu próprio furo de montagem.
- O uso de fixadores de assento cónico nas rodas com assentos de montagem esférica e vice-versa leva ao desalinhamento da roda em relação ao seu eixo de rotação. Como resultado, a conexão rosqueada desprende-se.
- Uso de fixadores com desgaste ou partidos. Os parafusos da roda e porcas são destinados para cerca de 35-40 ciclos de desenroscar/aparafusar. Depois disso, é aconselhável substituí-los. Também é proibido instalar peças com roscas ou cabeças danificadas.
- Parafusos de aperto em ordem aleatória. A fim de fornecer a posição adequada da roda os elementos de fixação devem ser apertados de acordo com um padrão específico. Os mais comuns são:
- para a fixação de quatro pontos: 1-3-4-2;
- para cinco pontos: 1-4-2-5-3;
- para seis pontos: 1-4-5-2-3-6.
Se uma roda estiver com folga: condução de classe extrema
Na maioria dos casos, os sinais dos fixadores desaparafusados são o batimento ou os cliques de sons específicos durante a condução, o volante oscila, o desgaste desigual irregular dos pneus e outros. Mas se não reparar a tempo e a roda estiver com folga durante a condução, proceda do seguinte modo:
- Segure firmemente o volante. Antes de retirar, a roda geralmente começa a vibrar. Notando isso, coloque as duas mãos no volante em 10 e na posição do relógio de 02:00.
- Cuidadosamente conduza o automóvel para a beira da estrada. Ao fazer isso, opere o volante com o mínimo de movimentos possíveis e cuidadosos.
- Ao mesmo tempo reduza a velocidade libertando o pedal do acelerador.
- Meta uma mudança de velocidade abaixo .
- Lentamente, pressione o pedal de travão.
Evite movimentos bruscos – isto levará a total perda de controlo.
Conclusão
A segurança de todos os utentes da estrada depende da confiabilidade com que os parafusos da roda são fixados. Mas muitos condutores não prestam a devida atenção aos fixadores das rodas, o que causa muitos acidentes de trânsito, muitas vezes com resultados fatais. Para evitar isso, verifique as conexões roscadas pelo menos uma vez por mês e, se necessário, aperte-as de acordo com os valores especificados na documentação técnica. Compre apenas peças de reposição de alta qualidade que atendam às especificações do seu automóvel. Ao instalá-las, siga as recomendações do fabricante do automóvel e as rodas do seu automóvel permanecerão sempre no seu lugar.
Um vídeo útil sobre este assunto: