Índice
Cortes nas despesas de combustível: Os especialistas do Autodoc fornecem dicas simples para poupar dinheiro
Notou que o seu automóvel consome mais combustível e as deslocações a postos de combustível causam "buracos negros" no seu orçamento? Ajudá-lo-emos a compreender as razões mais comuns para isso e dir-lhe-emos como reduzir os gastos de combustível.
De que sistemas as falhas podem aumentar o nível de consumo de combustível?
Embraiagem. Os revestimentos de fricção, desgastados por abrasão ou contaminados por óleo, a perda de elasticidade pela compressão das molas e os elementos de vedação desgastados podem causar o deslizamento da embraiagem e, assim, deteriorar as características de tração do veículo. Pressionar o pedal do acelerador mais do que uma vez irá restabelecer a potência do motor, embora se o fizer repetitivamente o consumo de combustível aumentará significativamente.
Sistema de refrigeração. Na estação de inverno, o bloqueio da válvula do termóstato numa posição aberta faz com que o líquido de arrefecimento aqueça até uma temperatura normal de funcionamento, durante mais tempo. Portanto, é necessário mais combustível para auxiliar o aquecimento do motor. Se qualquer um dos processos de troca de calor no seu veículo for interrompido, as consequências são as mesmas.
Unidade pistão-cilindro. Quando os componentes desta unidade são usados para além da sua vida útil, a pressão torna-se mais baixa nos cilindros de trabalho. Como resultado, a unidade de potência perde a sua capacidade, por isso, precisa de mais combustível para restabelecê-la.
Sensores. O seu mau funcionamento provoca a formação incorreta da mistura do ar-combustível. Independentemente de a mistura ter um teor baixo ou elevado de combustível, aumentará o consumo de combustível.
Sistema de admissão. A obstrução do filtro de ar impede a entrada livre de ar na câmara de combustão. O consumo de combustível pode aumentar até 20% devido à alta resistência da peça à entrada de ar.
Que tipo de erros fazem os condutores?
Muitas vezes, os condutores não prestam atenção às recomendações dos fabricantes sobre o funcionamento do veículo. Como regra geral, os seguintes erros podem aumentar o consumo de combustível:
Ajuste inadequado das peças dos órgãos de rolamento. Os parafusos do cubo da roda demasiado apertados, o desalinhamento das rodas e a baixa pressão dos pneus podem aumentar a resistência ao rolamento. Como resultado, a rotação das rodas requer mais energia.
Combustível de baixa qualidade. A utilização de combustível de má qualidade pode causar, entre outros problemas, a contaminação dos injetores, pelo que a sua capacidade de fluxo e a capacidade de formação da mistura do ar-combustível são interrompidas. O consumo de combustível aumenta significativamente.
Usar óleo de má qualidade. O óleo altamente viscoso não garante a lubrificação adequada das peças do motor. Com a força de atrito mais elevada, o nível de consumo de combustível aumenta.
O veículo a funcionar sob condições de carga elevada. Por cada 100 kg extra aumenta o nível de consumo de combustível em 10%. Um cesto de carga aumenta a resistência aerodinâmica, causando eventualmente despesas extras. Um cesto totalmente carregado aumenta o consumo de combustível em 40%, e um vazio, em 5%. Uma caixa de carga especificamente projetada para aumentar as propriedades aerodinâmicas do automóvel seria um ótimo substituto de um cesto. Não transporte itens desnecessários para evitar a sobrecarrega do seu veículo (por exemplo, as correntes de neve antiderrapantes não precisam ser transportadas durante a estação quente).
Conduzir com as janelas e o teto de abrir abertos. Isso leva a uma deterioração das propriedades aerodinâmicas do veículo, especialmente a velocidades superiores a 50 km/h. Para superar a resistência ao fluxo de ar, o motor precisa de mais potência e, portanto, de mais combustível.
Estilo de condução agressivo. O arranque e as travagens bruscas sobrecarregam a sua bateria.
O seu ar condicionado ou sistema multimédia está constantemente ligado. Isto leva ao aumento do consumo de combustível, respetivamente, de 15% e 7%. Se não puder evitar o uso do ar condicionado, tente pelo menos ajustá-lo no ponto mais baixo ou ligá-lo apenas de vez em quando.
Use os faróis apenas quando for necessário. Conduzir com os máximos acesos faz o seu motor consumir mais 10% de combustível, enquanto se mantiver os mínimos acesos provoca um adicional de 5%.
Instalação de equipamentos adicionais. Spoilers, kits de carroçaria e luzes adicionais, se não vierem instaladas de fábrica, pode aumentar a resistência aerodinâmica. O motor do seu veículo terá que consumir mais energia a fim de acelerar a uma determinada velocidade.
5 dicas essenciais de economia de combustível
A substituição atempada de todas as peças desgastadas e consumíveis devem ser seguidas. Um veículo totalmente operacional consome tanto combustível como o especificado no manual técnico. Assim, se deseja economizar em combustível, faça a manutenção do seu automóvel a tempo. Se qualquer um dos maus funcionamentos do sistema acima mencionado for detetado, deve consultar os especialistas da estação de serviço.
Faça seu melhor para seguir a substituição oportuna de filtros de ar, de óleo, de líquidos refrigerantes, etc. Desta maneira, diminuirá não só o consumo de combustível, mas evitará igualmente a reparação de todos os sistemas e componentes importantes. Considere apenas a utilização dos líquidos refrigerantes com as propriedades que correspondem aos parâmetros indicados no manual técnico do seu veículo.
Altere o seu estilo de condução como se segue:
- Tente pressionar o pedal do acelerador o mais gradualmente possível, acelerando o motor até 2000-2500 rpm (se a diesel), e a 2500-3000 rpm, respetivamente (se a gasolina).
- Aprenda a usar o travão-motor. Evitando a queda forçada do torque pode ajudá-lo a reduzir significativamente o consumo de combustível.
- Desligue o motor caso o seu automóvel fique estacionado durante mais de um minuto. Se comparado com o arranque, o seu motor consome mais combustível por 10 segundos quando em estado ocioso.
- Controle a velocidade do motor: em funcionamento suave, 1500 - 2000 rpm são produzidos por um motor diesel e 2000 - 2500 rpm por um motor a gasolina, respetivamente.
- Deixe espaço suficiente à frente para que não tenha que usar sempre os seus travões.
Verifique regularmente a pressão dos pneus. Se a pressão descer para 0,7 bar, acrescentará um adicional de 7% ao consumo de combustível. Ao encher os seus pneus, escolha a pressão adequada especificada pelo fabricante para reduzir o tamanho do contacto e resistir à aquaplanagem.
Planeie minuciosamente a sua rota. Assim, na maioria das vezes pode conduzir com velocidade constante. Para fazer isto, o navegador de GPS ajudá-lo-á.
Use unidades de luz LED em vez de lâmpadas incandescentes tradicionais. Pode diminuir o consumo de combustível instalando lâmpadas mais eficientes em termos energéticos nas luzes laterais do veículo, na luz da chapa de matrícula ou no compartimento de passageiros.
Conclusão:
Segundo o Conselho de Segurança Rodoviária Alemão (Deutschen Verkehrssicherheitsrat e. V. (DVR), mantendo a condução económica o ajudará a reduzir os preços de combustível em 25%. Se seguir todas as recomendações acima determinadas, manter o veículo limpo e a manutenção dos seus sistemas e componentes, não só minimizará o seu consumo de combustível, mas também estenderá a vida útil do seu veículo.