iDisc: menos 90% de poeira ao travar
A empresa alemã, que integra o grupo Robert Bosch GmbH, apresentou recentemente uma inovação ao mundo, os discos de travão de nome iDisc. A sua principal característica é uma excelente camada de carboneto de tungsténio, que permite melhorar consideravelmente o desempenho do produto.
O carboneto de tungsténio é um dos materiais mais duros do mundo, pouco inferior ao diamante. Os discos de travão com este revestimento são resistentes à abrasão e desgastam-se duas vezes mais lentamente que os de ferro fundido. Além disso, produzem menos 90% de poeira que o normal ao travar. Consequentemente, o iDisc contribui significativamente para proteger o meio-ambiente já que, de acordo com as estatísticas, a poeira de travão constitui quase 16% das emissões nocivas dos veículos.
A redução da abrasão também tem um valor prático, já que com os inovadores iDiscs nos seus carros, os condutores não precisam de comprar produtos específicos para limpeza de poeira das jantes, poupando tempo e dinheiro.
Outra vantagem inquestionável destas peças automóveis é a sua resistência ao sobreaquecimento. Mesmo após vários ciclos de aceleração e desaceleração, o seu desempenho não piora. Os amantes de carros desportivos também vão apreciar o aspeto elegante desta inovação. Tal como o fabricante anuncia, a superfície não fica fosca durante toda a sua vida útil.
Adicionalmente, o carboneto de tungsténio não sofre corrosão, o que faz com que a eficácia da travagem dure bastante tempo. Como não existe uma película de ferrugem, ocorre um contacto seguro entre o disco e a pastilha imediatamente após os travões serem utilizados.
O preço desta inovação é três vezes mais elevado que o de discos de travão comuns em ferro fundido e três vezes mais baixo que o de cerâmica. Além de que as especificações técnicas dos iDisc são semelhantes a estes últimos, o que os torna numa ótima compra.