Embraiagem / peças autopeças

Cabo de embreagem
Casquilho corrediço
Cilindro mestre da embraiagem
Cilindro receptor de embraiagem
Desembraiagem central
Disco de embraiagem
Ferramentas para embraiagens
Forquilha de desembraiagem
Interruptor, comando da embraiagem (regulador da velocidade)
Jogo de reparação, cilindro receptor de embraiagem
Kit de embraiagem
Kit do dispositivo de desembraiagem, comando da embraiagem
Mancal de guia e anilha de encosto
Parafuso do volante do motor
Platô da embreagem
Rolamento de embraiagem
Tubo flexível de embraiagem
Volante do motor
Embraiagem / peças autopeças para Top marcas de carro
Top 15 dos melhores vendedores da seção Embraiagem / peças
Embraiagem / peças peças auto - todas as informações importantes sobre o método de funcionamento, montagem, diagnósticos e vida útil
Uma embraiagem é utilizada ao mudar de engrenagens para desconectar o motor e a caixa de velocidades por um período de tempo curto e voltar a ligá-los novamente suavemente. Também serve para proteger a transmissão de sobrecarga e para amortecer vibração produzida pelo motor em funcionamento.
Design da embraiagem
Os componentes principais são:
- Volante do motor - isto é montado na cambota do motor. Serve como membro condutor para a embraiagem e amortece vibração.
- Conjunto de placa de pressão da embraiagem conjunto - isto consiste numa placa de pressão da embraiagem, prato de pressão e mola de diafragma. Uma placa de pressão da embraiagem é uma carcaça que é ligada com segurança ao volante do motor. A mola de diafragma exerce pressão no prato de pressão, que pressiona o disco de embraiagem para o volante do motor. O prato de pressão é ligado ao revestimento com uma correia. Quando a embraiagem é desengrenada, a pressão aplicada pela mola de diafragma diminui e o prato de pressão separa-se do disco de embraiagem.
- Disco de embraiagem - isto é instalado no veio primário da caixa de velocidades. A articulação estriada permite ao disco mover-se ao longo do eixo. Quando o condutor muda de engrenagens, este disco é puxado do volante do motor e o binário já não é transmitido. Ambos os lados do disco têm guarnições de fricção nele para fornecerem a força de fricção necessária para a transferência de binário.
- Rolamento de desengate - isto é instalado no eixo de rotação do conjunto. Quando o condutor pisa o pedal da embraiagem, o rolamento pressiona a mola de diafragma e liberta o prato de pressão.
- Forquilha ou alavanca da embraiagem - isto move o rolamento quando o pedal está pressionado. A forquilha está ligada ao pedal através de um cabo e a alavanca através de uma transmissão hidráulico.
Dicas de manutenção
- Comece sempre a mover-se com a primeira velocidade engrenada. A única exceção é quando arranca numa superfície escorregadia.
- Pressione o pedal da embraiagem com um movimento rápido totalmente até baixo, mas liberte-o lentamente para evitar escorregar.
- Quando parar por algum tempo, como por exemplo em semáforos, tente passar para ponto morto: isto reduzirá a carga no rolamento de desengate.
- Assim que tiver mudado para a engrenagem necessária, retire o seu pé do pedal para evitar pressioná-lo acidentalmente.
- Não sobrecarregue o seu automóvel.
- Se o seu veículo ficar preso e as rodas estiverem a virar, não é recomendado utilizar a técnica de balançar o veículo para frente e para trás. Desta forma, poderá facilmente sobreaquecer e queimar as guarnições de fricção.
- Não reduza a mudança ao conduzir a colina abaixo.
- Tente conduzir com calma e com cuidado. A aceleração acentuada, bem como o hábito de controlar a velocidade com a embraiagem levam à falha prematura do sistema.
Indicações de avaria
Um movimento maior do pedal indica problemas com os mecanismos de acionamento. Se o cabo esticar, os cilindros recetores ou principais podem verter fluido. Surge um odor a queimado quando os componentes do conjunto estão escorregadios. Este problema é frequentemente acompanhado por um desempenho reduzido do veículo, aumento de combustível e até pode levar ao sobreaquecimento do motor. Dificuldades ao trocar de engrenagens, puxões, rangidos ou ruídos incomuns podem ser sinais de que a embraiagem não está totalmente desengrenada. Por vezes, o condutor pode sentir vibração quando a embraiagem é engrenada. Isto acontece quando o óleo entra nas guarnições de fricção, a mola do diafragma é deformada, os suportes do motor estão soltos ou as estrias no disco de embraiagem estão gastas.
Causas da avaria
O desengate incompleto da embraiagem pode ser causado pela deformação do disco de embraiagem, desgaste das estrias ou guarnições de fricção, bem como por uma mola de diafragma fraca ou um mecanismo de atuação defeituoso. Frequentemente, isto resulta da corrosão do cubo estriado causado por lubrificação insuficiente. O escorregar dos mecanismos acontece pelos mesmos motivos. A deformação dos discos, por sua vez, pode ser causada por instalação incorreta ou sobreaquecimento da embraiagem por uma condução agressiva.
Por vezes, o escorregar da embraiagem ou os puxões durante o funcionamento provém de discos de fricção oleosos. Isto pode ser causado por fugas nos vedantes da cambota e do veio primário da caixa de velocidades ou por um acionador hidráulico ajustado incorretamente.
Auto-doc.pt: apenas produtos para automóveis de elevada qualidade
Na nossa loja online poderá comprar componentes de embraiagem a um bom preço. Subscreva a nossa Newsletter.
foi o recomendado pelo assistente autodoc