Índice
Para que serve o intercooler e quais os sintomas de avaria?
Automóveis que dispõem de um motor de combustão interna e de um turbocompressor de carro possuem também, geralmente, um sistema de intercooler. O turbo e o intercooler servem principalmente para melhorar a eficiência da combustão interna. O turbocompressor permite comprimir ar, garantindo a admissão de uma maior quantidade de oxigénio às câmaras de combustão. Contudo, esta compressão provoca um aumento da temperatura do ar, a qual deve ser reduzida por meio do intercooler para permitir uma combustão ideal.
Basta continuar a ler, para saber mais sobre o intercooler, o seu funcionamento e sintomas de avaria.
O que é um sistema de intercooler?
Trata-se de um sistema de permuta de calor, à semelhança, por exemplo, do radiador de arrefecimento do motor. O sistema permite arrefecer o ar admitido aos cilindros do motor de combustão interna. O arrefecimento de ar ocorre após a fase de compressão de ar no turbocompressor e antes da fase de admissão de ar pelas válvulas de admissão.
Consoante o tipo construtivo, distingue-se entre dois tipos de sistemas: intercoolers de arrefecimento ar-ar ou ar-líquido.
Dispositivos de arrefecimento ar-ar são mais simples no seu princípio construtivo. Este design integra apenas um permutador de calor metálico. O permutador dispõe de canais, os quais são atravessados pelo ar turbocomprimido. Graças às aletas do permutador, o ar turbocomprimido é exposto a uma superfície de contacto relativamente maior, o que permite aumentar a taxa de dissipação de calor. Assim, parte do calor do ar turbocomprimido é dissipado rapidamente para o ar ambiente, que se encontra a uma temperatura inferior. Este tipo de sistema é comum em carros de gama média. O intercooler da VW Passat B6, por exemplo, é deste tipo.
VALEO Intercooler
Alumínio
NISSENS Intercooler
sem acoplamento rápido, Ligação esquerda, a direito
NRF Intercooler
NRF Intercooler
MAHLE ORIGINAL Intercooler
Dispositivos de arrefecimento ar-líquido são mais complexos, necessitando no mínimo de dois permutadores de calor metálicos e de uma bomba de circulação para o líquido de refrigeração. Neste caso o ar turbocomprimido atravessa um dos permutadores, sendo este atravessado também por líquido refrigerante em canais contíguos. O líquido, que se encontra a uma temperatura relativamente inferior, absorve o calor dissipado a partir do ar, sendo propulsionado pela bomba de circulação. O líquido aquecido atravessa, posteriormente, um segundo permutador com aletas exposto ao ar ambiente, onde o calor é dissipado para o exterior.
À parte se diga que o sistema de refrigeração do ar comprimido por meio de líquido de refrigeração é mais comum em automóveis do segmento alto. Além disso, convém mencionar que este sistema é combinável com o sistema de refrigeração do motor, o que permite poupar componentes, espaço e peso no compartimento do motor.
Os permutadores de sistemas intercooler são geralmente fabricados em alumínio por motivos de poupança de peso. Além disso, o alumínio dispõe de uma boa condutividade térmica, facilitando a permuta de calor.
Os permutadores apresentam várias formas, desde uma forma quadrada a retangular, e podem estar localizados em várias zonas da dianteira. É comum estarem nos limites do compartimento, nomeadamente na zona frontal ou lateral, ou superior ao motor.
MAHLE ORIGINAL Intercooler
NRF Intercooler
AKS DASIS Intercooler
DT Spare Parts Intercooler
NRF Intercooler
Quais as vantagens do uso de um sistema intercooler?
O equipamento permite dissipar parte do calor presente no ar antes de este ser admitido. A implementação deste sistema está associada ao automobilismo de competição e ao “downsizing” de motores. Isto traz vantagens óbvias, nomeadamente:
- Maior rendimento energético e potência. A turbocompressão aumenta a densidade e a temperatura do ar. O seu arrefecimento posterior permite diminuir o seu volume, aumentando a sua densidade ainda mais. Isto, por sua vez, permite admitir uma quantidade maior de oxigénio. Assim, o intercooler aumenta a potência e permite um maior rendimento energético.
- Longevidade. A temperatura relativamente mais baixa do ar de admissão reduz a temperatura de combustão e a exposição térmica dos componentes, por exemplo, de válvulas, cilindros e pistões. Isto aumenta a vida útil do motor.
- Melhoria das emissões. A temperatura relativamente mais baixa do ar de admissão está associada a uma produção menor de compostos NOx, o que é melhor para a saúde pública e o meio ambiente.
- Redução de detonações. Em motores a gasolina, uma temperatura menor do ar de admissão permite evitar combustões descontroladas.
Intercooler avariado: Quais os sintomas típicos?
Fugas no intercooler ou nas suas tubagens são as avarias mais comuns deste equipamento. Conforme as vantagens explicadas acima, isto está geralmente associado aos seguintes sintomas:
- Perda de potência do motor;
- Aumento da probabilidade de detonações de motor em veículos a gasolina;
- Aumento das emissões de NOx nos gases de escape.
Principais produtos sobre o assunto: