Índice
Como limpar as jantes do carro
As jantes são, por vezes, negligenciadas quando se lava o carro. No entanto, a sua limpeza é igualmente importante, tanto a nível estético como prático. A acumulação de sujidade e resíduos acelerará a sua deterioração. Terá também um impacto na aparência do carro, uma vez que a sujidade é projetada para a carroçaria.
Limpar as jantes não tem de ser uma tarefa difícil, especialmente se forem limpas regularmente. Contudo, é importante que se realize adequadamente para não as danificar. Continue a ler para saber como limpar as suas jantes.
Como limpar jantes de aço e alumínio em casa?
Antes de iniciar a limpeza das suas jantes, é importante identificar o material de que são feitas. Este passo definirá o tipo de produtos de limpeza e polimento que pode comprar. De facto, a utilização de produtos não adequados para o material da jante poderá danificar o seu acabamento.
Atualmente, os dois tipos de jantes mais comuns são de aço ou de alumínio, também chamado liga leve. As jantes de aço são mais robustas e económicas. No entanto, têm mais propensão para oxidar. Em contrapartida, as jantes de alumínio são mais leves e resistentes à corrosão.
Existe um teste simples para conseguir identificar o material das suas jantes: aproxime um íman e sinta se é atraído em direção à jante. Se sim, indica que é feita de aço. Caso contrário, as suas jantes são de alumínio ou outro material.
Após a identificação do material, compre os produtos de limpeza de rodas e dê início à limpeza.
Vendido por AUTODOC Vendido por AUTODOC Vendido por AUTODOC Vendido por AUTODOC Vendido por AUTODOC
K2 Produto de limpeza das jantes
aerossol, Capacidade: 1l
K2 Produto de limpeza das jantes
Pulverizador, Capacidade: 700ml
TURTLE WAX Produto de limpeza das jantes
aerossol, Capacidade: 500ml
ADBL Produto de limpeza das jantes
Copo graduado universal, Capacidade: 5l
K2 Produto de limpeza das jantes
Garrafa, Capacidade: 1l
- Pulverizar as jantes com água. Comece por pulverizar as jantes com água. Preferencialmente, utilize uma lavadora de alta pressão. Caso não disponha de uma, recorra a uma mangueira ou a um balde com água morna. Esta primeira lavagem soltará e removerá sujidade, resíduos e pó de cada jante.
- Aplicar produto de limpeza do carro. Aplique o produto em cada uma das jantes. É importante seguir as instruções indicadas no produto. Assim garantirá que o acabamento da jante não é danificado.

- Limpar manualmente. Recomendamos que utilize uma escova de cerdas longas para limpar o interior de todos os orifícios. As cerdas devem também ser suaves para não danificar o acabamento das jantes. Para os locais mais apertados que a escova não alcance, utilize uma escova de dentes suave.
- Enxaguar com água. Após a limpeza com a escova, utilize uma mangueira para retirar toda a sujidade solta e o produto restante.

- Secar. Deixe a jante secar ao ar livre. Pode também passar com um pano de microfibra para evitar manchas de água. Este passo é especialmente recomendado para jantes cromadas ou pretas, uma vez que as manchas tendem a notar-se mais.
- Aplicar cera de proteção. Para garantir que as jantes se mantêm limpas por mais tempo, aconselhamos terminar com a aplicação de uma cera adequada. Este produto funciona como camada de proteção contra o pó dos travões e outras sujidades. Dará também brilho às jantes.
As jantes de liga com revestimento de verniz transparente não requerem a aplicação regular de cera. Isto deve-se ao verniz que protege as jantes por mais tempo. Assim, podem ser mantidas em ótimas condições com a limpeza regular e polimento ocasional.
Principais produtos sobre o assunto: