Plus
Teste a conta premium
0   Produto
#
0,00 €
O seu carrinho está vazio

Runflat

Procurar pneus por tamanho
Escolha o tamanho adequado dos Pneus
205 / 55 R15
Temporada
Tudo
Procurar
tyre_select_pkw_image

Pneus RunFlat: características, tipos, fabricantes

Tanto um condutor experiente, como um novo condutor não são resistentes a furos nos pneus. Isto pode ser um verdadeiro problema, uma vez que não é permitida a condução com um pneu furado. Se não tiver nenhum pneu suplente ou kit especial de reparação de pneus, ou se, por exemplo, tiver dois pneus furados de cada vez, terá de recorrer a um serviço de reboque. A situação em que um pneu rebenta a alta velocidade é ainda pior, uma vez que pode perder o controlo sobre o seu veículo. Os pneus RunFlat ajudarão a evitar estes problemas. Aqui diremos-lhe o que são e quais são as suas vantagens e desvantagens.

O que é o RunFlat: construção, história, marcação

A tecnologia RunFlat tem como objetivo minimizar o risco de acidente de viação e permitir ao condutor chegar a uma estação de serviço de automóveis. Além disso, se utilizar este tipo de pneus, pode dispensar um pneu suplente para poupar espaço ou reduzir o consumo de combustível.

O desenvolvimento de pneus seguros e protegidos contra o rebentamento começou na década de 1930. A empresa Michelin tornou-se pioneira neste campo. Em 1934, introduziu o primeiro pneu autoportante do mundo com um revestimento especial de espuma no seu interior, que absorvia a carga em caso de furo. A ideia de criar um pneu resistente aos furos foi retomada pela Chrysler, Goodyear, Dunlop e outros fabricantes.

Atualmente, os pneus RunFlat são oferecidos na gama de produtos de todos os fabricantes líderes. Esses pneus podem ser marcados de forma diferente. Por exemplo, o seguinte:

  • Dunlop - DSST.
  • Pirelli, BridgeStone, Firestone - RFT.
  • Nokian - RFT e RF.
  • Yokohama - RF e ZPS.
  • Continental - SSR e CSR.
  • Michelin - ZP.
  • Goodyear - ROF e EMT.
  • BF Goodrich - SSS.
  • Kumho - XRP.
  • Toyo - TRF.

Tipos de pneus RunFlat: suas vantagens e desvantagens

  • Auto-vedante. Possuem uma camada de selante no seu interior, que sela o furo. Estes pneus são apenas 10 a 20 % mais caros, do que os convencionais. Podem ser instalados em automóveis não equipados com um sistema de controlo da pressão dos pneus. Estes pneus podem ser reparados após o furo. No entanto, não são capazes de manter a pressão em caso de grandes cortes ou se o flanco for furado. A eficiência da auto-vedação é reduzida durante a estação fria.
  • Com paredes laterais reforçadas. As suas paredes laterais são constituídas por algumas camadas de um cordão especial e borracha. As mesmas é que suportam toda a carga caso ocorra um furo. Esses pneus são de alta resistência e resistentes contra o desgaste. O seu custo é cerca de 1,5 a 2 vezes mais elevado do que o dos pneus convencionais. Estes pneus são instalados numa jante normal e permitem cobrir até 80 km após o furo. No entanto, a velocidade do veículo deve ser inferior a 80 km/h. Além disso, estes pneus são 20 a 40 % mais pesados do que os pneus normais. Na maioria dos casos, não são reparáveis.
  • Com um anel de apoio. Um anel especial de plástico ou metal é fixado ao aro da roda e suporta o peso do automóvel em caso de perda de pressão. Estes pneus permitem percorrer até 320 km. Não limitam a velocidade do veículo, mesmo depois de perfurados. Estes pneus são frequentemente instalados em veículos blindados, como os veículos oficiais do Estado. Os mesmos são económicos. Além disso, a sua utilização exige a instalação de jantes especiais nas rodas. Estes pneus só podem ser instalados em estações de serviço especializadas. A sua utilização reduz o conforto de condução.

Quem irá considerar os pneus RunFlat uma boa escolha

Nem todos os condutores irão apreciar as vantagens destes pneus. Se o conforto e a dinâmica são uma prioridade máxima para si, então deve dar preferência aos pneus normais. Mas se valoriza a fiabilidade e a praticidade, fazendo muitas vezes viagens todo-o-terreno ou longas, este tipo de pneus pode ser uma grande ajuda para si.

Mais Vendidos

Ir para a seleção de marcas de pneus premium
loader Por favor, aguarde...