Plus
Teste a conta premium
0   Produto
#
0,00 €
O seu carrinho está vazio

Pneus com pregos

Procurar pneus por tamanho
Escolha o tamanho adequado dos Pneus
205 / 55 R15
Temporada
Tudo
Procurar
tyre_select_pkw_image

Pneus com pregos: características e tipos

Ao conduzir sobre gelo, o risco de patinagem é algumas vezes maior. Muitas vezes um condutor pode perder totalmente o controlo sobre o veículo. Pneus com pregos podem ajudar a evitar tais situações. Aqui, falamos sobre os tipos destes pneus, e as suas vantagens e desvantagens.

A razão pela qual os pneus com pregos não são permitidos em alguns países

Os primeiros pneus com pregos do mundo apareceram na década de 1960. Foram produzidos pela empresa Michelin, que anteriormente tinha estreado a tecnologia de limpeza de banda de rodagem. Estes pneus garantem uma aderência perfeita em estradas escorregadias. No entanto, já em 1975, este tipo de pneus era proibido em alguns países europeus. A razão para isso eram as rachas feitas pelos pregos nas superfícies pavimentadas. A formação de rachas aumentava o risco de hidroplanagem, que era e continua a ser um problema mais grave em muitos países europeus com invernos relativamente suaves.

Atualmente, a utilização de pneus com pregos é proibida em países como Montenegro, Croácia, Sérvia, Eslováquia, Eslovénia, Bósnia e Herzegovina, Macedónia, Bulgária, Países Baixos, Alemanha (com exceção de alguns municípios perto da fronteira austríaca), República Checa, Hungria, Roménia, Polónia e Portugal.

É permitido conduzir com pneus com pregos no inverno na Áustria, República da Albânia, Bélgica, Noruega, Estónia, Finlândia, Dinamarca, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, França, Grã-Bretanha, Islândia, Irlanda, Espanha, Itália, Suécia e Suíça. No entanto, muitos destes países têm os seus próprios regulamentos relativos aos pneus com pregos. Por exemplo, nos países nórdicos, existe uma lei que restringe o número permitido de pregos num pneu a 50 por metro de circunferência. Na Áustria, os pneus com pregos só podem ser utilizados de 1 de Outubro a 31 de Maio em automóveis com menos de 3,5 toneladas, limitando a sua velocidade a 100 km/h em auto-estradas e a 80 km/h noutras estradas. Na Bélgica, os pneus de pregos só podem ser utilizados de 1 de Novembro a 31 de Março e com limites de velocidade mais rigorosos: a 90 km/h nas auto-estradas e a 60 km/h nas outras estradas.

Tipos de pneus com pregos

  • Com pregos. Os seus pernos são montados em fábrica. Estes pneus são mais duráveis, fiáveis e duradouros. No entanto, são caros. Além disso, é proibido utilizá-los sem os pinos.
  • Blindado. Estes pneus são fornecidos sem pregos, mas com assentos de montagem para a sua instalação. Estes produtos são mais baratos, mas são menos eficazes do que os do primeiro tipo. O enchimento destes pneus é efetuado em oficinas de pneus. Se necessário, os pregos podem ser retirados.

Vantagens e desvantagens dos pneus com pregos para automóveis

A principal vantagem dos pneus com pregos é a perfeita aderência sobre o gelo ou a neve compactada. A sua utilização impede a rodagem das rodas, assegura uma aceleração mais confiante e contribui para encurtar a distância de travagem.

No entanto, os pneus com pregos podem ser inferiores aos pneus convencionais de atrito na aderência numa superfície pavimentada, especialmente quando está molhada. Além disso, são bastante caros e desgastam-se mais rapidamente. Estes pneus são bastante ruidosos quando conduzidos sobre o asfalto e são menos confortáveis do que os pneus sem pregos.

Modelos populares de pneus com pregos

  • Michelin X-Ice North 4. Estes pneus apresentam mais de 250 parafusos de aço de forma especial, instalados de acordo com um padrão especial, o que garante uma aderência perfeita ao conduzir sobre uma superfície escorregadia. Um padrão da banda de rodagem direcional proporciona um excelente desempenho tanto no asfalto seco, como no asfalto molhado.
  • Nokian Hakkapeliitta LT3. Estes são pneus para veículos comerciais ligeiros. Os seus pregos são fabricados em aço inoxidável e caracterizam-se por uma elevada resistência à corrosão. Um padrão do piso com ranhuras largas garante a remoção imediata da água e da neve do ponto de contacto, melhorando assim as propriedades de aderência do pneu.
  • Cooper Weather-Master WSC. Estes pneus são concebidos para SUVs. Funcionam silenciosamente e são eficientes tanto em superfícies escorregadias, como em superfícies secas, sendo duráveis e de longa duração.

Mais Vendidos

Ir para a seleção de marcas de pneus premium
loader Por favor, aguarde...