Plus
Teste a conta premium
0   Produto
#
0,00 €
O seu carrinho está vazio

Calculadora de pneus

Procurar pneus por tamanho
Escolha o tamanho adequado dos Pneus
205 / 55 R15
Temporada
Tudo
Procurar
tyre_select_pkw_image

Tudo sobre o calculador de pneus

Quer melhorar a dirigibilidade do seu veículo e a sua estabilidade numa estrada escorregadia? Ou gostaria de tornar a sua condução mais suave e macia? Não há necessidade de fazer modificações sérias na suspensão do seu automóvel. Na maioria dos casos, para ajustar as características de condução do seu veículo, pode simplesmente equipá-lo com pneus de dimensões diferentes. Aqui, iremos informá-lo sobre as melhorias que podem ser alcançadas através dessa afinação e explicar-lhe porque precisa de um calculador de pneus e como utilizá-lo.

Os principais parâmetros para a permutabilidade dos pneus de automóveis

  • Largura dos pneus. Determina a área do remendo de contacto do pneu e, consequentemente, as suas propriedades de aderência. Os automóveis equipados com pneus mais largos são mais estáveis em superfícies pavimentadas a seco. Os pneus mais largos contribuem para encurtar a trajetória de travagem, minimizando o risco de as rodas rodarem durante a aceleração abrupta. Contudo, uma banda de rodagem mais larga pode prejudicar a dirigibilidade do veículo e aumentar o consumo de combustível. Além disso, a velocidade a que a aquaplanagem pode ocorrer é reduzida. Os veículos com pneus estreitos são menos propensos a entrar na rotina. Os pneus deste tipo também garantem um desempenho todo-o-terreno melhor em estradas com neve.
  • Altura do flanco. Quanto mais alto for, melhores são as características de amortecimento do pneu. Os pneus de alto perfil absorvem perfeitamente os impactos e garantem uma condução suave e macia do veículo. Os pneus de baixo perfil melhoram a sua dirigibilidade, dinâmica e maneabilidade. A instalação de pneus de perfil mais elevado sem alterar o diâmetro da jante pode distorcer as leituras do velocímetro. Por isso, deve sempre verificar se os pneus são permutáveis.
  • Diâmetro da jante. Está relacionado com o diâmetro da jante da roda. Como parte da afinação do automóvel, os proprietários podem mudá-lo, instalando pneus de maior diâmetro do que os normais. Por norma, isto envolve a utilização de pneus com uma altura lateral mais baixa. Basicamente, ao alterar o diâmetro da jante e a altura do flanco, pode aumentar ou diminuir ligeiramente o espaço livre na estrada do seu veículo.

Marcação dos pneus de automóveis

Utilizam-se dois sistemas de unidades para marcar a dimensão dos pneus: o sistema métrico e o imperial.

O sistema métrico é popular entre os fabricantes europeus e asiáticos. De acordo com o mesmo, os pneus são marcados da seguinte forma: 265/75 R15 onde 265 é a largura do pneu em mm, 75 - a altura da parede lateral em percentagem da largura do pneu, 15 - o diâmetro da jante em polegadas. A letra R indica que o pneu é radial.

A norma de marcação imperial é sobretudo utilizada pelos fabricantes americanos. Um exemplo desta marcação dos pneus: 31×10,5 R15, em que 31 é o diâmetro total da roda em polegadas, 10,5 - a largura do piso, 15 - o diâmetro da jante. R também representa um pneu radial.

Por que razão é necessário um calculador de dimensão de pneus?

Por vezes é bastante difícil escolher os pneus certos para substituir os pneus de série. Porque se instalar pneus demasiado largos ou com paredes laterais excessivamente altas, as rodas podem começar a entrar em contacto com os arcos das rodas ou com as peças da suspensão. Além disso, em caso de aumento significativo do diâmetro total da roda, as leituras do velocímetro podem ser muito distorcidas. Por conseguinte, o diâmetro total das rodas não deve diferir do valor normal do seu automóvel em mais de 5%. Além disso, a largura do pneu tem limitações: deve corresponder ao desvio da jante do pneu (ET).

Todos estes aspectos são tidos em conta pelo calculador/conversor de dimensão do pneu. Basta introduzir os parâmetros básicos dos pneus instalados no seu automóvel nos campos correspondentes do programa, e depois clicar simplesmente em "Calcular". Será apresentada uma lista de pneus adequados para o seu automóvel.

Além disso, o calculador de pneus pode converter polegadas em milímetros, para que possa introduzir a marcação americana no campo de pesquisa. Também pode utilizar uma tabela de permutabilidade de pneus, no entanto, o calculador é uma ferramenta mais conveniente.

Mais Vendidos

Ir para a seleção de marcas de pneus premium
loader Por favor, aguarde...