Plus
Teste a conta premium
0   Produto
#
0,00 €
O seu carrinho está vazio

Indice de velocidade pneus

Procurar pneus por tamanho
Escolha o tamanho adequado dos Pneus
205 / 55 R15
Temporada
Tudo
Procurar
tyre_select_pkw_image

Como escolher os pneus através da categoria de velocidade

Um dos principais parâmetros que deve ser considerado na escolha dos pneus é a categoria de velocidade - indica a velocidade a que o pneu é capaz de suportar a sua carga admissível. É marcado com letras latinas no flanco do pneu. Esta marcação está localizada perto do número que indica a classificação da carga. Neste artigo, iremos revelar o que significam estas marcações. Escolha a categoria de velocidade de acordo com as condições de funcionamento do seu veículo.

Categorias de velocidade dos pneus
Categoria de velocidade Velocidade, km/h
Q160
R170
S180
T190
U200
H210
VR210
V240
Z, ZR> 240
W270
Y300

Também estão comercialmente disponíveis pneus com outras categorias de velocidade. Por exemplo, os produtos marcados com B, D, E, F e G podem ser utilizados a velocidades compreendidas entre 50 e 90 km/h. Normalmente, estes pneus são instalados em veículos especiais.

Diferenças na categoria de velocidade dos pneus de inverno e de verão

Geralmente, os pneus de inverno são concebidos para uma condução mais calma. As estradas escorregadias e cobertas de gelo não são adequadas para corridas. Na maioria dos casos, esses pneus têm a classificação R, S ou T. Os produtos com a classificação Q podem ser vistos com menos frequência. Os pneus mais dispendiosos podem ter a classificação H.

Os pneus de verão são concebidos para velocidades mais elevadas e, por norma, têm a classificação H, V, W, ou Y. No entanto, existem pneus classificados S, T ou mesmo Q. Normalmente, são instalados em SUVs, onde a classificação de carga é mais importante do que a classificação de velocidade.

Além disso, existe uma ligação direta entre a categoria de velocidade dos pneus e a altura da sua parede lateral. Quanto mais elevada for, mais reduzida é a velocidade para a qual o pneu foi concebido. Isto pode ser facilmente explicado pelo facto de os flancos mais altos serem mais susceptíveis a deformação, pelo que não são adequados para a condução a alta velocidade.

4 dicas para a escolha e utilização dos pneus

  1. Ao comprar pneus de verão deve optar pelos pneus que têm a mesma categoria de velocidade que os seus pneus normais, ou superior. Quanto aos pneus de inverno, é permitido escolher os que têm uma classificação de velocidade inferior à velocidade máxima do seu veículo.
  2. Se escolher pneus com uma categoria de velocidade inferior à dos pneus normais, considere que deve ser cerca de 15 % superior à velocidade a que habitualmente conduz. Se tiver esses pneus instalados, tenha em conta, que em alguns países, o autocolante com a categoria de velocidade dos pneus deve estar localizado dentro do campo de visão do condutor. Nunca ultrapasse este limite de velocidade.
  3. Não vale a pena comprar pneus com uma categoria de velocidade excessivamente alta. Normalmente são mais resistentes do que os normais, o que pode prejudicar o conforto de condução.
  4. Os pneus de um mesmo eixo devem ter a mesma categoria de velocidade. Os pneus concebidos para velocidades elevadas são feitos de um composto de borracha mais duro. A diferença na rigidez dos pneus pode resultar em deterioração da dirigibilidade do veículo. O automóvel começa a puxar para um dos lados.

Mais Vendidos

Ir para a seleção de marcas de pneus premium
loader Por favor, aguarde...