O primeiro serviço de manobrista automático inaugura na Alemanha
Este serviço encontra-se em funcionamento no museu da Mercedez-Benz em Stuttgart. É um projeto conjunto dos grupos Daimler e Bosch. Os carros podem ser estacionados sem qualquer necessidade de intervenção humana: tudo o que o condutor tem de fazer é ativar o processo através da aplicação correspondente no smartphone. Os condutores podem recuperar os seus veículos da mesma forma.
Esta tecnologia é compatível com os últimos modelos Mercedes-Benz Classe E W213, que estão equipados para poderem ser controlados remotamente. O estacionamento dispõe de um grande número de sensores, que monitorizam os arredores e transmitem os dados para a unidade recetora instalada no carro. Desta forma, no caso de um obstáculo ser detetado, o carro ficará imediatamente imóvel. De acordo com os especialistas, um parque de estacionamento automático alberga 20 % mais carros, do que um convencional, uma vez que o sistema os estaciona muito próximos entre si e sem causar riscos de colisão.
Esta tecnologia assemelha-se muito à tecnologia utilizada nos veículos sem condutor. Nos últimos anos, estas soluções foram desenvolvidas e melhoradas pelos fabricantes de automóveis de várias marcas tais como a Daimler, BMW, General Motors, Volvo, e outros. Todos têm o mesmo objetivo: fazer com que o processo de condução seja completamente autónomo. O estacionamento robótico é uma ótima forma de implementar este objetivo de forma segura. Em primeiro lugar, na garagem podem ser instaladas um número ilimitado de sensores e câmaras, que por sua vez podem ser adaptadas às condições do estacionamento dentro da medida dos possíveis. Em segundo lugar, a ausência de vibrações e fatores ambientais severos significa que as leituras dos instrumentos serão muito mais precisas.