0   Produto
#
0,00 €
O seu carrinho está vazio

Porque perdem os carros a diesel popularidade na Europa?

Subscrever
AS NOSSAS NEWSLETTERS

Para obter as nossas últimas notícias e dicas, insira o seu e-mail:

Atualmente, está a ocorrer contração da procura de carros a gasóleo na Europa. Suspeita-se que esta tendência se manterá nos próximos anos. Vamos esclarecer tudo isto.

Estatísticas de vendas de carros a diesel na Europa

Segundo a Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis, foram vendidos 15 158 874 carros em países da UE, excluindo Malta, em 2018, e 15 136 590, em 2017. Assim, a percentagem de carros a gasóleo foi 35,9% e 44%, correspondentemente. Globalmente, a procura destes diminuiu em 18,3% em comparação ao ano anterior.

A consultora britânica JATO também registou uma redução de 18% na procura de transporte a gasóleo. De acordo com as estatísticas, de 27 países europeus, foi comercializado um total de 5,59 milhões de carros a diesel em 2018. Este valor corresponde a 36% do total de veículos de passageiros e o índice mais baixo desde 2001, quando apenas foram comercializados 5,44 milhões de carros a gasóleo. A tendência de diminuição foi especialmente evidente em comparação com 2011, quando este tipo de veículos tinham 55% de quota de mercado.

As estatísticas da JATO demonstram uma redução significativa da popularidade dos carros a diesel em 20 de 27 países. Ocorrendo a uma taxa elevada na Grã-Bretanha, países escandinavos e do Benelux. 30%, 22% e 22% menos veículos foram comercializados aqui em 2018 que em 2017.

Países com a maior e menor percentagem de carros a diesel

De acordo com dados da JATO, os carros a gasóleo ainda têm mais de 50% de quota de mercado na Irlanda, Portugal e Itália em 2018. Em 2017, mantiveram as posições de liderança em seis países: Irlanda, Portugal, Itália, Luxemburgo e Croácia.

A menor percentagem de registo de carros a gasóleo novos foi registada na Holanda e na Noruega. Têm menos de 20% do total de vendas.

Diesel é uma escolha de fãs de marcas Premium

De acordo com as estatísticas da JATO, 8 de 10 marcas com máximos de vendas de carros a gasóleo são marcas Premium. Assim, os condutores que compram Audi, Mercedes, BMW, Volvo, Land Rover, Jeep e outros carros, dão preferência a esta tipo de combustível. Adicionalmente, foi registado um ligeiro crescimento nas vendas, de 44% a 49%, em três fabricantes, incluindo até a DS.

Causas da diminuição da popularidade dos motores a diesel

  • Má reputação. É causada por escândalos em volta de reconhecidos grupos automóveis, que reduziram os valores das emissões propositadamente, através da instalação de software específico ou da manipulação de dados de sensores.
  • Limitações de transporte. Em algumas cidades europeias, Hamburgo, por exemplo, existe uma proibição para conduzir em ruas principais com carros que não cumpram a mais recente norma de emissões – Euro 6. As autoridades de Paris, Madrid, Atenas, Dusseldorf e outras cidades também proclamaram a intenção de introduzir proibições semelhantes.
  • Possível recusa de motores de combustão interna em alguns países. Noruega, Grã-Bretanha, Holanda, França, Alemanha e Índia planeiam mudar para carros elétricos nos próximos anos.
  • Custo elevado. Os impostos e preços do gasóleo, ligeiramente aumentados pelas autoridades de alguns países, assim como os preços dos carros a diesel, estimulam os clientes a rejeitarem estes carros com o passar do tempo.
  • Crescimento da popularidade de carros híbridos e elétricos. De acordo com as estatísticas da JATO, as vendas de veículos alternativos aumentaram bastante em 2018. A quantidade de carros registados nos territórios de 27 países europeus atingiu 944 800, que corresponde a 6,5% da quota de mercado. Esta valor era de apenas 0,5% em 2008.

Conclusão

Apesar da diminuição de popularidade, os veículos a diesel continuam presentes no mercado europeu. Todavia, perderá posições gradualmente nos próximos anos. A causa está, não apenas na má reputação dos motores a gasóleo, mas no aumento da procura de carros elétricos, que, como afirmam os especialistas, levará à saída do mercado dos carros equipados com motores de combustão interna.

loader Por favor, aguarde...

2.500.000 peças de automóvel - encontre uma peça de reposição adequada para o seu carro.
Procurar por peças de reposição:

Tipo de pedido Exemplo
Peças para Carros Discos de travão
Peças para Carros + Fabricante de autopeças Filtro de óleo BOSCH
Peças para Carros + Marca do automóvel Vela de ignição CADILLAC
Peças para Carros + Número de artigo Escovas limpa vidros 3 397 004 671
Número de artigo A33/B01
Número de artigo + Fabricante de autopeças 298W0161 RIDEX
OEN 13008720
OEN + Fabricante de autopeças 1780107 CHAMPION