Pneus recauchutados





Pneus recauchutados: vantagens e desvantagens
Os pneus de elevada qualidade podem durar alguns anos. No entanto, são bastante caros. Hoje em dia, os proprietários de automóveis têm a oportunidade de comprar pneus recauchutados. Aqui explicamos o que são.
Tecnologia de recauchutagem de pneus
Neste momento, muitos fabricantes líderes dominam a tecnologia da recauchutagem de pneus. Entre eles, a Michelin e a Bridgestone, um dos líderes na produção de pneus.
A tecnologia consiste na utilização de uma carcaça de pneu antiga, na qual é fixada uma nova banda de rodagem.
Por norma, a restauração é feita em várias etapas:
- Uma banda de rodagem danificada é cortada da carcaça velha;
- A superfície limpa é triturada para a tornar macia;
- As manchas danificadas são preenchidas com a ajuda de uma extrusora de borracha;
- É feita uma nova banda de rodagem e depois vulcanizada sobre a carcaça.
No entanto, este processo pode variar em função do método de recauchutagem utilizado.
Nem todos os pneus são recauchutados. Para alguns deles, a recauchutagem é simplesmente inoportuna. O estado da carcaça é avaliado pelo fabricante. Quanto à banda de rodagem, não são permitidos mais de 5 furos de diâmetro até 5 mm, sendo a distância entre eles superior a 1 cm.
Como distinguir os pneus recauchutados dos pneus novos?
Os fabricantes fiáveis fazem sempre a marcação correspondente - "Regummerad" ou "Retread" - nos seus pneus recauchutados. Todos os pneus são submetidos a testes em várias fases, têm a documentação correspondente e são fornecidos com uma garantia.
Mas se, por exemplo, um fabricante ou vendedor desonesto tentar encobrir o facto de os pneus terem sido recauchutados a fim de os vender a um preço mais elevado, pode não haver nenhuma referência na parede lateral. Pode determinar que os pneus foram processados através dos seguintes sinais:
- Uma camada de fuligem, pequenas partículas de borracha e sobreposições de composto podem ser vistas na face interna do pneu;
- Os caracteres e escritos da marcação estão com rachas.
Vantagens e desvantagens dos pneus recauchutados
A principal vantagem dos pneus recauchutados é o seu preço. Por norma, são 30 a 50 % mais baratos, do que os pneus novos. Isto permite poupar significativamente, especialmente para os proprietários de veículos comerciais, motoristas de táxi, ou outros que têm de percorrer longas distâncias. O aspecto ambiental não é menos importante: a reutilização dos pneus ajuda a poupar óleo, que é necessário para o fabrico de novos componentes. Além disso, as emissões de dióxido de carbono são reduzidas.
Este tipo de pneus também tem desvantagens. Têm um peso superior ao das peças novas, o que pode afetar a dinâmica do veículo e provocar um maior consumo de combustível. Se o pneu dador tiver sofrido danos consideráveis, a vida útil do pneu recauchutado será curta.
Mais Vendidos
