Plus
Teste a conta premium
0   Produto
#
0,00 €
O seu carrinho está vazio

Pneus recauchutados

Procurar pneus por tamanho
Escolha o tamanho adequado dos Pneus
205 / 55 R15
Temporada
Tudo
Procurar
tyre_select_pkw_image

Pneus recauchutados: vantagens e desvantagens

Os pneus de elevada qualidade podem durar alguns anos. No entanto, são bastante caros. Hoje em dia, os proprietários de automóveis têm a oportunidade de comprar pneus recauchutados. Aqui explicamos o que são.

Tecnologia de recauchutagem de pneus

Neste momento, muitos fabricantes líderes dominam a tecnologia da recauchutagem de pneus. Entre eles, a Michelin e a Bridgestone, um dos líderes na produção de pneus.

A tecnologia consiste na utilização de uma carcaça de pneu antiga, na qual é fixada uma nova banda de rodagem.

Por norma, a restauração é feita em várias etapas:

  • Uma banda de rodagem danificada é cortada da carcaça velha;
  • A superfície limpa é triturada para a tornar macia;
  • As manchas danificadas são preenchidas com a ajuda de uma extrusora de borracha;
  • É feita uma nova banda de rodagem e depois vulcanizada sobre a carcaça.

No entanto, este processo pode variar em função do método de recauchutagem utilizado.

Nem todos os pneus são recauchutados. Para alguns deles, a recauchutagem é simplesmente inoportuna. O estado da carcaça é avaliado pelo fabricante. Quanto à banda de rodagem, não são permitidos mais de 5 furos de diâmetro até 5 mm, sendo a distância entre eles superior a 1 cm.

Como distinguir os pneus recauchutados dos pneus novos?

Os fabricantes fiáveis fazem sempre a marcação correspondente - "Regummerad" ou "Retread" - nos seus pneus recauchutados. Todos os pneus são submetidos a testes em várias fases, têm a documentação correspondente e são fornecidos com uma garantia.

Mas se, por exemplo, um fabricante ou vendedor desonesto tentar encobrir o facto de os pneus terem sido recauchutados a fim de os vender a um preço mais elevado, pode não haver nenhuma referência na parede lateral. Pode determinar que os pneus foram processados através dos seguintes sinais:

  • Uma camada de fuligem, pequenas partículas de borracha e sobreposições de composto podem ser vistas na face interna do pneu;
  • Os caracteres e escritos da marcação estão com rachas.

Vantagens e desvantagens dos pneus recauchutados

A principal vantagem dos pneus recauchutados é o seu preço. Por norma, são 30 a 50 % mais baratos, do que os pneus novos. Isto permite poupar significativamente, especialmente para os proprietários de veículos comerciais, motoristas de táxi, ou outros que têm de percorrer longas distâncias. O aspecto ambiental não é menos importante: a reutilização dos pneus ajuda a poupar óleo, que é necessário para o fabrico de novos componentes. Além disso, as emissões de dióxido de carbono são reduzidas.

Este tipo de pneus também tem desvantagens. Têm um peso superior ao das peças novas, o que pode afetar a dinâmica do veículo e provocar um maior consumo de combustível. Se o pneu dador tiver sofrido danos consideráveis, a vida útil do pneu recauchutado será curta.

Mais Vendidos

Ir para a seleção de marcas de pneus premium
loader Por favor, aguarde...