Sistema de ar condicionado autopeças

Sistema de ar condicionado autopeças para Top marcas de carro
Top 10 dos melhores vendedores da seção Sistema de ar condicionado
Sistema de ar condicionado peças auto - todas as informações importantes sobre o método de funcionamento, montagem, diagnósticos e vida útil
Um sistema de ar condicionado é utilizado para arrefecer o ar dentro de um carro. Este assegura conforto dentro do veículo independentemente da temperatura ambiente.
Design do sistema de ar condicionado
Um ar condicionado de um veículo é feito sob a forma de um sistema estanque, no qual circula refrigerante. Esta é uma substância que gera calor quando comprimida para um estado líquido e que o absorve quando em expansão para um estado gasoso. O refrigerante é pressurizado por um compressor. É acionado pela cambota do motor elétrico, uma embraiagem eletromagnética ou pelo seu próprio motor elétrico.
Após ativar o ar condicionado, o compressor comprime o refrigerante, resultando no seu aquecimento até 80-90 °C. Depois disso, é direcionado para o condensador, onde flui contracorrente de ar ou uma ventoinha sopra. Estas alterações de temperatura fazem com que o processo de condensação ocorra e o refrigerante passa através do recetor secador ao transformar-se líquido, onde são eliminadas sujidade e humidade dele. De seguida, o refrigerante passa através da válvula de comando do termostato e entra no tubo de baixa pressão e aí, pelo evaporador, arrefecendo enquanto entra num estado gasoso. Em frente ao evaporador está uma ventoinha, que ventila o ar arrefecido pelo habitáculo. Depois disso, o refrigerante regressa ao compressor.
Os sensores e as unidades de controlo gerem o funcionamento de todos estes componentes.
Dicas de manutenção
- Mantenha o compartimento do motor limpo. De vez em quando, limpe a poeira, sujidade e os resíduos do condensador. Retire quaisquer depósitos de sal acumulado do mesmo.
- Certifique-se de que os tubos estão bem fixados. Se notar que estão soltos, aperte os fixadores.
- Faça regularmente a manutenção do ar condicionado. Não ignore as recomendações para adicionar refrigerante. Este tende a evaporar-se pelos poros das mangueiras, então, com o passar do tempo, a quantidade de refrigerante no sistema de ar condicionado diminui.
- Ligue o sistema no inverno como uma medida preventiva. Isto permitirá lubrificar os seus componentes internos, protegendo-os da corrosão e secando. Basta que a unidade trabalhe durante 15 minutos. Contudo, tenha em atenção que o procedimento deve ser feito numa divisão quente como uma garagem, espaço de estacionamento coberto, etc.
- Tente limpar o evaporador e substituir o filtro do habitáculo duas vezes por ano.
- Se o carro tiver sido deixado ao sol por muito tempo em tempo quente, areje-o antes de ligar o ar condicionado. Isto reduzirá a carga no compressor e minimizará o risco de adoecer.
- Não abasteça o sistema de ar condicionado por conta própria. Sem ferramentas adequadas, não poderá controlar a pressão no sistema. Refrigerante em excesso é muito perigoso, porque pode causar choque hidráulico e a destruição do compressor.
- Feche os vidros quando o sistema está ligado. Se estiver constantemente a entrar ar quente da rua no carro, todos os componentes do sistema de ar condicionado irão desgastar-se prematuramente.
Indicações de avaria
Ruídos e zumbidos provenientes do compressor quando o ar condicionado está ligado ou desligado indicam que o rolamento da polia está gasto. Contudo, se o ruído apenas surgir quando o motor está a funcionar, é provável que o compressor esteja avariado. O compressor tem de ser substituído. Uma eficiência reduzida de refrigeração, bem como espuma branca na janela de inspeção (se existir), indicam que o sistema está a verter. Se o condensador estiver contaminado, o sistema pode desligar-se sozinho. Ocorre o mesmo problema quando a válvula de comando do termostato está entupida. Simultaneamente, os tubos do evaporador podem ficar cobertos de gelo, acompanhado de interrupções no fornecimento de ar frio. Podem ser observados problemas semelhantes quando o sensor de pressão está avariado.
Causas de avaria
A deterioração do compressor e de outros elementos costuma ser causada pela ausência de lubrificante, o que pode ser explicado por um nível baixo de refrigerante ou pelo sistema estar sem ser utilizado durante muito tempo. Consequentemente, o ar condicionado deve ser ligado pelo menos uma vez por semana. A corrosão que danifica o radiador e aquecimento pode ser causada por uma falha do filtro secador, se, por exemplo, não tiver sido substituído durante a despressurização do sistema.
Auto-doc.pt: apenas produtos para automóveis de elevada qualidade
Poderá comprar peças de ar condicionado a um preço reduzida na nossa loja online. Também pode subscrever a nossa newsletter para receber informação das nossas ofertas especiais.