1.000.000 peças de automóvel - encontre uma peça de reposição adequada para o seu carro Exemplo

0 Produto
#
O seu carrinho está vazio
0,00 €

Verifique o Motor ativado no painel de instrumentos: causas da ativação do indicador e formas de resolver o problema

Subscrever
AS NOSSAS NEWSLETTERS

Para obter as nossas últimas notícias e dicas, insira o seu e-mail:

Verifique o Motor é um indicador que assinala a falha no motor ou desempenho dos sistemas relacionados com este. Nos veículos modernos ele informa sobre as falhas do sistema de ignição ou de transmissão automática, alteração nas rpm do motor durante um determinado período de tempo ou mistura de combustão e por aí adiante.

No modo de operação normal, quando todos os sistemas sob o seu controlo trabalham normalmente, ele pisca quando liga a chave da ignição e deve desligar-se após iniciar o motor. Mas se a luz estiver constantemente a piscar ou começar a piscar inesperadamente enquanto conduz, deve verificar determinados sistemas e sensores. Por vezes pode eliminar o erro por si só. Mas se tiver tomado medidas e o sinal do Verifique Motor continuar a assinalar um erro, irá necessitar da ajuda de profissionais.

9 Causas para a luz Verifique o Motor disparar

1. Utilização de combustível de fraca qualidade. Neste caso a luz Verifique o Motor começa habitualmente a piscar logo após abastecer. Só consegue resolver o problema trocando para um combustível de melhor qualidade.

2. Desintegração do sistema de fornecimento de combustível. Por vezes a luz pisca quando, por algum motivo, o ar entra no sistema do combustível, por exemplo, se o bujão do combustível não estiver bem apertado.

3. Nível do óleo diminuído. Se aparecer o sinal de erro apenas durante o aquecimento do motor, pode haver uma fuga no sistema de lubrificação. Neste caso, examine atentamente o espaço sob o capô, verifique se há listras de óleo na caixa do motor, Se encontrar uma fuga, elimine-a.

4. Falha na bomba de combustível ou entupimento do filtro de combustível. Para verificar a sua operação é necessário medir a pressão no rail do combustível com um instrumento de medição da pressão. Se estiver abaixo de 3 atmosferas, os elementos defeituosos dos sistemas de fornecimento de combustível têm de ser reparados ou substituídos.

5. Contaminação dos elementos do sistema de injeção de combustível. A perda da capacidade de rendimento dos bocais de injeção de combustível têm um impacto negativo no desempenho do motor, o qual é indicado no computador de bordo. A solução neste caso é limpar os componentes. Isto pode ser efetuado de forma independente com a utilização de aditivos especiais ou pode ser confiado aos profissionais.

6. Falha na ignição em um dos cilindros. Pode verificar se há faísca no cilindro com a ajuda de um multímetro ou de um testador de faíscas especial com um elemento piezo. Se não houver faísca irá necessitar de diagnosticar cuidadosamente elementos como o sensor da cambota, o módulo de ignição, bobina, distribuidor e as velas de ignição, fios de alta voltagem e a unidade de controlo do motor.

7. Defeito nas velas de ignição. Examine-as. Procure por vestígios de óleo na área da rosca, incrustações em carbono na vela de ignição, manchas castanho-escuro ou amarelas no elétrodo ou superfícies do isolador.

8. Falha no sensor de oxigénio. É muito frequente os sinais de Verifique o Motor assinalarem este erro. Por vezes uma falha do sensor pode ser indicada por sinais físicos, como uma grande quantidade de fuligem ou sujidade na sua superfície. O sensor defeituoso tem de ser substituído.

9. Funcionamento defeituoso do conversor catalítico. Uma forma de verificar é medindo a contrapressão na saída com o medidor de pressão. Ela não deve exceder os 10 kPa quando está parado e 20 kPa a 2500 rpm.

Quando deve parar de conduzir

Por vezes o piscar da luz Verifique o Motor não é criticamente perigoso. Nesses casos o condutor pode deslocar-se à estação de serviço mais próxima para efetuar uma análise mais aprofundada. Mas, por vezes, conduzir no carro com a luz Verifique o Motor a piscar é estritamente proibido.

Deve parar de imediato o carro se:

  1. Uma das seguintes luzes de aviso piscar juntamente com a luz Verifique o Motor:
    • sobreaquecimento do motor
    • controlo do gás de exaustão
    • nível de óleo
    • nível do refrigerante
  2. Observar os seguintes sinais:
    • o motor começou a vibrar
    • as rpm da cadeia cinemática tiverem um pico enquanto está parado
    • sentir um cheiro a queimado na cabine
  3. As rpm do motor não subirem acima de determinados valores, enquanto a luz está a piscar.

Conclusão

Se a luz Verifique o Motor começar a piscar durante a condução, pare o caro e desligue o motor. Em seguida, abra o capô, verifique a operação dos sistemas supracitados e tente resolver o problema. Se as suas ações não forem bem-sucedidas, avalie a natureza da luz de aviso e decida se é possível continuar a conduzir. Desloque-se à estação de serviço mais próxima ou contacte o serviço de ajuda apropriado.

De qualquer das formas, a ativação da luz Verifique o Motor não deve ser ignorada. Não é apenas perigoso, mas também pode depreender custos de reparação. Preste especial atenção aos sinais de aviso, resolva os problemas menores atempadamente e o seu carro irá durar-lhe para muito tempo.

Compre online com desconto em ofertas especiais e promoções - TecDoc Inside

Os dados aqui apresentados, em particular a base de dados completa, não podem ser copiados. É igualmente proibido duplicar ou divulgar os dados ou a base de dados completa e/ou incumbir terceiros de exercer tais atividades, sem o consentimento prévio da TecDoc. Qualquer violação representa uma infração aos direitos de autor e será alvo de ação judicial.

Atendimento ao Cliente Internacional

Atendimento ao Cliente para Portugal[email protected]Auto-doc.pt - Linha direta e serviço de apoio ao cliente

© 2019 www.auto-doc.pt: AUTODOC Loja online

O novo site simplificado vai tornar mais fácil para si encontrar a peça certa. Procurar por peças de reposição.

Tipo de pedido Exemplo
Peças para Carros Juntas da Cabeça do Motor
Peças para Carros + Fabricante de autopeças Juntas da Cabeça do Motor JAPANPARTS
Peças para Carros + Marca do automóvel Juntas da Cabeça do Motor KIA SPORTAGE
Peças para Carros + Número de artigo Juntas da Cabeça do Motor KG-001
Número de artigo 018.771
Número de artigo + Fabricante de autopeças HS1819 FAI AutoParts
OEN 0K01810270
OEN + Fabricante de autopeças 0K01810270A ELRING
loader Por favor, aguarde...