Índice
Skoda Fabia: problemas com o fecho centralizado e outras avarias comuns
Este utilitário da Skoda surgiu no mercado no ano de 2000, sendo o sucessor do Skoda Felicia. No total existem quatro gerações do modelo, no caso das primeiras três foram lançadas atualizações.
Problemas da primeira geração do Fabia (2000 – 2007)
A primeira geração deste carro esteve disponível enquanto carrinha, sedã e hatchback com três níveis de acabamentos. Foi lançada uma atualização a partir de 2007. Esta geração dispõe de motorização a gasolina (50 – 116 cv) e a gasóleo (69 – 129 cv).
Em geral, trata-se de um veículo fiável. Além disso, estes carros são espaçosos e dispõem de bons acabamentos, permitindo um bom conforto de condução. Entre as desvantagens destaca-se a tendência da carroçaria para o enferrujamento e a falta de airbags de cabeça.
Entre os problemas mais graves desta geração destacam-se:
- Possível libertação de fragmentos do airbag frontal do condutor em caso de acidente (anos de produção de 2001 a 2002);
- Possível fuga de gasóleo a partir da bomba de combustível, posto que os seus parafusos de aperto são frágeis (ano de produção 2004);
- Problemas no fecho central do Skoda Fabia.
Problemas da segunda geração do Skoda Fabia (2007 – 2014)
A segunda geração do Fabia foi comercializada enquanto carrinha e hatchback. Esta geração dispõe de motorização a gasolina (60 – 105 cv) e a gasóleo (75 – 105 cv). Foi lançada uma atualização a partir de 2010.
Trata-se de veículos espaçosos com bons acabamentos, tal como foi o caso da geração anterior. As suas características de condução são seguras, a versão carrinha dispõe de uma bagageira bastante espaçosa. Porém, esta geração também continua a ter tendência para a corrosão, em particular nos guarda-lamas. Além disso, é comum a corrente de distribuição ser frágil no caso de motores TSI.
Em geral, trata-se de um modelo relativamente fiável no que respeita avarias. Entre os problemas mais severos nas peças do Skoda Fabia encontram-se:
- No caso de motores a gasóleo de três cilindros: a carcaça do filtro de combustível tem tendência a quebrar, o que pode provocar uma fuga de combustível (anos de produção de 2010 a 2014);
- Um afrouxamento do aperto dos parafusos do ajuste variável da árvore de cames pode provocar uma fuga de óleo de motor do Skoda Fabia (ano de produção 2014);
- Um problema de airbag do condutor pode, em caso de ativação, provocar uma insuflação descontrolada e a libertação de fragmentos metálicos (anos de produção de 2012 a 2014).
Problemas da terceira geração do Fabia (2014 – 2022)
A terceira geração deste modelo também foi comercializada enquanto carrinha e hatchback. Foi lançada uma atualização em 2018. Este modelo dispõe de motorização a gasolina (60 – 110 cv) e a gasóleo (90 – 105 cv).
Como nas gerações anteriores, este é um automóvel seguro com bons acabamentos, proporcionando uma boa relação qualidade-preço. Em particular a carrinha convence graças ao seu grande porta-bagagens.
Em geral, a terceira geração é fiável. Entre os problemas mais severos encontram-se:
- No caso de motores a gasóleo de três cilindros: a carcaça do filtro de combustível tem tendência a quebrar, o que pode provocar uma fuga de combustível (ano de produção de 2014);
- Interrupção do sistema de controlo de emissões (anos de produção de 2014 a 2015);
- Possível falha no airbag do condutor pode provocar que este não se insufle completamente em caso de ativação (ano de produção 2018);
- Falha no sistema de injeção pode estar associada a taxas de fuga elevadas (anos de produção de 2018 a 2019);
- Possíveis problemas no sistema de airbag do passageiro dianteiro (anos de produção de 2021 a 2022).
Principais produtos sobre o assunto: