0   Produto
#
0,00 €
O seu carrinho está vazio

Preparar o seu veículo para o inverno: dicas de especialistas

Subscrever
AS NOSSAS NEWSLETTERS

Para obter as nossas últimas notícias e dicas, insira o seu e-mail:

Um automóvel e os seus sistemas requerem atenção especial durante a estação fria. Muitos sistemas e componentes de automóvel tem que trabalhar sob tensão extra, devido à qual podem repentinamente avariar-se. Para evitar isso, vamos dar-lhe conselhos como preparar o seu automóvel para a estação fria.

O que deve ser verificado no automóvel antes de chegar o tempo frio

  1. Bateria. Devido à significativa desaceleração das reações químicas no frio, a sua capacidade fica em média 20 – 50% mais baixa. O problema ainda fica pior porque as cargas da bateria aumentam no inverno devido à ligação de muitos dispositivos. E o arranque do motor requer algumas vezes mais potência. Uma bateria velha pode falhar ao lidar com as suas funções. É por isso que deve verificar a condição desta unidade, de preferência numa estação de serviço. Provavelmente, deve ser recarregada ou efetuar a dessulfatação das placas. Se a bateria estiver com desgaste, deve ser substituída.

A dica de AUTODOC. É aconselhável optar por baterias AGM com eletrólito de gel. São mais resistentes às vibrações e mais eficiente a baixas temperaturas. Lembre-se: no inverno, mesmo uma bateria nova requer recargas repetidas com a ajuda de um carregador especial.

  1. Arranque e alternador. Se o motor de arranque estiver avariado, a bateria pode descarregar mais rapidamente. O baixo desempenho do alternador causa uma subcarga constante da bateria, o que leva ao derramamento da massa ativa e à sulfatação das placas.

A dica de AUTODOC. Verifique regularmente a correia do alternador, a sua tensão. Com rachas, com desgaste, correia frouxa ou oleosa são as razões mais frequentes da subcarga da bateria.

  1. Sistema de controlo de climatização. O seu conforto ao volante depende da temperatura no interior do automóvel. Certifique-se que o aquecimento ou o controlo de climatização estão em bom estado de funcionamento, para proteger-se de ficar com frio no compartimento de passageiros. Para fazer isso, precisa verificar se os tubos estão intactos, certificar-se que a bomba e o condensador funcionam bem, e que as saídas de ar e do radiador não estão bloqueadas. É melhor ter o diagnóstico realizado por profissionais.

A dica de AUTODOC. Recomenda-se substituir o filtro de habitáculo antes da estação de inverno. Quando estiver entupido, a circulação de ar é dificultada, o que muitas vezes leva ao embaciamento dos vidros. Este problema é especialmente relevante na estação de inverno, devido à diferença de temperaturas.

  1. Vedações das portas. Se estas estiverem com desgaste, então ficará frio e húmido no compartimento de passageiros. A elevada humidade pode causar a corrosão do automóvel. Além disso, a porta pode congelar até ao parapeito. Isso é porque deve executar a substituição dos elementos de borracha, no caso de notar que as vedações estão endurecidas ou danificadas ou sons estranhos entram no habitáculo, um som específico de rangido é ouvido da porta ao conduzir numa estrada desnivelada.

A dica de AUTODOC. Trate as vedações com um lubrificante de silicone especial de tempos a tempos para protegê-las de mudanças de temperatura, gelo e humidade.

  1. Painéis da carroçaria e da parte inferior. As mudanças de temperatura, agentes de descongelamento, neve, sujidade, água têm um impacto destrutivo na carroçaria e na suspensão do automóvel. Na primavera, podem ser encontradas grandes manchas de corrosão em locais onde antes estavam pequenas rachas e arranhões. Por isso, mesmo as danificações insignificantes devem ser reparadas a tempo, especialmente antes que fique frio. O inferior do automóvel deve ser tratado com um composto de anti-corrosão especial. As lascas devem ser pintadas. Para a carroçaria do automóvel, estão disponíveis a nível comercial os polimentos à base de polímeros. Estes não farão apenas a superfície ficar a brilhar, mas também criarão uma película protetora.

A dica de AUTODOC. Se guardar o seu automóvel numa garagem, tome cuidado para evitar que a temperatura interna exceda consideravelmente a temperatura ambiente: em condições quentes, os agentes de descongelamento começam a reagir mais rapidamente com o revestimento do automóvel.

  1. Sistema de limpeza e lava vidros. No inverno, os vidros dos automóveis ficam muito propensos à sujidade por causa do gelo e da neve. É por isso que o lava vidros e o limpa para-brisas devem funcionar bem. Verifique se os jatos não estão entupidos, certifique-se de que os elementos de borracha das escovas do limpa para-brisas não endureceram e ficam danificadas. Reabasteça o líquido anticongelante, se necessário.

A dica de AUTODOC. Na estação do frio, opte por escovas de limpa para-brisas de inverno. Os seus elementos de borracha são feitos de uma borracha especial repelente à água que não perde a elasticidade a temperaturas abaixo de zero. Os elementos de metal são substituídos pelos de plástico – menos aptos a congelar, – ou protegidos com uma cobertura especial. Alguns modelos das escovas do limpa para-brisas têm um elemento de aquecimento embutido que impede o congelamento dos componentes na superfície do para-brisas.

  1. Velas de incandescência. As suas avarias podem causar problemas do arranque do motor. Por vezes é de todo impossível iniciar o arranque do motor.

A dica de AUTODOC. Se uma vela ficar avariada, em breve, o restante fica muito propenso a avarias. Isto é por que deve substituir estas peças como um kit.

O que deve ser substituído sem falhar

  1. Pneus. É proibida a condução com pneus de verão no inverno. É por isso que deve substituir os pneus de verão pelos de inverno assim que a temperatura média diária ficar abaixo dos 7° C por muitos dias. Os últimos são feitos de uma mistura de borracha mais macia que permanece elástica a baixas temperaturas, e o piso de rodagem tem mais lamelas responsáveis pela aderência numa superfície escorregadia.
  2. Óleo. Hoje em dia, a maioria dos fabricantes de produtos químicos de automóveis produzem óleos para todas as épocas. Mas se o veículo for utilizado numa área com um clima severo, o lubrificante provavelmente deve ser substituído. Por exemplo, o óleo para todas as estações com o grau de viscosidade 25W-40 não pode ser usado em temperaturas abaixo de -5 °C, 20W-40 — abaixo de -10 °C. Esses óleos ficam mais densos no frio intenso, o que aumenta significativamente o desgaste do arranque do motor, a carga para o arranque e o consumo de combustível.
  3. Combustível Diesel. O combustível diesel de verão engrossa a uma temperatura tão alta quanto -5 °C. Não pode ser usado sem pré-aquecimento. Devido a componentes especiais, o combustível de inverno mantém a fluidez a −35 °C e alguns tipos – a −55 °C.

9 acessórios e agentes que podem ajudá-lo com urgência no inverno

  1. Raspador de gelo e neve com escova. Com a sua ajuda, pode facilmente limpar os vidros e a carroçaria do gelo e da neve sem danificar a pintura ou arranhar os vidros. É indispensável se o automóvel estiver estacionado ao ar livre.

  1. Agentes anti-embaciamento. Incluem composições químicas que criam uma barreira protetora invisível na superfície do vidro, impedindo a condensação da humidade.
  2. Líquido para o fecho. Trata-se de um agente penetrante especial que facilita a abertura de um fecho congelado. Muitas vezes é também usado para a prevenção da formação de congelamento.
  3. . É indispensável quando precisa remover a neve debaixo das rodas de um automóvel preso na estrada. É recomendável ter 2 pás no compartimento de bagagem: uma de face quadrada e uma de pontas arredondadas. A primeira é conveniente para a limpeza de grandes áreas de neve. A última será necessária para a remoção da neve ou gelo debaixo do inferior do automóvel.

  1. Esteiras de tração de pneus. São colocadas sob uma roda escorregadia numa estrada coberta de neve ou escorregadia.
  2. Capas de Assento. Irão proteger os estofos da sujidade e também criar uma camada de ar adicional devido à qual os assentos ficam mais quentes quando entrar no automóvel. Recomendamos também a compra de capas de assento com a função de aquecimento para uma condução mais confortável.
  3. Cabos de ligação. Irão ajudar no arranque do motor a partir de outro veículo, se a bateria estiver descarregada. Deve escolher cabos grossos com pinças de crocodilo: mesmo que ocorra uma insignificante resistência no circuito, toda a energia vai para o aquecimento da instalação elétrica, mas não para o arranque do motor.

  1. Corda de reboque. Irá ajudá-lo a sair se estiver preso num monte de neve.

  1. Antigelo. Trata-se de um agente químico que age como um anti-congelante. Por exemplo, ajuda a remover o gelo na entrada da garagem.

Conclusão. Muitos defeitos, impercetíveis no verão, mostram-se no inverno devido a condições severas de funcionamento. Para evitar que os sistemas do automóvel avariem no momento mais inadequado e que fique preso longe da civilização, é recomendável que o automóvel seja examinado - de preferência numa estação de serviço - antes que o tempo fique frio. Na verdade, pode confiar no seu veículo se todas as suas unidades e montagens funcionarem bem, e se os acessórios simples, mas úteis, estiverem disponíveis.

loader Por favor, aguarde...

2.500.000 peças de automóvel - encontre uma peça de reposição adequada para o seu carro.
Procurar por peças de reposição:

Tipo de pedido Exemplo
Peças para Carros Tubo hidráulico, direcção
Peças para Carros + Fabricante de autopeças Tubo hidráulico, direcção TOPRAN
Peças para Carros + Marca do automóvel Tubo hidráulico, direcção LANCIA
Peças para Carros + Número de artigo Tubo hidráulico, direcção 50267081
Número de artigo 3.89606
Número de artigo + Fabricante de autopeças 4.20503 TOPRAN
OEN 14591487
OEN + Fabricante de autopeças 17887787 TOPRAN