• SHOP
  • CLUB
Teste a conta premium
0
Minha garagem
Adicionar veículo
0
Produto #60-0176
0,00 €
O seu carrinho está vazio

Pneus de motas: profundidade do piso

Índice

  1. O que é a profundidade do piso do pneu?
  2. Qual é a medida legal?
  3. Como saber se o pneu da moto está careca?
  4. O que causa o desgaste?
  5. O que é a aquaplanagem?

O estado dos pneus das motos tem um grande peso na segurança e no conforto da condução. Os pneus têm um limite de vida útil, que depende do uso e da manutenção que lhes damos. A sua verificação é da responsabilidade do condutor, não só para evitar multas, como também para garantir uma condição segura e evitar a aquaplanagem.

O que é a profundidade do piso do pneu?

A profundidade do piso do pneu mede-se na banda de rodagem. Corresponde à medida vertical dos sulcos, sendo medida desde o topo das barras de borracha até ao fundo das ranhuras mais profundas do pneu. São estes sulcos que garantem o desempenho em várias condições de condução, como, por exemplo, a aderência necessária à estrada em dias de chuva.

Pneus de motas: profundidade do piso

A profundidade do piso de um pneu novo é, geralmente, entre 8 a 9 mm. Em Portugal, o relevo dos pneus das motas deve ser de, pelo menos, 1 mm, como estabelecido pelo Decreto Regulamentar 7-98, art.º 6.º. Abaixo desse limite, os pneus perdem aderência e o risco de acidentes aumenta. Além disso, se as autoridades verificarem esta falha, também é possível receber uma multa. Adicionalmente, uma mota que tenha pneus carecas não passa na inspeção periódica obrigatória.

No entanto, a maioria dos fabricantes de pneus recomendam a sua troca antes do desgaste chegar a esse limite legal. Geralmente, a substituição deverá ser feita quando as ranhuras chegarem aos 3 mm. Conforme a profundidade da banda de rodagem do pneu diminui, a distância de travagem aumenta devido à redução da aderência à estrada.

Como saber se o pneu da moto está careca?

Para ver se está na hora de substituir os pneus da sua moto, é preciso medir a profundidade do piso. Esta medição deve ser feita em várias ranhuras por todo o pneu. São os sulcos mais profundos que indicam se o pneu está careca ou não. Se a maioria dos sulcos tiver menos de 1 mm não pode continuar a viajar com o pneu.

Alguns fabricantes incluem indicadores de desgaste do piso nas próprias ranhuras, como os pneus de moto da Michelin. Estes auxiliam o condutor a verificar o estado dos pneus. Quando o desgaste da borracha alcança esta marcação, é sinal de que os pneus devem ser substituídos. Assim, garante-se a segurança do condutor e dos passageiros e evitam-se infrações das leis.

Se os seus pneus não dispuserem desta marcação, pode também usar uma ferramenta de medição da profundidade do piso do pneus, semelhante à usada pelos profissionais. Esta é denominada por profundímetro de pneus.

O procedimento de medição é bastante simples: basta rodar o volante a 45 graus para um dos lado e, assim, consegue-se aceder mais facilmente a toda a largura do pneu. Colocando a ponta do medidor num sulco que não tenha um indicador de desgaste, poderá consultar o resultado da medição na escala ou no ecrã digital, dependendo do modelo da sua ferramenta. Repita o processo em várias zonas do pneu, medindo nas ranhuras no exterior, centro e interior.

No entanto, se não tiver um equipamento semelhante, pode também usar uma moeda de 1 euro para uma verificação rápida. Coloque a moeda numa ranhura e verifique até onde a borracha cobre o rebordo dourado. Siga o mesmo procedimento em vários pontos do pneu. Se o rebordo da moeda ficar coberto, significa que o pneu pode continuar a ser usado com segurança, caso contrário, os pneus devem ser substituídos.

pneus de moto

O que causa o desgaste?

Idealmente, os pneus desgastam-se uniformemente em toda a sua superfície. No entanto, nem sempre é o que acontece.

Normalmente, os sulcos do centro desgastam-se mais rapidamente do que aqueles próximos às partes laterais dos pneus. Isto deve-se ao tipo de utilização dada pelo condutor: dado ao facto de que os sulcos laterais se desgastam principalmente quando entram em contacto com a estrada ao curvar, o seu desgaste é comparativamente menor ao longo do tempo. Existem também outros motivos, como:

  • Pressão: o enchimento excessivo ou insuficiente do pneu da moto pode causar um desgaste irregular. Para evitar essa situação, certifique-se de verificar a pressão com um manómetro dos pneus.
  • Suspensão: se a suspensão não estiver bem afinada, o desgaste dos pneus pode apresentar padrões irregulares. Para corrigir, consulte um profissional especializado.
  • Carga: o peso distribuído de forma desigual ou o aumento deste acima dos valores recomendados pelo fabricante pode levar ao desgaste excessivo. Se transportar bagagens pesadas, aconselhamos que consulte as recomendações do fabricante do seu veículo.

O que é a aquaplanagem?

Com um pneu desgastado, aumenta o risco de aquaplanagem. Este fenómeno ocorre durante a condução quando os pneus deixam de estar em contacto com o asfalto. O veículo fica, portanto, a planar sobre a camada de água presente na via. Esta é uma situação claramente perigosa, uma vez que o condutor perde o controlo do veículo. Assim, assegurar que a banda de rodagem do pneu está em boas condições é fundamental para a segurança na estrada.

Principais produtos sobre o assunto:

Publicações populares

Subscrever as nossas newsletters

Para obter as nossas últimas notícias e dicas, insira o seu e-mail: