0   Produto
#
0,00 €
O seu carrinho está vazio

Planear umas férias de automóvel: como preparar-se para uma longa viagem de carro

Subscrever
AS NOSSAS NEWSLETTERS

Para obter as nossas últimas notícias e dicas, insira o seu e-mail:

Uma viagem de carro pode tornar-se numa aventura fascinante e uma fonte de experiência única. Porém, pode também tornar-se numa verdadeira prova. Tudo depende de quão bem preparado está para tal. Continue a ler para ficar a saber, o que deve verificar ou substituir no seu automóvel, antes de iniciar a sua viagem e o que deve levar nas suas férias de verão de automóvel.

11 passos a seguir para a sua viagem de carro

  1. Inspecione as rodas. Para começar, tem de medir a profundidade restante do relevo. A forma mais conveniente para tal, é usar um acessório especial - um medidor de profundidade. Na maior parte dos países, a lei proíbe o uso de pneus com uma profundidade restante do relevo dos pneus de 1,6 mm. Porém, este valor é crítico. Segundo os especialistas, mesmo que a ranhura do piso do pneu tenha uma profundidade de 4 mm, o risco de aquaplanagem aumenta significativamente. Lembre-se de que os pneus desgastam-se desigualmente, por isso tem de medi-los em diferentes áreas e depois calcular o valor médio para obter resultados mais precisos.
    Adicionalmente, deve verificar a pressão dos pneus e enchê-los caso seja necessário. Tenha em conta, que os valores da pressão para um automóvel completamente carregado devem ser entre 10 - 15 % mais elevados, do que o recomendado pelo fabricante. Pode encontrar informações detalhadas sobre os valores da pressão dos pneus no manual de instruções do veículo. Lembre-se: meça apenas depois dos pneus terem arrefecido. Também deve deixar alinhar e equilibrar as suas rodas. Isso irá melhorar o manuseio do veículo e reduzir o consumo de combustível.

  1. Inspecione os fluidos técnicos. Antes de fazer uma viagem, tem de verificar os níveis e a condição dos líquidos de refrigeração, travagem e do limpa-para-brisas, o óleo do motor e o combustível. Reabasteça ou substitua-os, caso seja necessário. Os sinais mais comuns que indicam que o fluido motor tem de ser substituídos são o seu escurecimento ou turbidez, a mudança de cor e sólidos suspensos no fluido. Além disso, pode comprar uma caneta especial, que analisa a qualidade dos fluidos usados no automóvel.
  2. Inspeccione a parte inferior da carroçaria e o compartimento do motor. Isso irá  ajudá-lo a encontrar fugas no sistema e nas unidades do seu veículo, por exemplo, no sistema de direção hidráulica, no sistema de arrefecimento do motor e no sistema de lubrificação ou na caixa de velocidades.
  3. Inspecione o sistema de travagem. Primeiramente, deve examinar os discos e as pastilhas de travão visualmente, e depois medir a sua espessura. Os componentes devem ser substituídos, caso a sua espessura esteja próxima do valor mínimo especificado no manual do veículo. Depois isso, tem de certificar-se de que o sistema não tem qualquer fuga, pressionando o pedal do travão algumas vezes enquanto o motor está desligado. Se o pedal estiver mole e elástico, ou seja, se não tiver resistência, os travões estão defeituosos.

  1. Verifique a operacionalidade do ar condicionado. As altas temperaturas são prejudiciais à atenção do condutor: o tempo de resposta aumenta cerca de duas vezes mais. Daí a importância de ter um microclima confortável no interior do automóvel.
  2. Substitua o filtro de ar. Isso irá ajudar a usar a potência do motor com um máximo de eficácia e reduzir o consumo de combustível.

  1. Instale novas escovas de limpa-para-brisas. Ter janelas limpas é fundamental para a segurança rodoviária. Por esta razão, deve certificar-se de que as escovas aderem firmemente à superfície do para-brisas e que não deixem manchas e riscos.
  2. Limpe e ajuste os faróis e substitua as lâmpadas. Como tempo, o refletor ganha pó e reduz a intensidade da luz. Aconselha-se que remova e limpe os faróis a cada 2 - 3 anos. Além disso, deve verificar se todas as unidades de iluminação funcionam devidamente: faróis baços, cintilantes ou piscantes devem ser substituídos. Deve também ajustar os faróis: uma iluminação adequada é especialmente importante ao conduzir numa área desconhecida.
  3. Aperte os parafusos e as porcas. Se por exemplo, os fixadores das rodas ficarem soltas, a roda pode soltar-se durante a condução. É escusado explicar quão grave isso é.
  4. Verifique a correia de distribuição. Esta não deve ter quaisquer fissuras, manchas de óleo e desgaste. Além disso, a correia deve estar suficientemente esticada. Caso este elemento deslize, causará irregularidades no funcionamento do motor e a sua rotura levará a um avaria total do motor.
  5. Substitua a velas de ignição. Não pode prever a altura em que as mesmas deixarão de funcionar. Então, caso já as tenha usado durante muito tempo, o melhor será substituí-las antes de iniciar uma viagem.

6 dicas da AUTODOC para uma viagem tranquila

  1. Antes de iniciar a viagem, certifique-se de que tem consigo todos os documentos necessários. Para além de levar o manual do veículo e a carta de condução deve igualmente ter consigo os passaportes de todos os passageiros, caso viaje para o estrangeiro
  2. Caso planeie visitar países estrangeiros, verifique quais são pontos mais relevantes da legislação local, incluindo as regras de trânsito.
  3. Durma bem antes de começar a conduzir: a sua atenção afeta diretamente a segurança rodoviária.
  4. Antes de ingerir qualquer medicação, analgésicos ou comprimidos de viagem para enjoo, leia o folheto informativo e assegure-se de que estes não contenham substâncias que possam reduzir a sua atenção.
  5. Tenha sempre a sua disposição abastecimento de água suficiente. Irá prevenir que desidrate, no caso de ter de encostar a beira da estrada.
  6. Faça antecipadamente uma lista de utensílios que poderá ter de levar consigo. Os itens obrigatórios a levar incluem um kit de primeiros socorros, um extintor, um triângulo, reservas de líquidos técnicos e combustível. Além disso, poderá precisar de uma lâmpada, uma capa para o automóvel, um guarda-sol especial, uma caixa de ferramentas, um carregador de telemóvel, mapas impressos, roupas quentes, uma manta, um cabo de reboque, uma bomba para encher o pneu com um manómetro e outros utensílios.

Conclusão

Nunca pode prever as dificuldades que poderá vir a enfrentar durante uma longa viagem. Mesmo uma avaria de um carro pequeno pode tornar-se problemática, se estiver longe de casa. É por isso que tem de preparar-se para a sua viagem antecipadamente. E não é assim tão difícil: tudo o que precisa de fazer consiste em verificar o sistema do carro, substituir os consumíveis e reunir tudo o que lhe será útil durante a viagem.

loader Por favor, aguarde...

2.500.000 peças de automóvel - encontre uma peça de reposição adequada para o seu carro.
Procurar por peças de reposição:

Tipo de pedido Exemplo
Peças para Carros Rolamento de desembraiagem
Peças para Carros + Fabricante de autopeças Rolamento de desembraiagem AISIN
Peças para Carros + Marca do automóvel Rolamento de desembraiagem SKODA
Peças para Carros + Número de artigo Rolamento de desembraiagem 9.35014
Número de artigo V10-3327
Número de artigo + Fabricante de autopeças 259.150.100 AISIN
OEN 000934008000
OEN + Fabricante de autopeças 000934008008 AISIN