Índice
Para que serve o coletor de escape e que sintomas indicam uma avaria?
O sistema de escape é essencial para o funcionamento do carro. É o sistema encarregue de expelir os gases e de diminuir a sua toxicidade antes de serem libertos para o exterior. Tem também a função reduzir a emissão de ruídos gerados pelas combustões no motor. A primeira peça pela qual passam estes gases é precisamente o coletor de escape do carro. É, portanto, importante assegurar-se de que esta peça está em boas condições de modo a evitar perigo para os ocupantes do carro e a contaminação do meio ambiente.
O que é o coletor de escape e para que serve?
O coletor de escape é a primeira secção do sistema de escape, estando ligada diretamente ao bloco do motor. A sua função principal é recolher os gases dos vários cilindros aos quais está ligado. Estes gases são encaminhados através do radiador de gases de escape, do conversor catalítico e dos restantes componentes do sistema de escape para serem posteriormente expulsos para o exterior.
São normalmente feitos de ferro fundido ou aço inoxidável. Estes materiais permitem a resistência a altas temperaturas. Esta característica do material é essencial, uma vez que os gases do motor atingem temperaturas extremamente elevadas.
No entanto, em caso de rutura, pode haver uma fuga para o interior do veículo. Esta situação pode ser perigosa para os ocupantes do habitáculo devido à toxicidade dos gases que o coletor recolhe.
Sintomas de um coletor de escape avariado
O tempo de vida útil do coletor de escape varia normalmente entre 6 a 8 anos. Contudo, este tempo de uso altera-se consoante os hábitos de condução, as condições ambientais e os danos físicos que possam ocorrer.
NTY Colector, sistema de escape
HJS Colector, sistema de escape
com componentes de montagem
NTY Colector, sistema de escape
METZGER Colector, sistema de escape
com junta, com material de montagem/fixação
LRT Colector, sistema de escape
com componentes de montagem
O coletor de escape poderá apresentar alguns dos sintomas seguintes, indicando que está entupido, avariado ou no fim de vida útil:
- Rachas visíveis: normalmente, aparecem perto dos parafusos de conexão, uma vez que esta é a área exposta às temperaturas mais altas. Dependendo da disposição do motor do seu carro, poderá verificar o estado do coletor por conta própria.No entanto, podem também existir rachas mais pequenas e difíceis de detetar. Assim, em determinados casos, recomendamos que procure a assistência de um especialista para realizar a inspeção.
- Odores: uma avaria do coletor pode fazer com que os gases do motor vão para o habitáculo. Esta situação é potencialmente perigosa para a saúde dos ocupantes do carro.
- Excesso de ruído: caso o coletor de escape esteja estalado, ouvem-se ruídos anormais, especialmente quando o motor está frio. Normalmente, caracterizam-se por um estalo ou barulho semelhante a um assobio.
- Perda de desempenho: um coletor de escape danificado poderá afetar o desempenho do carro. Esta redução é principalmente sentida quando tentar acelerar.
- Aumento do consumo de combustível: um coletor de escape com fugas gera dados imprecisos para os sensores de oxigénio aos quais está ligado. Para compensar, é injetado mais combustível no motor. Assim, poderá reparar num aumento do gasto de combustível a longo prazo.
Se detetar qualquer um destes sintomas, aconselhamos que o coletor de escape seja imediatamente substituído por um profissional. Pode sempre encomendar a peça online para reduzir os custos da substituição, como, por exemplo, coletor de escape para Audi A4.
Principais produtos sobre o assunto: