Índice
Para que serve a barra estabilizadora e quais os sintomas de avaria
As barras estabilizadoras fornecem uma função de amortecimento e suporte estrutural. As mesmas fazem parte do sistema de suspensão de um veículo. Por vezes, também são designadas por de barras anti oscilação, sendo o seu propósito o tentar evitar que a carroçaria do veículo "gire" numa curva fechada.
Finalidade da barra estabilizadora, casquilhos e buchas
Ao fazer uma curva enquanto conduz o seu veículo, deve notar que a sua carroçaria tende a mover-se para fora da curva. A mesma coisa acontece com todas as peças do seu veículo durante uma curva. Além disso, as peças do veículo do lado de fora da curva são empurradas para baixo em direção à estrada, e as peças do veículo do lado de dentro da curva são levantadas e afastadas da estrada. Se fizer uma curva rápida o suficiente, os pneus do lado interno da curva podem sair da estrada e o veículo pode mesmo capotar.
FEBI BILSTEIN Jogo de barras estabilizadoras
Eixo dianteiro
H&R Barra estabilizadora, chassis
28, 19mm
sobretaxa de artigos volumosos não incluída
FEBEST Jogo de barras estabilizadoras
traseira
EIBACH Barra estabilizadora, chassis
Eixo dianteiro, 26mm
sobretaxa de artigos volumosos não incluída
SWAG Jogo de barras estabilizadoras
Eixo dianteiro
O sistema de barra estabilizadora conecta as rodas dianteiras (esquerda e direita) e, em muitos casos, as rodas traseiras, por meio de casquilhos curtos conectados a um componente de suspensão em cada roda.
Os sistemas consistem em vários componentes, incluindo a própria barra estabilizadora, casquilho da barra estabilizadora, buchas ou soquetes do elo estabilizador, barra estabilizadora para buchas da estrutura do veículo e suportes da bucha para manter as buchas no lugar contra a estrutura ou membro monobloco. Todos esses componentes são projetados para ajudar a forçar os lados opostos do veículo a baixar ou subir para alturas semelhantes e reduzir a inclinação da carroçaria do veículo em curvas, curvas fechadas ou sobre grandes saliências.
A mesma destina-se a manter a carroçaria do veículo plana, movendo a força de um lado da carroçaria para o lado oposto. Encontram-se geralmente estão localizadas na frente do veículo e são aparafusadas à suspensão. Dependendo da marca e modelo do seu carro, pode ter apenas barras estabilizadoras dianteiras ou barras estabilizadoras dianteiras e traseiras.
A barra dianteira é maior em diâmetro do que a traseira, permitindo um manuseio neutro.
Veja também a barra estabilizadora para PEUGEOT 206.
Operação
Quando o veículo começa a virar, o componente de suspensão do lado de fora da curva é empurrado para baixo. O casquilho preso à barra estabilizadora também é empurrado para baixo e aplica torção, ou um movimento de torção, à haste em forma de "U".
A torção então move o casquilho na outra extremidade da barra, fazendo com que a suspensão do outro lado do veículo também reaja. Isso faz com que a carroçaria do veículo fique mais plana na curva, pois a suspensão do lado de fora da curva é forçada a subir e a suspensão do lado de dentro da curva é forçada a abaixar, estabilizando assim a distribuição de altura durante a curva.
Falhas
Se tiver muita estabilização da barra estabilizadora, o seu veículo perderá a independência entre os membros da suspensão em lados opostos do veículo. A mesma também afeta o conforto de direção, distribuindo os efeitos dos solavancos na estrada para ambos os lados do veículo.
Os seus casquilhos são normalmente conectados ao braço de controlo inferior. A direção e o manuseio podem ser afetados negativamente quando começam a se desgastar.
Na maioria das vezes, o verdadeiro culpado são as buchas de borracha ou as juntas esféricas que são projetadas para suportar a maior parte do impacto e ajudar a proteger as peças de metal do desgaste.
Podem ocorrer rangidos quando a barra estabilizadora nas buchas da estrutura tiver entrada de água, causando o desenvolvimento de ferrugem nas buchas e na barra de metal onde as buchas entram em contacto.
As buchas podem igualmente endurecer, rachar e secar, o que resultará em guinchos. Esses guinchos serão percetíveis ao passar por lombadas, virar ou sempre que a barra sofra torção e girar nas buchas.
Quando os seus componentes começam a desgastar-se, os sintomas podem variar de quase impercetíveis a significativos. Os seus casquilhos devem encaixar-se perfeitamente, sem qualquer folga ou movimento, exceto entre as buchas de borracha ou o movimento controlado da rótula de suspensão.
FAG Barra estabilizadora, chassis
19mm
TRISCAN Jogo de barras estabilizadoras
MEYLE Barra estabilizadora, chassis
Eixo traseiro, com braçadeiras, com apoio de borracha
FAG Barra estabilizadora, chassis
18mm
EIBACH Jogo de barras estabilizadoras
Eixo dianteiro, Eixo traseiro
Quando os casquilhos estiverem gastos, a barra começará a emitir ruídos, especialmente quando a condução é realizada em curvas ou sobre lombadas. Sinais comuns de componentes defeituosos da mesma incluem ruídos de chocalho ou estalidos na área do pneu, manuseio inadequado, rotação excessiva da carroçaria, guinchos e sensação de direção solta.
Inspeção
Os componentes da barra estabilizadora devem ser inspecionados visualmente e também devem ser ouvidos enquanto o veículo estiver a ser conduzido. A mesma deve ser inspecionada quanto a danos e rachas. As buchas da barra estabilizadora para a estrutura devem ser inspecionadas para garantir que estejam presentes, apertadas e sem sinais de rachas, degradação ou ferrugem e contaminação por óleo. Os casquilhos também devem ser inspecionados quanto a danos, rachas ou buchas degradadas. As buchas e as juntas esféricas devem ser inspecionadas para garantir que estejam firmes.
Um vídeo útil sobre este assunto:
4 sinais de desgaste das bieletas da barra estabilizadora
Principais produtos sobre o assunto: