O volante “puxa” para um lado: os motivos mais comuns
Conduzir um carro que “puxa” para um lado pode ser um risco de segurança. Esta situação distrai o condutor uma vez que a atenção está direcionada em manter o carro em linha reta. Além disso, em momentos nos quais seja necessário desviar-se para evitar um acidente, o alinhamento correto da direção é crucial.
Existem vários motivos para os quais a direção se pode desviar para a direita ou para a esquerda. Algumas situações podem ser resolvidas por conta própria, como a verificação dos parafusos de roda carros. Outras têm de ser verificadas diretamente junto de um profissional. Antes de entregar o carro numa oficina, tente perceber quando o desvio acontece para facilitar a deteção do problema pelo seu mecânico.
- Alinhamento incorreto da direção. Geralmente, quando se sentir a direção a descair para um lado, a primeira causa em que se pensa é o desalinhamento da direção. Neste caso, quando soltar o volante durante a condução, o carro desvia-se ligeiramente para um lado e o volante não volta para a sua posição centrada. O desalinhamento da direção ocorre por passar por cima de buracos ou bater nos passeios. Contudo, pode também acontecer lentamente ao longo do tempo. Para corrigir a situação, o técnico de manutenção alinhará as rodas, os eixos e a suspensão seguindo as recomendações do fabricante.
- Pressão irregular dos pneus. Por vezes, a solução para o mau alinhamento da direção pode ser tão simples quanto enchê-los ou esvaziá-los um pouco. A pressão insuficiente ou excessiva pode afetar a inclinação do veículo e, consequentemente, o seu alinhamento. Os valores de pressão recomendados pelo fabricante devem ser verificados regularmente e respeitados para garantir que esta situação não acontece.
- O carro desvia-se para um lado após a substituição dos pneus. Se a sensação de “puxar” ocorrer a seguir à substituição dos pneus, o motivo pode estar relacionado com a conicidade dos mesmos. É considerado um problema de fabrico, sendo normalmente coberto pela garantia do fabricante, como acontece com os pneus da Continental. A conicidade acontece devido à cura incorreta do piso do pneu. Este fica com uma forma ligeiramente cónica, em vez da forma cilíndrica uniforme, afetando assim a direção do carro.
- Diferença de desgaste dos pneus. O leve desvio de trajetória também pode ser devido ao desgaste irregular dos pneus. A verificação da sua condição deve ser realizada com regularidade. O torque dos parafusos das rodas também deve ser confirmado aquando desta vistoria. Caso estes precisem de ser substituídos, podem ser facilmente encontrados online, como os parafusos para o Volkswagen Golf.
- A direção “foge” ao travar — pinça do travão encravada. As pinças do travão do carro são um dos elementos do sistema de travagem. Têm como função suster as pastilhas de travão, as quais aplicam pressão para travar o veículo. Caso uma pinça fique bloqueada, o desgaste dos travões será desigual, fazendo com que o carro “puxe” para esse lado. Quaisquer situações relacionadas com o sistema de travagem devem ser resolvidas o mais brevemente possível.
- Desvio ao acelerar. Quando a direção “foge” para um lado quando se acelera, pode indicar que o sistema de tração precisa de ser verificado. Isto acontece devido a uma roda receber mais potência do motor do que as outras, fazendo com que o veículo se desvie para um lado. Esta situação pode verificar-se principalmente em carros de alto desempenho com tração à frente.
O problema deve ser inspecionado e resolvido com um mecânico qualificado.
Principais produtos sobre o assunto: