Índice
O que é a suspensão a ar?
A suspensão a ar é um tipo de suspensão para veículos, também conhecida como suspensão pneumática do carro. Este sistema recorre a uma bomba de ar ou um compressor para nivelar o veículo, absorve as imperfeições da estrada e substitui as molas de aço convencionais. É especialmente utilizado em veículos de grande porte e de luxo para proporcionar um maior conforto e estabilidade.
Componentes
- Bomba elétrica ou compressor: todos os sistemas de suspensão a ar precisam de uma bomba ou compressor.
- Esta é a peça que bombeia o ar para os foles flexíveis.
- Foles flexíveis pneumáticas: enchem e esvaziam com ar para alterar a altura do carro.
- Depósito: é o componente que armazena o ar compresso utilizado para nivelar o seu carro.
- Sensores: estão montados em quatro pontos do carro, sendo utilizados para controlar a altura.
- Controlador: permite a seleção da altura desejada.
Como funciona
O sistema de suspensão a ar, que recorre a molas pneumáticas, substitui as molas de aço e as molas de lâminas. Estas são membranas de borracha que contêm o ar pressurizado. Ao encherem, elevam o chassis. O kit de suspensão pneumática do seu carro pode ter uma bomba elétrica ou um compressor de carro para aumentar a pressão do ar. Consoante a necessidade, o ar do depósito é bombeado para as molas.
Quando é adicionado peso ao veículo, ou quando este é removido, os sensores verificam a altura e ajustam automaticamente o ar nas molas pneumáticas. Assim, o nível definido no controlador é mantido em todas as situações.
Vendido por AUTODOC Vendido por AUTODOC Vendido por AUTODOC Vendido por AUTODOC Vendido por AUTODOC
RIDEX Amortecedor pneumático
Eixo dianteiro
Arnott Compressor de suspensão a ar
para veículos com suspensão pneumática, com secador
DT Spare Parts Compressor de suspensão a ar
CONTITECH AIR SPRING Fole, suspensão pneumática
Arnott Amortecedor pneumático
à frente, lado direito
Vantagens e desvantagens
A principal vantagem deste sistema é poder ajustar a altura do carro dependendo das condições de condução. Por exemplo, se for conduzir fora de estradas alcatroadas, pode subir a altura do carro para que a parte inferior não bata no chão quando passar em locais acidentados. Por outro lado, ao conduzir em autoestradas, baixar a altura do carro pode ajudar a reduzir a resistência e a diminuir o consumo de combustível.
Outra vantagem que este sistema de suspensão tem é o nivelamento automático da carga. Com a suspensão de molas de aço tradicionais, ao aumentar a carga, a altura do carro desce. Quando utiliza a suspensão a ar, o sistema deteta automaticamente a carga e a diferença de altura. A seguir, aumenta o ar nas molas para nivelar a altura para o nível pré-definido. Seguindo o mesmo método, o conforto de condução é melhorado mesmo quando as condições da estrada não são as melhores.
Em contrapartida, a maior desvantagem que este sistema de suspensão tem é o seu custo inicial de montagem e de reparação comparativamente com as molas de suspensão aço convencionais. Geralmente, este tipo de suspensão só está inicialmente disponível em carros de luxo e SUVs. Deve ser, portanto, adquirido separadamente para outros tipos de veículos.
O consumo de combustível pode também aumentar uma vez que o sistema de suspensão a ar é normalmente mais pesado que os sistemas tradicionais. Além disso, as fugas de ar são o problema mais comum. Nesta situação, o sistema não consegue reter o ar e as molas pneumáticas ficam vazias, deixando de poder sustentar o peso do carro.
Manutenção
Como qualquer sistema no seu carro, a suspensão a ar requer manutenção. A boa notícia é que o número de procedimentos é reduzido e simples. Um dos mais importantes é a drenagem regular do depósito. O processo de compressão e descompressão de ar provoca a condensação de água no depósito. Posteriormente, a água no tanque irá criar ferrugem. Para combater esta situação, recomendamos que esvazie o tanque pelo menos uma vez por mês.
Sugerimos que realize também os seguintes procedimentos de manutenção:
- Puxe ligeiramente os tubos de ar para verificar se estão bem ligados e sem fugas;
- Verifique também se os conectores dos sensores de altura estão bem ligados;
- Realize uma inspeção periódica das molas pneumáticas para assegurar que não existem anormalidades, como atrito e desvio.
Principais produtos sobre o assunto: