Índice
Nissan Qashqai: problemas e avarias comuns
O Qashqai é um crossover ou SUV compacto do segmento C produzido pelo fabricante japonês Nissan. Este modelo de automóvel é montado na Grã-Bretanha para o mercado europeu. Em Portugal, a venda da primeira geração começou em 2007. A segunda foi lançada no mercado em 2014 e a terceira, sendo à data a mais atual, é vendida desde 2021.
Em termos de vendas de carros novos em Portugal, o Qashqai da terceira geração ficou na 31.ª posição em 2021 com 1360 unidades vendidas, subindo para a 17.ª posição em 2022 com 2046 unidades vendidas. A nova geração é oferecida com quatro níveis de acabamento. No nível básico o veículo está disponível desde 33.950 €.
Basta consultar o nosso catálogo de acessórios e peças para o Nissan Qashqai para adquirir equipamento adequado para este modelo.
Qashqai J10 (gasolina e gasóleo)
Os veículos da primeira geração foram equipados com motores a gasolina de quatro cilindros (1.6 ou 2.0), debitando até 141 cv. Os veículos com a motorização mais baixa foram produzidos exclusivamente com tração frontal e caixa de cinco velocidades, os de motorização alta dispõem de tração frontal ou integral e caixa de seis velocidades ou caixa automática TVC.
A primeira geração foi, além disso, equipada com motores a gasóleo de quatro cilindros com injeção common rail e turbocompressor (1.5, 1.6 e 2.0 dCi), gerando até 150 cv. Os veículos com a motorização mais baixa foram produzidos exclusivamente com tração frontal e caixa de seis velocidades. Carros com motorização 1.6 e 2.0 dispõem da opção de tração integral.
Foram registados alguns problemas com os primeiros Nissan Qashqai, sendo que os veículos dos anos de produção 2012 e 2013 são os mais suscetíveis. Contudo, é importante salientar que apenas alguns dos veículos apresentam estas avarias. Entre os defeitos mais graves registados estão:
- Defeitos na coluna de direção do veículo que podem provocar ruído e comprometer a dirigibilidade;
- Falta de robustez do cubo do volante, o que pode comprometer a dirigibilidade;
- Montagem defeituosa do apoio do braço de suporte com possíveis implicações para a dirigibilidade;
- Suporte do airbag de cabeça com arestas afiadas, podendo romper e impedir a insuflagem do equipamento em caso de acidente;
- Falta de estanquidade de um vedante do depósito de combustível e possível vazamento;
- Problemas com o filtro de particulas Nissan Qashqai: possível fuga de gasóleo numa ligação durante a regeneração;
- Desaperto da ligação roscada do engate de reboque;
- Possível danificação do tubo de óleo dos travões por fricção na cava da roda traseira direita e eventual fuga de fluido.
Na nossa loja há inúmeras peças para este modelo, incluindo fluidos técnicos e óleo de motor para o Nissan Qashqai.
Qashqai J11 (gasolina e gasóleo)
A segunda geração deste modelo foi produzida com três versões de motorização a gasolina (1.2 DIG-T, 1.3 DIG-T e 1.6 DIG-T). Os motores estão equipados com turbocompressores e geram até 163 cv. Os Qashqais a gasolina foram fabricados com tração dianteira apenas, havendo à escolha uma caixa de dupla embraiagem, caixa automática TVC ou caixa manual de seis velocidades.
Além disso, na versão a gasóleo, foram equipados com motores de quatro cilindros (1.5 dCi, 1.6 dCi e 1.7 dCi) com injeção common rail e turbocompressor, gerando até 150 cv. As versões de motorização mais elevada foram produzidas com tração integral, havendo opção de escolha entre uma caixa manual de seis velocidades, caixa de dupla embraiagem ou caixa automática TVC.
À data atual, o maior número de problemas surge em veículos produzidos de 2016 a 2018. Contudo, são apenas alguns dos veículos desta geração que apresentam avarias. Entre os problemas comuns do Qashqai da segunda geração podem estar:
- Possível danificação do tubo de óleo dos travões por fricção na cava da roda traseira direita e eventual fuga de fluido;
- Possível falha da luz indicadora de mudança de direção quando o desembaciador do vidro traseiro está ligado;
- Falha no sistema de controlo de chassis por erro de software, provocando um não despoletar da luz de aviso quando a luz indicadora de mudança de direção está avariada;
- Componentes elétricos defeituosos que podem comprometer a refrigeração e provocar problemas de motor;
- Comprometimento do fecho de segurança das portas traseiras.
Qashqai J12 (semi-híbrido e híbrido)
A versão mais recente está disponível enquanto semi-híbrido com um motor a gasolina de quatro cilindros e turbocompressor (1.3 DIG-T), gerando até 158 cv. Dispõe de tração dianteira e, opcionalmente, de tração integral. Está equipado com uma caixa manual de 6 velocidades ou uma caixa automática TVC.
A versão híbrida possui uma combinação de um motor de três cilindros a gasolina com turbocompressor, bem como um motor elétrico (1.5 VC-T e-Power). O motor elétrico gera uma potência máxima de 190 cv. Dispõe exclusivamente de tração frontal e de caixa automática TVC.
Dado o seu lançamento relativamente recente no mercado, ainda não há estatísticas fiáveis quanto a avarias do novo Qashqai. Contudo, os proprietários têm apontado principalmente para defeitos de software, problemas com a caixa automática, bem como para deficiências nas portas.
Vídeos úteis sobre este assunto:
Como substituir a filtro de óleo e óleo do motor no NISSAN QASHQAI 1 (J10)
Como substituir escovas do limpa vidros NISSAN QASHQAI (J10, NJ10)
Principais produtos sobre o assunto: