Mercedes B250e: Problemas
Mercedes B250e: problemas comuns, sintomas de avarias e defeitos
- Problemas de isolamento da rede de bordo de alta tensão: podem ocorrer em casos raros e são geralmente devidos a uma avaria na bateria de alta tensão. A ocorrência não está associada a uma quilometragem específica.
- Avaria no sistema de propulsão eléctrica: uma falha de comunicação pode provocar a desconexão da unidade de propulsão, resultando numa perda temporária de força motriz. Foram afectados cerca de 2.600 veículos dos anos-modelo 2014-2015.
- Problemas nas bombas de arrefecimento: o mau funcionamento das bombas de arrefecimento pode dar origem a mensagens de erro no sistema de propulsão. Estes problemas podem surgir a partir dos 30-50.000 km.
Uma falha comum é a falha do vedante do rotor, que provoca a infiltração de líquido de refrigeração na unidade de tração. Isto leva à corrosão e pode destruir o estator e/ou o inversor. Os primeiros sinais podem aparecer logo aos 30-50.000 km.
Verifica regularmente a unidade de acionamento quanto a fugas de líquido de refrigeração. Em caso de avaria, os componentes em questão, como vedantes, rolamentos e, eventualmente, todo o motor elétrico, devem ser substituídos.
Alguns proprietários referem uma perda de capacidade da bateria mais rápida do que o previsto. A autonomia pode diminuir significativamente durante os primeiros 50.000 a 80.000 quilómetros.
Verifica regularmente o estado da bateria com um leitor OBD. Ajustar os ciclos e hábitos de carregamento pode ajudar a prolongar a vida útil da bateria. Em alguns casos, pode ser necessário substituir a bateria ou certos módulos.

O carregador de bordo pode falhar, dando origem a problemas de carregamento. Isto pode acontecer com quilometragens relativamente baixas, de 20 a 40.000 km. Os sintomas podem incluir um carregamento lento ou a impossibilidade total de carregar.
Um problema de comunicação no sistema de acionamento elétrico pode causar a desconexão da unidade de acionamento, resultando numa perda temporária de força motriz. Este problema afectou cerca de 2.600 veículos fabricados entre 2014 e 2015.
Foi lançada uma recolha oficial, durante a qual os concessionários actualizaram gratuitamente o software do sistema de acionamento elétrico.
Alguns proprietários relataram problemas no arranque do veículo, acompanhados pelo código de erro "U05959A". Este indica uma falha no sistema da unidade de controlo da "máquina eléctrica A".
É necessário efetuar um diagnóstico completo numa oficina especializada. As causas possíveis podem ser problemas com a bateria, o motor elétrico, a cablagem ou mesmo as unidades de controlo. Em alguns casos, esta situação pode ser resolvida através da atualização do software dos componentes em causa.

Os erros de software ou os problemas de visualização podem ocorrer logo nos primeiros 30 000 quilómetros. As actualizações regulares do software podem ajudar a minimizar estas falhas e avarias.
Os modelos equipados com uma porta traseira eléctrica podem apresentar falhas nos sensores ou problemas mecânicos, muitas vezes logo aos 30-50.000 km.
Outras avarias comuns do Mercedes B250e
Com base nas opiniões dos condutores do Mercedes B250e, apresentamos aqui uma visão geral das possíveis complicações adicionais:
- Descarga rápida da bateria durante longos períodos de não utilização: Alguns proprietários relatam uma descarga gradual da bateria quando o veículo não é utilizado durante um longo período de tempo. Não se conhece uma quilometragem específica.
- Falha do ar condicionado: Pode ocorrer uma falha do ar condicionado ou uma capacidade de arrefecimento reduzida, especialmente nos modelos mais antigos. Não se sabe qual é a quilometragem típica que pode provocar esta situação.
- Dificuldades com o sistema de carregamento: o mau funcionamento do carregador de bordo ou do sistema de carregamento eletrónico pode resultar em tempos de carregamento prolongados ou em dificuldades de carregamento. Estes problemas podem surgir logo nos primeiros anos.
A lista seguinte dá-te uma visão geral dos problemas mais comuns encontrados no Mercedes B250e. Também é importante notar que nem todos os veículos são afectados por todas as complicações mencionadas e que a manutenção regular pode evitar ou minimizar muitos destes pontos fracos.