Índice
Manutenção de veículos: tipos e planificação
O proprietário é responsável pela manutenção do seu veículo. As revisões são indispensáveis para garantir tempos de avaria reduzidos, bem como a longevidade e a segurança rodoviária. Basta continuar a ler, para saber mais sobre as manutenções mais importantes.
K&N Filters Filtro de ar
Comprimento: 305 mm, quadrangular, Filtro de longa duração
BOSCH Pastilhas de travão
Baixo teor metálico
TEXTAR Pastilhas de travão
preparado para indicador de aviso de desgaste
K&N Filters Filtro de ar
Comprimento: 283 mm, quadrangular, Filtro de longa duração
OPEL GM Óleo do motor
5W-30, 5l, Óleo sintético
Razões para o desgaste em automóveis
Os automóveis estão sujeitos a deterioração ao longo da sua vida útil. A deterioração dos componentes ocorre tipicamente devido a:
- Envelhecimento. A alteração das propriedades de uma substância em função do tempo e do uso é um fenómeno natural. Isto afeta todos os componentes e é relevante, por exemplo, no caso de óleo dos travões, líquido refrigerante, baterias e filtros de óleo. Consulte o guia de seleção de filtros de óleo para saber como escolher o filtro certo aquando da sua reposição.
- Corrosão. Este fenómeno concerne peças de automóvel sujeitas a agentes corrosivos como a água e o sal. Ocorre habitualmente em peças metálicas do chassis, da carroçaria, entre outras.
- Fricção. O contacto entre peças móveis gera atrito. Trata-se de um fenómeno invariavelmente associado a desgaste. Obviamente, determinados sistemas requerem atrito para funcionarem devidamente, por exemplo, as componentes do sistema de travagem.
- Utilização desadequada. Peças são concebidas para condições de uso concretas. Uma divergência dessas condições acarreta um desgaste acentuado. Exemplos típicos são uma sobrecarga da embraiagem e da suspensão devido a um transporte de peso excessivo, ou a utilização de pneus de inverno no verão.
Tipos de manutenção do automóvel
A vida útil de um veículo depende bastante da frequência, da intensidade e das condições de utilização. Inspeções, manutenções e reparações regulares agem contra estes fatores de desgaste, melhorando em simultâneo a segurança de condução e o valor de revenda do veículo.
Antes de se poder efetuar uma manutenção preventiva ou corretiva, é indispensável identificar os componentes em fim de vida útil. Posteriormente, isto permite definir os procedimentos necessários para voltar a repor o estado inicial do veículo.
A manutenção preventiva visa evitar uma deterioração total de um sistema, que integra vários componentes. Tipicamente, estas manutenções são feitas periodicamente, tendo intervalos fixos ou variáveis consoante a prescrição dos fabricantes. No caso de intervalos fixos, a manutenção deve ser feita após um período definido. Intervalos de manutenção variáveis dependem da frequência de utilização dos componentes, sendo tipicamente definidos em função da quilometragem.
As manutenções corretivas procuram reparar danos já ocorridos. Geralmente, a sua necessidade torna-se evidente devido a uma disfunção óbvia de um sistema. Manutenções corretivas são por norma urgentes. Conduzir sem efetuá-las pode agravar o dano ou provocar danos subsequentes noutros sistemas.
OPEL GM Óleo do motor
5W-30, 5l, Óleo sintético
MANNOL Óleo do motor
5W-30, 4l, Óleo semi-sintético
ELF Óleo do motor
5W-30, 5l
MANNOL Óleo do motor
10W-40, 4l, Óleo semi-sintético
MANNOL Óleo do motor
10W-40, 4l, Óleo semi-sintético
Plano de manutenção preventiva
Os intervalos de revisão estão tipicamente discriminados no plano de revisão do automóvel. Contudo, há indicações genéricas que permitem estimar o momento ideal para efetuar uma manutenção. Algumas indicações genéricas de intervalos de revisão:
- Filtro de óleo do motor. O seu desgaste depende do estado do óleo lubrificante. A sua substituição deve ocorrer em combinação com a mudança do óleo, portanto a cada 15.000 ou 30.000 km.
- Óleo de motor. Perde as suas propriedades consoante a utilização. Geralmente, deve ser mudado após cerca de 15.000 a 30.000 km ou a cada 2 anos.
- Óleo caixa de velocidades. O seu desgaste depende principalmente do tipo de caixa de velocidades. Uma mudança deve ocorrer tipicamente após cerca de 100.000 km.
- Correias de transmissão de forças. São bastante resistentes, pode tornar-se necessário mudá-las após cerca de 100.000 km.
- Óleo dos travões para carros. Acumula água com o tempo, comprometendo a sua plena função no sistema de travagem. A sua substituição deve ocorrer após cerca de 2 anos.
- Pastilhas e discos de travão. O desgaste destes componentes depende em grande medida do estilo de condução. Em caso de utilização normal, estes componentes podem ser substituídos após cerca de 80.000 km.
- Velas de ignição. O seu desgaste depende também do tipo de gasolina usado. Devem ser mudadas após cerca de 60.000 km.
- Bateria de arranque do carro. Sofre uma perda das propriedades com o tempo. Tipicamente deve ser substituída após três a cinco anos.
- Escovas do limpa-para-brisas. Desgastam-se por atrito e por estarem sujeitas a fatores ambientais. Requerem uma mudança anual.
- Filtro de ar do carro. A sua vida útil depende da qualidade do ar de admissão. A sua substituição deve ocorrer após cerca de 20.000 km.
Principais produtos sobre o assunto: