Índice
Excesso de óleo no motor: sintomas e consequências
O óleo de motor tem várias funções importantes: lubrifica as peças móveis, remove resíduos, melhora a vedação dos segmentos do pistão, neutraliza os produtos ácidos da combustão, previne a corrosão e ajuda a arrefecer o motor ao dissipar parte do calor gerado durante o funcionamento.
Assim sendo, garantir um nível correto deste lubrificante é fundamental ao bom funcionamento do motor. No entanto, adicionar demasiado pode ser prejudicial, tão prejudicial quanto ter óleo insuficiente. Como tal, convém seguir exatamente a recomendações de enchimento e de viscosidade do fabricante, por exemplo, quatro litros de óleo de motor 15W40 para uma mudança.
Leia o seguinte artigo para saber mais sobre como escolher o lubrificante de motor certo: Óleo de motor: como escolher o óleo certo
Verificar o nível de óleo do motor na vareta e adicioná-lo
- O motor deve estar quente e o carro deve estar estacionado numa superfície plana.
- Aguardar um minuto após desligar o motor, para o lubrificante fluir para o cárter.
- Abrir o capô, localizar a vareta do óleo de carro. Geralmente, é fácil identificá-la pela cor vermelha da sua pega.
- Alguns carros modernos não têm vareta de medição. Neste caso, o nível é verificável através do computador de bordo.
- Retirar e limpar a vareta com um pano sem fiapos e voltar a introduzi-la completamente no orifício correspondente.
- Retirar novamente a vareta e verificar o nível tendo em conta a película de óleo, que se deve encontrar entre as marcações de máximo e mínimo.
- No caso de a película se encontrar abaixo da marcação mínima ou em cima desta, deve-se adicionar lubrificante da viscosidade adequada.
- A tampa do bocal de enchimento encontra-se geralmente na tampa de válvulas do motor.
- Convém adicionar lubrificante de motor aos passos e ir verificando o nível para não adicionar demasiado.
Razões de demasiado óleo
Um engano na quantidade adicionada ocorre tipicamente durante mudanças completas ou ao adicionar óleo. Até 100 mililitros a mais não são geralmente um problema. No entanto, meio litro de óleo a mais no motor é muito. O lubrificante em excesso deve ser logo removido.
Outro motivo é a entrada de combustível para o sistema de lubrificação, tipicamente por um injetor danificado. Isto provoca um aumento do nível e pode comprometer as propriedades do lubrificante. É necessário eliminar a causa e colocar óleo de motor novo no seu automóvel.
Consequências do enchimento excessivo de óleo
Um dos principais riscos de demasiado óleo é o aumento da pressão interna do motor. Esta pressão pode causar danos nas vedações e juntas, provocando posteriormente fugas.
Outro efeito negativo é a formação de espuma. Quando há demasiado óleo no motor, este entra em contacto direto com a cambota. A cambota acaba por bater o óleo, formando espuma. Esta espuma não lubrifica adequadamente, o que pode levar a um desgaste prematuro das peças móveis do motor.
Além disso, em particular no caso de carros a diesel, há o risco de combustão de óleo se este for admitido às câmaras de combustão. Isto pode danificar o motor.
Sintomas de muito óleo no motor
Um dos primeiros sinais de que o nível está acima do ideal é a presença de fumos brancos a sair do escape. Este fumo é resultado de óleo a ser queimado na câmara de combustão.
Outro sintoma comum é a perda de potência. O excesso de óleo pode gerar resistência adicional nas peças móveis do motor, como na cambota e nos pistões, resultando num menor desempenho. Por vezes também se ouvem ruídos estranhos provenientes do motor, posto que o excesso de lubrificante causa uma pressão interna elevada, afetando as vedações e juntas do motor.
Principais produtos sobre o assunto: