Índice
Como preparar o carro para a estação quente
A influência de temperaturas altas e raios solares diretos é perigosa para muitos sistemas e peças do carro. Descoloração da tinta, fissuração de peças plásticas, sobreaquecimento do motor e rutura dos travões – estes não são todos os problemas que podem ser causados pelo calor. Consequentemente, o carro exige proteção adicional no verão. Vamos indicar-lhe como assegurar essa proteção e solucionar peculiaridades de utilização do carro em dias quentes.
O que deve ser feito antes da estação quente
- Verifique o sistema de refrigeração. No calor, este opera sob carga excessiva, uma vez que a elevada temperatura ambiental causa um efeito muito negativo nos processos de troca de calor. É muito importante todos os elementos estarem a funcionar sem problemas: a bomba, o termostato, os sensores e a ventoinha. Caso contrário, o motor pode sobreaquecer. Por este motivo, o nível de refrigerante também deve ser verificado e recarregado até ao nível necessário. As mangueiras, tubos e juntas também devem ser inspecionadas, uma vez que é frequente avariarem por fugas de refrigerante. O nível insuficiente de fluido piora toda a eficiência do sistema.
- Limpe o radiador. A sua eficiência é proporcional à área de sopro. Assim, as células do radiador devem ser limpas de poeira, cotão e insetos. Isto exige desmontar a unidade e lavá-la com água pressurizada. Estes procedimentos devem ser confiados a profissionais.
- Efetue diagnóstico do ar condicionado. O bem-estar e atenção do condutor dependem da temperatura dentro do habitáculo, que influencia diretamente a segurança rodoviária. O diagnóstico do sistema pode ser efetuado por conta própria, simplesmente estimando a eficiência da refrigeração. Se forem percetíveis avarias ou odores desagradáveis no habitáculo durante a operação do ar condicionado, precisa de contactar profissionais para localizar e solucionar a avaria.
- Certifique-sede que o líquido dos travões está utilizável. Este é um fluido de absorção de água, cuja temperatura diminui, se contiver demasiada água. Este é especialmente perigoso em condições de alta temperatura, uma vez que leva à perda de eficiência dos travões.
- Coloque pneus de verão. Se o seu carro estiver equipado com pneus de inverno, tem de os substituir por pneus de verão. Os pneus de inverno ficam extremamente moles em contacto com asfalto quente e desgastam-se demasiado rápido. Graças a peculiaridades de padrão de piso, que se caracteriza pela grande quantidade de sulcos e canais, as suas características de aderência são piores que as dos pneus de verão. Adicionalmente, a rigidez insuficiente da área da área do ombro leva ao piorar do manuseio do veículo.
- Substitua os filtros de habitáculo e filtros de ar. A concentração de poeira no ar aumenta no calor e os elementos de filtragem entupidos podem falhar a limpá-la. Isto causa perda de potência do motor e aumenta o consumo de combustível. Para as pessoas no habitáculo, podem surgir odores desagradáveis, suar dos vidros, crescimento de bactérias patogénicas.
- Vidros fumados. A influência de luz solar direta é perigosa para peças do interior: os elementos de plástico tornam-se mais sensíveis a rachar, a borracha perde elasticidade, o couro seca, a tinta desaparece, as juntas coladas separam-se. Isto pode ser resolvido com uma película para vidro, que bloqueia até 99% dos raios UV. Adicionalmente, consegue refletir até 63% do brilho do sol, o que previne o sobreaquecimento do habitáculo, mas ao escolher uma película tem de considerar a sua transmissão de luz. Esta deve estar em conformidade com as normas e padrões, descritos na legislação do país específico.
- Compre acessórios específicos. Uma tela refletora de luz com ventosas protegerá o painel de instrumentos do sol durante o estacionamento. Uma cobertura para carro ajudará a prevenir os seus elementos exteriores de danos.
9 dicas da AUTODOC para utilização automóvel no verão
- Tente estacionar sempre na sombra. Se planeia estacionar por bastante tempo, tenha em consideração que a sombra muda de acordo com o movimento do sol. Se não for possível, abra as janelas de ambos os lados: a circulação de ar vai reduzir significativamente a temperatura do interior. Gire o volante para que a parte superior esteja em baixo. Assim, poderá segurar a parte fria ao conduzir.
- Se o carro esteve muito tempo ao sol, abra as portas antes de começar a conduzir para ventilar o habitáculo. Depois ligue o ar condicionado, aumentando gradualmente a sua potência. Após a temperatura ter diminuído, pode configurar o AC no mínimo e começar a conduzir.
- Use quebra-sóis. Além de prevenirem o aquecimento do painel de instrumentos, também protegem os olhos do condutor de luz ofuscante, o que aumenta a segurança da condução.
- Retire a sujidade atempadamente. Isto refere-se especialmente a excrementos de pássaro: estes contêm ácidos orgânicos que destroem a tinta e lacagem. As reações químicas decorrem mais rapidamente sob a influência de temperaturas elevadas.
- Utilize produtos específicos para cuidar do carro. Por exemplo, líquido para estofamento em couro torná-lo-á mais macio, protegendo de secar e fissurar. Cera de carroçaria com filtros UV prevenirá a danificação da tinta e lacagem.
- Retire quaisquer bebidas gaseificadas, latas de spray, isqueiros e pilhas do compartimento de bagagens. O sobreaquecimento pode causar a sua explosão.
- Ligue o radiador e ventoinha no máximo numa situação extrema. Isto permitirá refrigerar instantaneamente o motor, mesmo se a temperatura no habitáculo subir. Pode ser utilizado este método, por exemplo, para sair de um engarrafamento ou conduzir para a berma em caso de sobreaquecimento.
- Nunca deixe crianças ou animais de estimação no carro. Mesmo por apenas alguns minutos. Isto é muito perigoso.
- Tenha água à mão. Beber com frequência ajudará a evitar insolação e a manter o foco, algo de grande importância na estrada.
Conclusão
É importante realizar diagnósticos frequentes, substituir materiais consumíveis, resolver pequenas avarias para que todos os sistemas automóveis operem sem problemas, independentemente da temperatura ambiente. Diversos acessórios e cumprir regras simples ajudarão a proteger o veículo de sobreaquecimento e da influência de raios solares diretos. Siga os nossos conselhos. Estes ajudarão a sentir-se sempre confortável e em segurança no seu carro.
Um vídeo útil sobre este assunto: