Índice
Como limpar o ar condicionado do carro?
O ar condicionado contribui para o conforto de condução. Recomenda-se uma revisão regular com a instalação de novas peças para o sistema de ar condicionado do automóvel a cada dois anos para repor o refrigerante e desinfetar o sistema, garantindo o seu funcionamento impecável e prevenindo odores indesejados.
Funcionamento do ar condicionado
O sistema de ar condicionado do automóvel funciona com base no mesmo princípio dos sistemas de ar condicionado domésticos e dos frigoríficos. Basicamente, utiliza-se uma substância refrigerante, um compressor e um evaporador para arrefecer o ar do habitáculo.
O compressor do ar condicionado, que pode ser acionado pelo motor de combustão ou por um motor elétrico, comprime uma substância refrigerante em estado gasoso. A compressão provoca o aquecimento da substância gasosa.
A substância circula em estado gasoso pelo interior de um radiador de arrefecimento. O exterior do radiador está exposto ao contravento de condução, permitindo que o calor da substância se dissipe para o ambiente. A substância passa para o estado líquido. Em seguida, flui por um filtro secador, perdendo qualquer humidade que possa ter.
Por fim, entra num evaporador, que funciona como um permutador de calor. A pressão a que a substância está sujeita diminui no interior do evaporador, fazendo com que esta se expanda e passe, novamente, ao estado gasoso. A expansão, ou seja, o processo inverso, retira calor do entorno. O ar ventilado para o habitáculo passa pelo exterior do evaporador, sendo arrefecido.
Vendido por AUTODOC Vendido por AUTODOC Vendido por AUTODOC Vendido por AUTODOC Vendido por AUTODOC
K2 Desinfectante / purificador de ar condicionado
150ml, aerossol, LEMON
MANNOL Desinfectante / purificador de ar condicionado
520ml, aerossol
MEGUIARS Desinfectante / purificador de ar condicionado
59ml, aerossol
MOJE AUTO Desinfectante / purificador de ar condicionado
600ml, aerossol
MEGUIARS Desinfectante / purificador de ar condicionado
59ml, aerossol
Manutenção do sistema de ar condicionado
Os intervalos de manutenção do sistema de ar condicionado variam consoante o fabricante do automóvel, recomendando-se geralmente uma revisão a cada dois anos.
É comum os sistemas de ar condicionado perderem cerca de 10% da substância refrigerante anualmente, o que compromete o seu desempenho a longo prazo. A reposição ou a substituição da substância é essencial para garantir o desempenho de arrefecimento do sistema. Além disso, o refrigerante possui um óleo que lubrifica as tubagens e os vedantes, prolongando a sua vida útil. A manutenção inclui verificações de componentes, a substituição do refrigerante, bem como limpezas e desinfeções do sistema.
Limpeza do sistema de ar condicionado do automóvel
Após períodos prolongados de funcionamento, é comum o sistema de ar condicionado emanar odores desagradáveis. Isto ocorre devido à acumulação de sujidade e microrganismos nas superfícies exteriores do evaporador.
Apesar do filtro do habitáculo reter a maioria das partículas do ar exterior, há uma pequena fração de partículas que consegue passar pelo filtro, alcançando o evaporador.
Como as superfícies do evaporador se encontram a uma temperatura inferior à do ar ambiente, há humidade do ar que condensa nas suas superfícies. Assim sendo, parte das partículas não filtradas depositam-se lá, gerando um substrato que é propício à proliferação de bactérias e fungos. Estes microorganismos podem emanar odores desagradáveis, comprometendo o conforto para os passageiros e podendo até constituir um risco de saúde para passageiros que tenham problemas respiratórios, como asma. A limpeza regular é essencial para garantir o conforto e a saúde dos passageiros, podendo ser realizada em oficinas especializadas ou em casa com produtos domésticos.
Tratamentos profissionais com ozono desinfetam o sistema de ventilação. O ozono é admitido às tubagens de ventilação, tendo a capacidade de desinfetar as superfícies com as quais entra em contacto, higienizando todo o sistema. Além disso, instalado um novo filtro do habitáculo de qualidade.
Uma higienização feita por conta própria engloba a substituição do filtro de pólen e a utilização de um spray de limpeza do habitáculo. Este spray tem geralmente uma textura de espuma, sendo injetado diretamente sobre o evaporador por meio de um tubo introduzido numa das tubagens de ar. O produto fica a fazer efeito durante cerca de meia hora. Após este período o ar condicionado é posto a funcionar para que a substância ativa se difunda por todo o sistema.
Convém utilizar equipamento de proteção como luvas, óculos e máscara, bem como arejar bem o carro após a aplicação destes produtos. Deve-se prestar atenção às recomendações de aplicação. O produto não deve ser ingerido nem inspirado e convém evitar o contacto com a pele e os olhos. Consulte um médico em caso de acidente ou dúvida.
Principais produtos sobre o assunto: